ANALFABETISMO CAI 7% NO BRASIL; NORDESTE E NORTE APRESENTAM MAIORES REDUÇÕES, DIZ IPEA

Posted by João Luis


O NÚMERO DE ANALFABETOS COM 15 ANOS OU MAIS NO PAÍS CAIU 7% ENTRE 2004 E 2009, SEGUNDO ESTUDO DIVULGADO NESTA QUINTA-FEIRA (9) PELO IPEA ( INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA ). A QUEDA REPRESENTA, APROXIMADAMENTE, 1 MILHÃO DE ANALFABETOS A MENOS NO PAÍS -- QUE AINDA TEM 14.104.984 DE PESSOAS NESSA SITUAÇÃO. DESSE TOTAL, 93% GANHAM ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS.

O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE DADOS DO PNAD ( PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRAS DE DOMICÍLIOS ) DE 2009, E TODAS AS REGIÕES ACOMPANHARAM A TENDÊNCIA DE QUEDA DO PAÍS.

NO PERÍODO ANALISADO, AS MAIORES VARIAÇÕES DA TAXA DE ANALFABETISMO FORAM REGISTRADAS NO NORDESTE -- QUE PASSOU DE 22,4% PARA 18,7% --, E O NORTE, CUJA A TAXA DIMINUIU DE 12,7% PARA 10,6%. COM UMA REDUÇÃO DE 66%, O AMAPÁ PASSOU A TER A MENOR TAXA DE ANALFABETISMO DO BRASIL: 2,8%.

NO SUDESTE, A REDUÇÃO NA QUANTIDADE DE ANALFABETOS FOI DE 6,6% NO PERÍODO. COM EXCEÇÃO DO RIO DE JANEIRO, CUJA A QUEDA DE 12,3% FOI A MAIOR DO PAÍS, TODOS OS DEMAIS ESTADOS TIVERAM ÍNDICES DE REDUÇÃO ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL.

DESIGUALDADE

O ESTUDO DO IPEA MOSTRA TAMBÉM QUE O NÍVEL DE ANALFABETISMO ENTRE PRETOS/PARDOS E BRANCOS AINDA APRESENTA DESIGUALDADES. ENTRE ANALFABETOS BRANCOS, A VARIAÇÃO FOI DE 7,2% EM 2004 PARA 5,9% EM 2009. ENQUANTO AS TAXAS DE PRETOS E PARDOS CAIU DE 16,3% PARA 13,4% NO PERÍODO.

OS INDICADORES SOCIAIS DO PAÍS ESTÃO APRESENTANDO UMA EVOLUÇÃO POSITIVA. CONTUDO FICA EVIDENTE, QUE AS QUESTÕES ÉTNICAS E DE CONCENTRAÇÃO DE RENDA, AINDA SÃO RELEVANTES EM INDICADORES COMO O ANALFABETISMO. POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES PRECISAM SER ADOTADAS PARA MITIFICAR AS DISTORÇÕES APRESENTADAS EM NÚMEROS "MÉDIOS" DE INDICADORES. UMA ESCOLA PÚBLICA EFICIENTE É POSSÍVEL? ESTUDAR OU TRABALHAR? ENSINO TÉCNICO É UMA FORMA DE INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO? E O ENEM? É UM PROCESSO JUSTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 09/12/10

0 comentários:

Postar um comentário