TREM-BALA ALACANÇARÁ 90% DOS CHINESES

Posted by João Luis




PROJETADA PARA SER A MAIOR LINHA DE TREM-BALA DO MUNDO, A FERROVIA PEQUIM-XANGAI REVIU O SEU CRONOGRAMA DE OBRAS. MAS NÃO PARA TRÁS, COMO O LEILÃO DO TAV (TREM DE ALTA VELOCIDADE) ENTRE CAMPINAS E O RIO DE JANEIRO: A INAUGURAÇÃO DEVE SER ANTECIPADA EM 6 MESES, PARA JUNHO DO ANO QUE VEM.


COM 1.318 KM E O ORÇAMENTO DE US$ 33,9 BILHÕES, A FERROVIA QUE LIGARÁ AS DUAS MAIORES CIDADES CHINESAS É PARTE DO AMBICIOSO PROJETO ESTATAL DE INTERLIGAR, ATÉ 2020, TODAS AS CAPITAIS DE PROVÍNCIA E MUNICÍPIOS COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES, NUM TOTAL DE 16 MIL KM, MAS DE 90 % DA POPULAÇÃO SERÁ SERVIDA PELA REDE.


JÁ ESTÃO EM FUNCIONAMENTO 7. 531 kM DE FERROVIAS DE ALTA VELOCIDADE NA CHINA, MAS QUE A SOMA DE TODAS AS LINHAS DE TREM-BALA DO MUNDO. O BRASIL, QUE PLANEJA INAUGURAR O TRECHO ENTRE CAMPINAS E RIO DE JANEIRO EM 2016, TEM HOJE CERCA DE 11.000 KM DE FERROVIAS EM USO.


O TRANSPORTE DE MASSA TERRESTRE QUE APRESENTA O MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO EM PAÍSES DE GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL É O FERROVIÁRIO. BRASIL E A CHINA APRESENTAM GRANDES EXTENSÕES DE TERRITÓRIOS, E O BRASIL EM PARTICULAR, UMA TOPOGRAFIA MENOS ACIDENTADA QUE A CHINA. NO ENTANTO, FICA VISÍVEL A DIFERENÇA DE RESULTADOS DE INVESTIMENTOS. UMA MELHOR CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS OTIMIZA A ECONOMIA E A INTERLIGAÇÃO ESPACIAL EM REDES TÉCNICAS MAIS EFICIENTES. QUANDO SERÁ QUE O BRASIL VAI CHEGAR LÁ? FALTA DE VONTADE POLÍTICA NO SETOR DE TRANSPORTES NO BRASIL? O METRÔ DE SALVADOR É UM EXEMPLO DA FALTA DE PREPARO NO SEGMENTO TRANSPORTE DE MASSA? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA E FELIZ NATAL! 25/12/10.


2 comentários:

  1. Histórias de Amor

    Concordo, o Brasil tem riqueza tanto publico e privado para botar esse projeto para frente. Mas a questão é que a nossa cultura em relação a investimentos de grande porte, faz com que os políticos empurrem com a barriga, esperando o próximo que irá substituir tomar a iniciativa.
    Já que projetos assim demoram no mínimo 10 anos para ficar pronto dependendo da extensão. Acaba os políticos atuais não tendo interesse, pois eles querem prestígio, e quando o projeto fica pronto quem leva a "glória" de tudo é o que esta ocupando o cargo na conclusão do projeto.
    Devemos cobrar investimentos deste nível, e não ficar esperando a boa vontade deles, pois a maioria querem mudar o país para serem reconhecidos(e nada de errado nisso), mas quando chegam lá acabam se desanimando com o que já existe, e deixam seu sonho para uma oportunidade que possa vir; e acaba não acontecendo nada.

  1. João Luis

    PARABÉNS MEU AMIGO,SEU COMENTÁRIO MOSTRA UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, E UTILIZAÇÃO DOS ONORÁRIOS DE FORMA PRIORITÁRIA E NA BUSCA DE UMA MELHOR CIRCULAÇÃO DAS PESSOAS E RIQUEZAS DOS LUGARES.

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