O BRASIL ESTÁ ENTRE OS DEZ PAÍSES EMERGENTES COM MAIOR CAPACIDADE DE ACELERAR O SEU RITMO DE CRESCIMENTO E SE DESENVOLVER. A CONCLUSÃO É DE UM ESTUDO FEITO POR ECONOMISTAS DO BANCO ASIÁTICO DE DESENVOLVIMENTO (ADB).
O ESTUDO CONSIDERA QUATRO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS E ALGUMAS DIVISÕES DAS MESMAS NA PAUTA DE EXPORTAÇÕES: SOFISTICAÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO; COM CARACTERÍSTICAS ÚNICAS E POTENCIAL DE VENDER OUTROS PRODUTOS COM VANTAGEM COMPARATIVA PARA O EXTERIOR. DO CRUZAMENTO DESSAS INFORMAÇÕES SURGIU O "ÍNDICE DE OPORTUNIDADES". SEGUNDO OS ECONOMISTAS DA ADB OS PAÍSES QUE ESTÃO BEM POSICIONADOS NO ÍNDICE SÃO AQUELES QUE CONSEGUIRAM AMPLIAR E DIVERSIFICAR SUAS PAUTAS DE EXPORTAÇÕES EM PRODUTOS MAIS BEM ELABORADOS, COMO MÁQUINAS E QUÍMICOS (BENS DE CAPITAL).
O BRASIL TEM APRESENTADO INEGÁVEIS AVANÇOS NAS PAUTAS DE EXPORTAÇÕES E AGREGADO VALOR NO COMÉRCIO INTERNACIONAL. A QUESTÃO A SER DEBATIDA É ,A COMPATIBILIDADE OU NÃO, DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E OS "REAIS AVANÇOS SOCIAIS" PARA AS CAMADAS MENOS FAVORECIDAS DA POPULAÇÃO. SABEMOS QUE PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS PRECISAM ACONTECER EM CASOS EXTREMOS. PORÉM UM PRAZO DE VALIDADE PRECISA SER ESTABELECIDO PARA OS MESMOS. O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA OS DOIS DESAFIOS? TEREMOS UMA SOCIEDADE DE CONSUMO INTERNO QUE VAI RESIGNIFICAR AS NOSSAS PAUTAS DE EXPORTAÇÃO? POST E COMENTE A RESPEITO! 11/09/10
0 comentários:
Postar um comentário