AUTORIDADES DA SEGURANÇA FRUSTRARAM UMA SÉRIE DE ATENTADOS TERRORISTAS CONTRA TRÊS PAÍSES DA EUROPA - - O REINO UNIDO, A FRANÇA E A ALEMANHA - - QUE HAVIAM SIDO PLANEJADOS POR UM GRUPO SUPOSTAMENTE LIGADO A REDE AL QAEDA NO PAQUISTÃO. AS INFORMAÇÕES FORAM DIVULGADAS NESTA TERÇA-FEIRA (27/09/10) PELA REDE DE TV BRITÂNICA SKY NEWS, QUE CITA FONTES DA INTELIGÊNCIA.
CITANDO FONTES NÃO IDENTIFICADAS DE INTELIGÊNCIA, A TV INFORMOU QUE OS ATAQUES PLANEJADOS SERIAM SEMELHANTES AOS QUE OCORRERAM EM MUMBAI EM 2008 PERPETRADOS POR ATIRADORES SEDIADOS NO PAQUISTÃO. OS MILITANTES FORTEMENTE ARMADOS LANÇARAM ATAQUES CONTRA DIVERSOS ALVOS EM MUMBAI (ÍNDIA), INCLUINDO O HOTEL TAJ MHAL E A PRINCIPAL ESTAÇÃO DE TRENS DA CIDADE, DEIXANDO 166 MORTOS.
DE ACORDO COM O EDITOR DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS TIM MARSHALL, ATAQUES SIMULTÂNEOS ERAM PLANEJADOS PARA OCORRER EM LONDRES E GRANDES CIDADES DA FRANÇA E DA ALEMANHA. OS PLANOS TERRORISTAS ESTAVAM EM ESTÁGIO AVANÇADO E ESTAVAM SENDO MONITORADOS A ALGUM TEMPO, MAS AS AÇÕES NÃO ERAM IMINENTES, SEGUNDO AS FONTES CITADAS.
AS INFORMAÇÕES SURGEM NO MESMO DIA EM QUE A TORRE EIFFEL -- UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS - - FOI ESVAZIADA PELA SEGUNDA VEZ EM DUAS SEMANAS DEVIDO A UM ALERTA DE BOMBA. " ISSO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE A TORRE FOSSE UM ALVO, MAS MOSTRA QUANTO OS FRANCESES ESTÃO NERVOSOS", DISSE MARSHALL.
AUTORIDADES DE SEGURANÇA DO REINO UNIDO NÃO QUISERAM COMENTAR A REVELAÇÃO. UMA FONTE DISSE, EM CONDIÇÃO DE ANONIMATO, QUE " HOUVE UMA SUCESSÃO DE OPERAÇÕES DE TERRORISMO COM AS QUAIS LIDAMOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS, MAS UMA OU DUAS QUE NOS PREOCUPARAM", NO ENTANTO, "NÃO AO PONTO DE NOS FAZER ELEVAR O NÍVEL DE ALERTA". OUTRO REPRESENTANTE BRITÂNICO NÃO QUIS CONFIRMAR QUE O PLANO TINHA INSPIRAÇÃO NA AL QAEDA, MAS DISSE QUE TINHA UMA CONEXÃO ISLÂMICA.
AUTORIDADES ALEMÃES NEGARAM TER INTERCEPTADO AMEAÇAS, DIZENDO QUE NÃO HOUVE MUDANÇA DE NÍVEL DE ALERTA.
AÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
DE ACORDO COM O JORNALISTA DA SKY NEWS , DEPOIS QUE OS PLANOS FORAM DESCOBERTOS, O EXÉRCITO AMERICANO PASSOU A AJUDAR OS ALIADOS EUROPEUS A MATAR LIDERES TERRORISTAS NA REGIÃO DO WAZIRISTÃO . NOS ÚLTIMOS TRINTA DIAS, HOUVE UM NÚMERO RECORDE DE VINTE ATAQUES COM MÍSSEIS AMERICANOS NA REGIÃO PAQUISTANESA.
"ACREDITO QUE TAIS ATAQUES COM MÍSSEIS TINHAM COMO ALVO A LIDERANÇA POR TRÁS DESSE PLANO EM PARTICULAR, QUE TINHA UMA CONEXÃO COM A AL QAEDA E POSSIVELMENTE COM ALGUM BRAÇO DO TALIBÃ NA EUROPA", DISSE AINDA MARSHALL. "VÁRIOS LIDERES FORAM MORTOS, POR ISSO A AMEAÇA TERRORISTA NÃO CRESCEU", ACRESCENTOU.
ALERTA
EM JANEIRO DESSE ANO, O REINO UNIDO AUMENTOU O NÍVEL DE ALERTA TERRORISTA PARA SEVERO -- O SEGUNDO MAIS ALTO EM UMA CLASSIFICAÇÃO DE CINCO NÍVEIS.
NA FRANÇA AS AUTORIDADES LEVARAM UM SUSTO COM OUTRA AMEAÇA DE BOMBA NO ÚLTIMO DIA 14/09/10 CONTRA A TORRE EIFFEL, E UMA ESTAÇÃO DE TRENS NOS ARREDORES DA CAPITAL.
NA ALEMANHA O GOVERNO SINALIZA QUE O ESTADO DE ALERTA CONTINUA O MESMO, DESDE OS ATENTADOS CONTRA MADRID E LONDRES EM 2004 E 2005 RESPECTIVAMENTE.
A APROXIMADAMENTE UMA SEMANA NA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, O IRÃ ABORDOU A "CHAMADA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS", NA LUTA CONTRA O "TERRORISMO", COMO UM PRETEXTO PARA FINANCIAR SUA INDÚSTRIA BÉLICA E FORTALECER SUA FORÇA GEOPOLÍTICA NO MUNDO. AGORA A EUROPA APARECE COM ESSAS AMEAÇAS DE ATAQUE TERRORISTAS A TRÊS GRANDES POTÊNCIAS DO CONTINENTE. COINCIDÊNCIA? ALINHAMENTO ESTRATÉGICO COM O DISCURSO DOS ESTADOS UNIDOS? ALVOS VERDADEIROS DO TERRORISMO ISLÂMICO? POLÍTICA DE EXTERMÍNIO AOS "CONTRAS" DO IMPERIALISMO DO OCIDENTE? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 30/09/10
0 comentários:
Postar um comentário