PETROBRAS BATIZA TUPI DE LULA E ANUNCIA RESERVAS DE 8,3 BILHÕES DE BARRIS NO BLOCO BM-S-11
Posted byA ÁREA DE TUPI TEVE SUA COMERCIALIDADE DECLARADA NESTA QUARTA-FEIRA (29) PELA PETROBRAS E OS SÓCIOS GALP E BG. O NOVO CAMPO SERÁ DENOMINADO LULA, E TEM RESERVAS ESTIMADAS EM 6,5 BILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO E GÁS RECUPERÁVEIS. TUPI ERA O NOME PROVISÓRIO DA ÁREA DESCOBERTA. APÓS A DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE, OS CAMPOS RECEBEM NOME DE FORMAS DA FAUNA MARINHA.
A ÁREA VIZINHA DE IRACEMA TAMBÉM FOI CERTIFICADA. BATIZADA DE CERNAMBI, TEM 1,8 BILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO E GÁS. OS CAMPOS DE LULA E CERMANBI FAZEM PARTE DO BLOCO BM-S-11, E JUNTOS, SOMAM RESERVAS DE 8,3 BILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO EQUIVALENTE (PETRÓLEO E GÁS).
QUANDO UM CONSÓRCIO DECLARA COMERCIALIDADE, ELE ANUNCIA QUE A PRODUÇÃO NAQUELE CAMPO É VIÁVEL EM ESCALA COMERCIAL. DEPOIS DA DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE, AS RESERVAS DO CAMPO SÃO INTEGRADAS AO PORTEFÓLIO DA COMPANHIA.
O BM-S-11 COMEÇOU A SER PERFURADO EM OUTUBRO DE 2006. A ÁREA DE TUPI FOI A PRIMEIRA GRANDE DESCOBERTA DO PRÉ-SAL. ANUNCIADA EM 2007. FOI A PARTIR DELA QUE O GOVERNO IDENTIFICOU O GRANDE POTENCIAL DA NOVA FRONTEIRA EXPLORATÓRIA BRASILEIRA. DESDE ENTÃO, OS LEILÕES NA CAMADA PRÉ-SAL FORAM SUSPENSOS E UM NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA O SETOR FOI DESENVOLVIDO, E SANCIONADO NA SEMANA PASSADA PELO PRESIDENTE LULA.
A PETROBRAS TEM 65% DO CONSÓRCIO, SENDO A OPERADORA DO BLOCO. A BRITÂNICA BG TEM 25%, COM OS 10% RESTANTE A CARGO DA PORTUGUESA GALP.
TEREMOS UM 2011 PROMISSOR NO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO. ALÉM DAS ENORMES RESERVAS DO PRÉ-SAL, TEMOS FORTES INVESTIMENTO NO CRESCIMENTO DE FONTES RENOVÁVEIS E EM SUA MAIORIA NÃO POLUIDORAS. SOMOS UMA REFERÊNCIA INTERNACIONAL NO USO DE MATRIZES DE MENOR TEOR DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. RESTA APENAS VERIFICARMOS OS CAMINHOS DA UTILIZAÇÃO DESTA RIQUEZA ENERGÉTICA, SOBRETUDO EM PROJETOS DE CUNHO SOCIAL. E ESPERARMOS QUE OS CAMINHOS DO BRASIL SIRVAM DE EXEMPLO PARA A MAIORIA DAS GRANDES NAÇÕES CAPITALISTAS MUNDIAIS. POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 31/12/10
0 comentários:
Postar um comentário