DE VOLTA AO IRÃ DEPOIS DE PARTICIPAR DA 65ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, EM NOVA YORK, O PRESIDENTE MAHMOUD AHMADINEJAD REITEROU SUAS ACUSAÇÕES DE QUE OS ESTADOS UNIDOS ESTARIAM POR TRÁS DOS ATAQUES TERRORISTAS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001 E DESAFIOU O PAÍS A APRESENTAR PROVAS CONTRA A AL QAEDA. EM DECLARAÇÃO AO CHEGAR A TEERÃ, O LÍDER REITEROU QUE O GOVERNO NORTE AMERICANO NÃO DEVE ESPERAR QUE OS DEMAIS PAÍSES ACREDITEM EM SUAS JUSTIFICATIVAS.
"SE TUDO QUE VOCÊS DIZEM É VERDADE, DEVEM APRESENTAR SUAS PROVAS CONTRA OS TERRORISTAS, AFIRMOU".
AHMADINEJAD VOLTOU A ACUSAR OS ESTADOS UNIDOS DE TER USADO OS SANGRENTOS ATENTADOS COMO PRETEXTO PARA LANÇAR A GUERRA CONTRA O TERRORISMO E INSISTIU NA NECESSIDADE DE CRIAR UMA COMISSÃO INTERNACIONAL QUE OS INVESTIGUE.
"ESTE ASSUNTO REQUER MAIS ESTUDOS, QUE DEVEM SER FEITO POR UM COMITÊ INDEPENDENTE E JUSTO QUE PERMITA CONHECER A VERDADE", AFIRMOU.
DURANTE SEU DISCURSO NA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, O PRESIDENTE IRANIANO ACUSOU OS ESTADOS UNIDOS DE TEREM PROMOVIDO OS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001 EM NOVA YORK E WASHINGTON, O QUE PROVOCOU A REPROVAÇÃO DA MAIOR PARTE DA COMUNIDADE INTERNACIONAL.
DISCURSO
AINDA NA QUINTA FEIRA (23/09/10) O LIDER DO IRÃ ENUMEROU TEORIAS CONSPIRATÓRIAS SOBRE O 11/09 DURANTE SEU DISCURSO NAS NAÇÕES UNIDAS DIZENDO QUE "MUITAS PESSOAS" ACHAM QUE O GOVERNO AMERICANO ESTEVE POR TRÁS DOS ATENTADOS, QUE MATARAM CERCA DE 3000 PESSOAS.
AHMADINEJAD EXPLICOU QUE HÁ TRÊS TEORIAS SOBRE O ATAQUE DE 11 DE SETEMBRO.
A PRIMEIRA:
"QUE UM GRUPO TERRORISTA PODEROSO E COMPLEXO CONSEGUIU PASSAR PELO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA DOS ESTADOS UNIDOS".
A SEGUNDA:
"QUE ALGUNS SEGMENTOS DENTRO DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS ORQUESTRARAM O ATAQUE PARA REVERTER O DECLÍNIO DA ECONOMIA AMERICANA E SEU CONTROLE SOBRE O ORIENTE MÉDIO, TAMBÉM PARA SALVAR O REGIME SIONISTA" - SEGUNDO O IRANIANO, " A MAIORIA DO POVO AMERICANO, BEM COMO DE OUTRAS NAÇÕES, E POLÍTICOS CONCORDAM COM ESSA VISÃO".
A TERCEIRA:
" DE QUE O ATAQUE FOI OBRA DE UM GRUPO TERRORISTA, MAS QUE O GOVERNO AMERICANO APOIOU E TIROU VANTAGEM DA SITUAÇÃO."
ANTES DE SER DITA A TERCEIRA TEORIA A DELEGAÇÃO AMERICANA NA ONU LEVANTOU-SE E DEIXOU O AUDITÓRIO.
SEGUNDO AHMADINEJAD, OS ATENTADOS TERIAM SERVIDO DE DESCULPA PARA INVADIR O IRAQUE E O AFEGANISTÃO. "FOI DITO QUE 3000 PESSOAS FORAM MORTAS NOS ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO, O QUE NOS DEIXA MUITO ENTRISTECIDOS. PORÉM, ATÉ AGORA NO AFEGANISTÃO E IRAQUE, CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS FORAM MORTAS, MILHÕES FERIDAS E DESABRIGADAS, E OS CONFLITOS CONTINUAM E CRESCEM".
O IRANIANO DEFENDEU QUE INVADIR UM PAÍS USANDO COMO JUSTIFICATIVA A LIBERDADE É UM CRIME QUE NÃO PODE SER PERDOADO. VÁRIAS DELEGAÇÕES EUROPEIAS TAMBÉM SAÍRAM. UM DIPLOMATA EUROPEU DISSE QUE TODOS OS 27 PAÍSES-MEMBROS TINHAM CONCORDADO EM SAIR SE AHMADINEJAD FIZESSE DECLARAÇÕES INFLAMADAS EM SEU DISCURSO.
DIANTE DO EXPOSTO, COMO DEVEMOS NOS POSICIONAR? "VERDADE INCONVINIENTE"? "CLUBE DOS BOLINHAS"? ESTRATÉGIA AMERICANA PARA MOVIMENTAR SUA ECONOMIA BÉLICA? POST E COMENTE A RESPEITO! 25/09/10
0 comentários:
Postar um comentário