CESSAR-FOGO ANUNCIADO POR GRUPO BASCO "ETA" É VISTO COMO INSUFICIENTE E "AMBÍGUO"

Posted by João Luis


O GRUPO SEPARATISTA ETA (EXERCITO DE LIBERTAÇÃO BASCO) ANUNCIOU UM CESSAR FOGO NESTE DOMINGO (05/09/10), MAS O GOVERNO E OS PRINCIPAIS PARTIDOS POLÍTICOS DA ESPANHA CLASSIFICARAM A DECLARAÇÃO COMO INSUFICIENTE E AMBÍGUA, E PEDIRAM QUE A ORGANIZAÇÃO RENUNCIE OFICIALMENTE À VIOLÊNCIA DE UMA VEZ POR TODAS.

O ETA ANUNCIOU NESTE DOMINGO UM CESSA-FOGO EM UM VÍDEO DIVULGADO PELA TELEVISÃO PÚBLICO BRITÂNICA BBC E PELO JORNAL BASCO "GARA", APÓS UM ANO SEM ATENTADOS, MAS SEM INFORMAR POR QUANTO TEMPO NEM SE ABANDONA EM DEFINITIVO AS ARMAS. O GRUPO JÁ MATOU MAIS DE 850 PESSOAS EM MEIO SÉCULO DE LUTA PELA CRIAÇÃO DE UM ESTADO INDEPENDENTE NO NORTE DA ESPANHA E SUDOESTE DA FRANÇA.

" O ANUNCIOU É INSUFICIENTE PORQUE NÃO RESPONDE AO QUE A IMENSA MAIORIA DA SOCIEDADE BASCA EXIGE E DEMANDA DO ETA, QUE É DEIXAR DEFINITIVAMENTE A ATIVIDADE TERRORISTA", DECLAROU O CONSELHERIO BASCO DO INTERIOR, RODOLFO ARES, À IMPRENSA, NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO GOVERNO REGIONAL BASCO.

"O ETA MAIS UMA VEZ, FAZ UM COMENTÁRIO AMBÍGUO E FRAUDULENTO, INSISTIU, ANTES DE ADMITIR, PORÉM QUE, QUALQUER DECLARAÇÃO QUE FALA DE UM CESSAR-FOGO, MESMO QUE SEJA TEMPORÁRIO, DOS ATENTADOS TERRORISTAS TEM QUE SER CONSIDERADO UMA BOA NOTÍCIA".

COMUNICADO

NA GRAVAÇÃO, O GRUPO SUSTENTA QUE A DECISÃO FOI TOMADA HÁ VÁRIOS MESES A FIM DE INICIAR UM PROCESSO DEMOCRÁTICO. POR ENQUANTO NÃO ESTÁ CLARO SE ESTA ÚLTIMA DECLARAÇÃO DO ETA É UM CESSAR-FOGO PERMANENTE OU TEMPORÁRIO.

NO PASSADO, O ETA - RESPONSÁVEL POR MAIS DE 800 MORTES EM SUA CAMPANHA DE VIOLÊNCIA EM 40 ANOS - DECLAROU DUAS TRÉGUAS, MAS AMBAS FORAM POSTERIORMENTE LEVANTADAS.

O SEPARATISMO É UM RESULTADO DA NOVA ORDEM MUNDIAL? NO CASO DOS BASCO, O MOVIMENTO É ANTERIOR? ESTAREMOS OBSERVANDO UMA MUDANÇA DE POSTURA DO POVO BASCO? O CONCEITO DE NAÇÃO PRECISA DE TERRITÓRIO PARA SER LEGÍTIMO? A BUSCA PELO TERRITÓRIO É UMA QUESTÃO ECONÔMICA? POST A RESPEITO DO ASSUNTO! 06/09/10

0 comentários:

Postar um comentário