O PRESIDENTE DA BOLÍVIA, EVO MORALES, CAUSOU POLÊMICA NESTA TERÇA-FEIRA (21/09/10) AO DIZER NA TV INTERNACIONAL QUE HÁ POSSIBILIDADE DE UM TERCEIRO MANDATO. ELE SUGERIU QUE SEU SEGUNDO MANDATO, DE 2010 A 2015, PODE SER INTERPRETADO COMO O PRIMEIRO DIANTE DA NOVA CONSTITUIÇÃO BOLIVIANA.
" A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DIZ TEXTUALMENTE QUE SE ACEITA UMA SÓ ELEIÇÃO E UMA SÓ REELEIÇÃO". ESSA MINHA GESTÃO É A PRIMEIRA GESTÃO DO ESTADO PLURINACIONAL", QUE SUCEDEU EM 2009 A REPÚBLICA, DECLAROU O PRESIDENTE EM UMA ENTREVISTA À REDE CNN NOS ESTADOS UNIDOS.
MORALES CHEGOU AO PODER EM 2006, COM 54% DOS VOTOS, E SEU SEGUNDO MANDATO DE CINCO ANOS COMEÇOU EM 2010, APÓS GANHAR AS ELEIÇÕES COM 62% DOS VOTOS.
A NOVA CONSTITUIÇÃO, PROMULGADA EM FEVEREIRO DE 2009, AUTORIZA UMA ÚNICA REELEIÇÃO POR CINCO ANOS, E O PRESIDENTE ACREDITA QUE SUA SITUAÇÃO DEVE SER REGIDA POR ESSA NOVA NORMA. SE A LEI FOR INTERPRETADA DA FORMA COMO ELE PROPÔS, SUA GESTÃO PODE IR ATÉ 2020.
EM JUNHO DE 2009, EVO MORALES, DE 50 ANOS, DISSE ESTAR EM CONDIÇÕES DE "APRESENTAR UM PROGRAMA NÃO SÓ PARA 5 ANOS, MAIS PARA 50 ANOS".
ANÁLISE
PARA O ANALISTA, CARLOS CORDEIRO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS POLÍTICAS NAS UNIVERSIDADES SAN ANDRES E CATÓLICA DE LA PAZ, NÃO É SAUDÁVEL UMA NOVA REELEIÇÃO DE MORALES.
"NÃO É SAUDÁVEL PARA A DEMOCRACIA PORQUE OS GOVERNANTES TENDEM A SE DISTANCIAR DA REALIDADE E SE APAIXONAM PELO PODER, POR ISSO A DEMOCRACIA ESTABELECE MECANISMOS DE RENOVAÇÃO. MAS SE MORALES FOR REELEITO, FICARIA NO PODER POR 14 ANOS NO E GERARIA DESCONFIANÇA, DÚVIDAS", DISSE.
O SENADOR OPOSITOR BERNARDES GUTIÉRREZ, DE DIREITA, DENUNCIOU QUE "EXISTE UM AFÃ TOTALITÁRIO E PARA QUE O PRESIDENTE POSSA NOVAMENTE LANÇAR-SE A UMA REELEIÇÃO EM 2015 VÁ PRECISAR DE UMA REFORMA QUE AQUI (NO CONGRESSO, DE AMPLA MAIORIA GOVERNISTA) SEGURAMENTE TERÁ"
NESSE SENTIDO, O SOCIÓLOGO E CONSULTOR POLÍTICO RICARDO PAZ ADVERTIU QUE, COM A INFLUÊNCIA QUE EXERCE NOS 3 PODERES DO ESTADO, "OU TOMA ESSE RUMO DE APROFUNDAR A DEMOCRACIA E AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, OU CAI NA TENTAÇÃO AUTORITÁRIA DE TRATAR DE CONSTRUIR UM PROJETO DE PODER EXCLUDENTE".
UM PROJETO, QUE SEGUNDO PAZ, CONSISTIRIA EM CONVERTER O SEU MOVIMENTO AO SOCIALISTA (MAS) EM UM "PARTIDO HEGEMÔNICO", AFIRMOU.
"DITADORES ETERNIZADOS NO PODER"? EXEMPLO A SER SEGUIDO PELOS DEMAIS LIDERES DE ESQUERDA DA AMÉRICA LATINA? ATO ISOLADO? E O BRASIL NESSE CENÁRIO? POST E COMENTE! 24/09/10
0 comentários:
Postar um comentário