O EX-DITADOR CUBANO FIDEL CASTRO VOLTOU ATRÁS A RESPEITO DE SUAS DECLARAÇÕES SOBRE O MODELO ECONÔMICO DE CUBA, DIZENDO QUE FOI MAL INTERPRETADO PELA REVISTA DOS ESTADOS UNIDOS "THE ATLANTIC". EM ENTREVISTA A REVISTA FIDEL DISSE "O MODELO ECONÔMICO CUBANO NÃO FUNCIONA NEM PARA NÓS, QUANTO MAIS PARA O RESTO DO MUNDO", AFIRMOU FIDEL, SEGUNDO O JORNALISTA DA REVISTA.
"DISSE ISSO SEM AMARGURA, NEM PREOCUPAÇÃO. ME DIVIRTO AGORA AO VER COMO ELE INTERPRETOU AO PÉ DA LETRA, DISSE CASTRO, NO ALTO DOS SEUS 84 ANOS".
CAPITALISMO
EM SUAS AFIRMAÇÕES NESTA SEXTA-FEIRA(10/09/10), CASTRO AFIRMOU QUE É O CAPITALISMO QUE NÃO FUNCIONA. "MINHA IDEIA COMO TODO MUNDO CONHECE, É DE QUE É O SISTEMA CAPITALISTA QUE JÁ NÃO SERVE NEM PARA OS ESTADOS UNIDOS NEM PARA O MUNDO E QUE CONDUZ A CRISES CADA VEZ MAIS GRAVES, GLOBAIS E REPETIDAS, DAS QUAIS NÃO SE CONSEGUE ESCAPAR". AFIRMOU CASTRO.
ENCONTRO
O JORNALISTA DA REVISTA "THE ATLANTIC", CONTA QUE NA HORA CHEGOU A DUVIDAR DO QUE OUVIA. "EU NÃO TINHA CERTEZA QUE ESCUTARA CORRETAMENTE", ESCREVEU. O ENCONTRO COM FIDEL OCORREU NO AQUÁRIO NACIONAL DE CUBA.
MUDANÇAS
O COMENTÁRIO DE FIDEL PARECE REFLETIR A CONCORDÂNCIA, JÁ MANIFESTADA EM UMA COLUNA PUBLICADA, EM ABRIL DO CORRENTE ANO, NA IMPRENSA ESTATAL CUBANA. QUANDO CASTRO FEZ REFERÊNCIA AS MODESTAS REFORMAS ECONÔMICAS REALIZADAS PELO SEU IRMÃO RAUL CASTRO FRENTE A PRESIDÊNCIA DE CUBA. " O ESTADO TEM UM PAPEL GRANDE DEMAIS NA VIDA ECONÔMICA DO PAÍS", DISSE FIDEL NA OPORTUNIDADE.
MEIA-CULPA
FIDEL TAMBÉM ABORDOU NA SUA ENTREVISTA A REVISTA "THE ATLANTIC", A SUA AÇÃO EM RELAÇÃO A CHAMADA, "CRISE DOS MÍSSEIS DE 1962", E FEZ CRÍTICAS CONTRA SUAS PRÓPRIAS AÇÕES , QUANDO ELE ACEITOU AS INSTALAÇÕES DE OGIVAS NUCLEARES SOVIÉTICAS NA ILHA E TENTOU CONVENCER MOSCOU A ATACAR OS ESTADOS UNIDOS. "NAQUELE IMPASSE NADA VALEU A PENA". AFIRMOU CASTRO.
ESTARIA FIDEL MANDANDO UM "RECADO" PARA SEU IRMÃO NA DIREÇÃO DE UM REPENSAR NA ESTRATÉGIA ECONÔMICA DA ILHA? PALAVRAS MAL INTERPRETADAS, OU EXPOSIÇÃO DE POSIÇÕES POLÊMICAS ? FIDEL SE ARREPENDEU DO QUE DISSE? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 11/09/10
1 comentários:
O modelo de governo cubano é corajoso, mas ultrapassado. Com todas as inovações tecnológicas visando cada vez mais a integração dos homens, como Cuba quer continuar sendo uma ilha de reclusão?
Existe uma cisma enorme entre o governo cubano e o resto do mundo (principalmente com o tio sam), mas esse entrave político-econômico já está obsoleto, não tem mais porque continuar com essa "birra". Cuba é um exemplo admirável, um país que passou e passa por dificuldades enormes do ponto de vista econômico e que, ainda assim, consegue manter um nível educação e saúde dignos de inveja por qualquer país "latrino" americano.
Dá pra entender o medo do governo cubano de voltar a mesma situação vivida lá antes da revolução, quando Cuba era um país vendido e escravizado aos EUA. Mas manter esse isolamento nos dias de hoje já não é mais uma solução, afinal de contas poucos são os cubanos que viviam na época da revolução. Não está na hora do mundo se abrir pra Cuba e Cuba se abrir pro mundo?
Postar um comentário