O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, RECEBERÁ SEU COLEGA CHINÊS, HU JINTAO, PARA UMA VISITA DE ESTADO EM 19 DE JANEIRO DE 2011, INFORMOU O GOVERNO AMERICANO. DISPUTAS CAMBIAIS E A QUESTÃO DA COREIA DO NORTE DEVEM MARCA A CÚPULA.
A CASA BRANCA DISSE QUE A VISITA SALIENTARÁ A IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR A COOPERAÇÃO SOBRE QUESTÕES BILATERAIS, REGIONAIS E GLOBAIS.
OS DOIS GOVERNOS DEVEM USAR A CÚPULA PARA TENTAR EXIBIR UMA BOA RELAÇÃO, MAS OBAMA E HU TERÃO DISCORDÂNCIAS PARA DEBATER, ESPECIALMENTE SOBRE O SUPERAVIT COMERCIAL CHINÊS E AO CONTROLE CAMBIAL DE PEQUIM SOBRE O IUAN.
WASHINGTON DIZ QUE A EXPRESSIVA DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA CHINESA DÁ ÀS EMPRESAS DO PAÍS UMA VANTAGEM INJUSTA NO MERCADO INTERNACIONAL. O DEFICIT COMERCIAL DOS EUA COM A CHINA CRESCEU 20% NOS PRIMEIROS 10 MESES DO ANO, E PODE SUPERAR A US$ 270 BILHÕES AO LONGO DE 2010, ULTRAPASSANDO AO RECORDE DE US$ 268 BILHÕES EM 2008.
COM RELAÇÃO À COREIA DO NORTE, A CHINA RESISTE AOS APELOS OCIDENTAIS PARA IMPOR MAIS PRESSÕES AOS SEUS ALIADOS DA COREIA DO NORTE POR CAUSA DO SEU PROGRAMA NUCLEAR E DE OUTRAS ATITUDES QUE CAUSAM TENSÃO NA REGIÃO -- COMO O RECENTE BOMBARDEIO A UMA ILHA SUL-COREANA, QUE DEIXOU 4 MORTOS.
ENCONTROS DESSA NATUREZA SINALIZAM PARA TOMADAS DE DECISÕES DE INTERESSE INTERNACIONAL. E CONFIRMAM A NECESSIDADE DOS ESTADOS UNIDOS DE REVER SUAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS, PRINCIPALMENTE DE CARÁTER ECONÔMICO. A CHINA POR SUA VEZ DEMONSTRA MUITA MATURIDADE POLÍTICA PARA NÃO PERMITIR QUE OS ESTADOS UNIDOS "MANIPULEM AS REGRAS DO JOGO". SERÁ QUE TEREMOS MUDANÇAS CONJUNTURAIS NA ECONOMIA MUNDIAL? 1ª E 2ª ECONOMIAS DO MUNDO PODEM INFLUENCIAR NAS REGRAS DA OMC? FORMAÇÃO DE UM CARTEL MUNDIAL? E AS ECONOMIAS EMERGENTES COMO FICAM? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 24/12/10
0 comentários:
Postar um comentário