NOVE ANOS DO ATAQUE AO "IMPÉRIO" DOS ESTADOS UNIDOS

Posted by João Luis


"VIEMOS PARA OS ESTADOS UNIDOS PORQUE SOMOS LIVRES AQUI, É ISSO QUE AMAMOS NESSE PAÍS. MAS, AGORA, SEMPRE HÁ ALGUÉM ATACANDO OS MULÇUMANOS. ESTAMOS CANSADOS". A FRASE DITA PELO EGÍPCIO RADICADO EM NOVA YORK HAMED HAMED, AO "WALL STREET JURNAL", ILUSTRA UM SENTIMENTO QUE VEM SE PROLIFERANDO NO PAÍS.

HOJE, ANIVERSÁRIO DE NOVE ANOS DO 11 DE SETEMBRO, OS ESTADOS UNIDOS DEVE ASSISTIR AS MAIS TENSAS HOMENAGENS ÀS VÍTIMAS DESDE 2001. ISSO POR CAUSA DA POLÊMICA QUE SE ARRASTA A PELO MENOS QUATRO MESES, QUANDO OS PLANOS DO IMÃ FAISAL ABDUL RAUF DE CONSTRUIR UM CENTRO ISLÂMICO A DOIS QUARTEIRÕES DO MARCO ZERO VIRARAM MOTIVO DE DEBATE NA IMPRENSA.

O PROJETO ORÇADO EM US$100 MILHÕES, OPÔS REPUBLICANOS E DEMOCRATAS E DIVIDIU ATÉ MESMO OS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DO ATAQUE ÀS TORRES GÊMEAS, QUE MATOU QUASE 3000 PESSOAS, ENTRE ELAS CERCA DE 60 MULÇUMANOS. ENQUANTO UNS DEFENDEM A LIBERDADE RELIGIOSA E O DIREITO À CONSTRUÇÃO - COMO O PRESIDENTE OBAMA -, OUTROS - COMO A REPUBLICANA SARA PALIM - DIZEM QUE SE TRATA DE UM DESRESPEITO AOS MORTOS PELA "AL QAEDA".

A MAIORIA DA POPULAÇÃO FICOU AO LADO DA REPUBLICANA. PESQUISA DIVULGADA QUARTA-FEIRA (08/09/10) PELO "WASHINGTON POST" MOSTRA QUE DOIS TERÇOS DOS AMERICANOS SE OPÕEM À CONSTRUÇÃO. ENQUANTO QUE 82% DAQUELES QUE SÃO CONTRA APONTAM A LOCALIZAÇÃO COMO O PRINCIPAL PROBLEMA, 14% FALARAM QUE SERIAM CONTRA À CONSTRUÇÃO EM QUALQUER PARTE DO PAÍS. A PESQUISA CONCLUIU QUE 49% DOS ENTREVISTADOS TEM UMA VISÃO NEGATIVA DO ISLÃ.

O "RACHA" ACABOU CHAMANDO A ATENÇÃO PARA UM PASTOR DE UMA PEQUENA IGREJA DA FLÓRIDA. O EVANGÉLICO TERRY JONES, QUE TEM CERCA DE 50 SEGUIDORES, QUE TINHA PLANEJADO A QUEIMA DE CÓPIAS DO "ALCORÃO" PARA O DIA 11/09/10. O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS, ATRAVÉS DA SECRETÁRIA DE ESTADO, PEDIU A SUSPENSÃO DO ATO POR PARTE DO EVANGÉLICO E SEUS SEGUIDORES.

EM NOVA YORK ,PORÉM, A EXPECTATIVA É QUE OS PROTESTOS CONTRA E A FAVOR DO CENTRO ISLÂMICO ACOMPANHEM OS MOMENTOS DE SILÊNCIO PELOS MORTOS PELOS ATAQUES.

PASSADOS NOVE ANOS OS ESTADOS UNIDOS AINDA NÃO "ASSIMILOU O GOLPE", E AS PRESENTES MANIFESTAÇÕES É UM RETRATO FIEL DA SITUAÇÃO. UMA CIDADE COSMOPOLITA COMO NOVA YORK PODE "FUNCIONAR" COM TAMANHA SEGREGAÇÃO? HORA DE EXALTAR O "UFANISMO AMERICANO" DE SUPREMACIA ÉTNICA E RELIGIOSA? MEDO DA PERDA DA IDENTIDADE DE "XERIFE DO MUNDO"? POST E COMENTE A RESPEITO! 11/09/10

0 comentários:

Postar um comentário