O PRESIDENTE DA COLÔMBIA, JUAN SANTOS, DISSE NESTE DOMINGO (26/09/10), QUE CHEGOU O "INÍCIO DO FIM" DAS FARC (FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA), APÓS A MORTE DO SEU MILITAR CHEFE, "MONO JOJOY", EM OPERAÇÃO DO EXÉRCITO QUE ENCONTROU COMPUTADORES COM VALIOSAS INFORMAÇÕES SOBRE A GUERRILHA.
"O SUCESSO DA OPERAÇÃO CONTRA 'MANO JOJOY' É O PONTO DE INFLEXÃO, E COM BOA MARGEM DE CONFIANÇA PODEMOS DIZER QUE É O 'INÍCIO DO FIM' DAS FARC", DESTACOU SANTOS A SOBREVOAR O ACAMPAMENTO DE LA MACARENA (700 km DE BOGOTÁ), ONDE O LÍDER REBELDE FOI MORTO.
"JAMAIS DISSE ISTO, MAS HOJE POSSO AFIRMAR QUE É O INÍCIO DO FIM DESSE GRUPO", DESTACOU SANTOS, QUE FOI MINISTRO DA DEFESA DE URIBE (2002 - 2010) ENTRE 2006 E 2009.
O PRESIDENTE ASSINALOU QUE NOS COMPUTADORES ENCONTRADOS EM LA MACARENA HÁ INFORMAÇÕES QUE PERMITIRÃO "IR ATRÁS DOS MEMBROS DA FARC, DE SUAS REDES DE APOIO E DE SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO".
O PRESIDENTE QUE ASSUMIU O MANDATO NO ÚLTIMO 07/08/10, DISSE QUE OS CERCA DE 8 MIL INTEGRANTES DAS FARC DEVEM ABANDONAR AS ARMAS E SE ENTREGAR, PORQUE, DO CONTRÁRIO, O ESTADO SERÁ IMPLACÁVEL COM OS GRUPOS TERRORISTAS QUE PERSISTIREM COM A VIOLÊNCIA.
SANTOS CUMPRIMENTOU A POLÍCIA, O EXÉRCITO, A MARINHA E A FORÇA AÉREA POR REALIZAR DE MANEIRA COORDENADA E EXCEPCIONAL A "OPERAÇÃO SODOMA".
A POSSÍVEL ELIMINAÇÃO DAS FARC, LEVARIA A UMA NOVA AGENDA DE POLÍTICAS DE DEFESA NA AMÉRICA LATINA. SERIA A VITÓRIA DAS ESTRUTURAS PÚBLICAS SOBRE O "CRIME ORGANIZADO"? COMO FICARIAM OS "AMIGOS DAS FARC" (VENEZUELA, BOLÍVIA E BRASIL) ? NOVA LIDERANÇA SENDO CONSTRUÍDA NO CONTINENTE? "VONTADE POLÍTICA" NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SEGURANÇA NACIONAL? POST E COMENTE A RESPEITO! 30/09/10
0 comentários:
Postar um comentário