CHÁVES CRIA GRUPO DE "GUARDIÃS" DA REVOLUÇÃO

Posted by João Luis







Cháves, juramentou nesta quinta-feira (16/09/10) um grupo de mulheres, chamado de "guardiãs de Cháves", que terá como missão velar pela revolução bolivariana e pela permanência do governo no poder, a dez dias das eleições do legislativo.



"Cháves é igual a revolução socialista, isso é o que temos de lembrar. Vocês têm que ser guardiãs disso, porque minhas guardiãs de verdade não vão poder ser, tantas mulheres", disse o presidente durante o ato de juramentação transmitido pela emissora estatal.



"Vocês, minhas queridas amigas, têm que estar de guarda pelo socialismo, de guarda pela revolução, pela gestão do governo revolucionário. Vigilantes, vigilantes (...)! o grito a tempo de uma guardiã pode salvar a pátria", completou.



O presidente advertiu ao grupo de mulheres que devem estar atentas a tanto "ao inimigo externo", como àquele que estar dentro "das próprias filas da revolução", para alertar para as possíveis falhas dos programas oficiais.



No próximo dia 26/09/10 os venezuelanos elegerão uma nova Assembleia Nacional. Estas eleições são cruciais para a oposição, porque representa o seu retorno ao parlamento, depois de se retirar das eleições de 2005 em uma tentativa falha de boicotá-las. Cháves insiste que necessita de ao menos dois terços dos deputados para avançar com seu "projeto político".



VENEZUELANOS DEIXAM DE USAR COR VERMELHA EM PROTESTO CONTRA CHÁVES



"Meu vestido não é vermelho. È vinho. Eu jamais uso vermelho". A dona da boutique em Los Palos Grandes, bairro nobre de Caracas, Patrícia Gomez, emenda que há anos não compra artigos vermelhos para a loja, porque a cor foi "sequestrada"pelo movimento de Cháves. A censura "cromática" nas classes média e altas venezuelanas já dura 11 anos e fica mais evidente nos períodos eleitorais. A dias das eleições parlamentares do exército chavista "vermelho, vermelhinho" ganha as ruas e não raro se impõe nas cadeias obrigatórias de radio e TV estatal.



Já os opositores fazem sua "cadeia" repassando o lema "vamos votar de branco. Vamos mostrar quem é a maioria". No início do governo Chávez uma fatia da classe média acompanhou o governo, a radicalização das medidas e exclusão do discurso do presidente deram força a "debandada". De 2000 a 2009, 82 mil venezuelanos obtiveram visto permanente nos Estados Unidos, alta de 133% ante os anos 90 do século passado.



HOMEM É PRESO AO INSTIGAR O ASSASSINATO DE CHÁVES VIA TWITTER



Um engenheiro foi detido na Venezuela por enviar mensagens, por meio do Twitter, instigando o assassinato de Chávez, anunciaram as autoridades locais em 09/09/10. O diretor do Corpo de Investigações, Penais e Criminalistas, Wilmer Flores, disse à imprensa que Jesus Manjano, que trabalha na Corporação Elétrica Nacional (CORPOELEC), foi demitido no último dia 08/09/10. O homem estava enviando mensagem instigando a deliquência, inclusive o termo de "magnicídio". De fato, como iriam fazer e como iriam cometer, incluindo fotos do presidente com ferimentos no rosto, relatou o agente, acrescentando que o detido ficará sob a responsabilidade da procuradoria.



A irmã do acusado,Yecsible Manjano, disse, por sua vez, também por meio da rede social, que a prisão do seu irmão busca gerar "temor nas mídias sociais", pois, segundo ela, esse tem sido o único espaço de livre "expressão na Venezuela". O Twitter tem sido bastante difundido no país, tanto que fez o próprio presidente aderir à "febre". Desde o fim de Abril, o mandatário mantém uma conta no site e hoje contabiliza 801.787 seguidores, o que pode ser considerado um número recorde entre os chefes de governo que possuem um perfil.



Cháves continua sendo um objeto de grande polêmica na América Latina. Podemos observar um populismo "forçado" por mecanismos de repressão tão combatidos no passado recente, por esses mesmos lideres que assumiram a Latino América no início do novo milênio. Estamos encerrando um ciclo de poder e iniciando outro? O populismo se perdeu no passado, na gênese do socialismo? Chávez é reestruturalista? Classe pobre hoje, classe média amanhã. Quem irá apoiar o discurso de classes no futuro próximo? "Sanha" pelo poder? Ideologia de esquerda ou ufanismo político? Post e comente a respeito do assunto! 17/09/10

0 comentários:

Postar um comentário