MORTOS POR TSUNAMI E ERUPÇÃO DE VULCÃO JÁ PASSAM DE 130 NA INDONÉSIA

Posted by João Luis




AS AUTORIDADES DA INDONÉSIA CORRERAM NESTA TERÇA-FEIRA (26) PARA RESOLVER A DOIS GRAVES DESASTRES NATURAIS, APÓS UM TSUNAMI E UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA ATINGIREM DUAS REGIÕES DISTINTAS NO MAIOR ARQUIPÉLAGO DO MUNDO, E DEIXAREM MAIS DE 130 MORTOS.


UM TSUNAMI GERADO APÓS UM TERREMOTO DE INTENSIDADE DE 7,7 PERTO DA COSTA DE SUMATRA, NO FINAL DESTA SEGUNDA-FEIRA (25), JÁ MATOU AO MENOS 113 PESSOAS. CERCA DE 1300 KM A LESTE DALI, O VULCÃO MONTE MERAPI ENTROU EM ERUPÇÃO, E JÁ FORAM REGISTRADAS AO MENOS 18 VÍTIMAS FATAIS.


A INDONÉSIA TENDE A SOFRER COM GRANDE ATIVIDADE SÍSMICA E VULCÂNICA DEVIDO A SUA LOCALIZAÇÃO NO "ANEL DE FOGO DO PACÍFICO", UMA SÉRIE DE FALHAS GEOLÓGICAS QUE SE ESTENDEM NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL ATÉ O JAPÃO E O SUDESTE ASIÁTICO.


HÁ MAIS DE 129 VULCÕES ATIVOS NA INDONÉSIA, ESPALHADOS PELAS 17.500 ILHAS, MAS O MERAPI HÁ MUITO É CONSIDERADO UM DOS MAIS VOLÁTEIS. A FALHA GEOLÓGICA NA COSTA DA ILHA DE SUMATRA, RESPONSÁVEL PELO TSUNAMI, FOI A MESMA QUE CAUSOU UM TERREMOTO EM 2004 E UM TSUNAMI "MONSTRO" NO OCEANO ÍNDICO, QUE MATOU 230 MIL PESSOAS EM 12 PAÍSES.


OS DESASTRES NATURAIS SÃO UMA DEMONSTRAÇÃO DE EQUILÍBRIO DA NATUREZA. OS HOMENS NÃO PODEM INIBIR SUA AÇÃO, ENTRETANTO UMA AÇÃO PREVENTIVA É O MÍNIMO QUE PODERÍAMOS ESPERAR. SERÁ QUE TAIS EVENTOS NO JAPÃO TERIAM TANTOS ÓBITOS? SOCIALIZAR TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO É POSSÍVEL? ATO HUMANITÁRIO, APÓS O DESASTRE? POR QUE NÃO ANTES? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 01/11/10

5 comentários:

  1. Onde esta wall
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Onde esta wall

    O japão não tem para onde fujir, um pais extremamente costeiro e pequeno, o que fazer para prevenir um pedaço de terra de tsunamis,vulcôes e terremotos? pode parecer meio megalomaniaco... mais acho que partir para o subterranio era uma ideia, ja existem tecnologias que fazem com que metrôs funcionem em terremotos, eles acompanham o movimento dos tremores e se mantem intactos, então porque não sequir a esse exemplo e tomar uma nova iniciativa? O Espaço do mundo esta acabando, entao vamos para baixo dele ou para o espaço, parar de crescer é que é algo impossivel.
    Quanto as prevenções, elas de fato existem e o fato dos obitos da tsunami terem sido de 250 mil é apenas uma demostração de que não morreram os 10 milhoes ou mais que la habitavam, no mexico o sistema contra terremotos existe e é eficiente.. para quem mora no lugar certo. Ainda existem lugares sem os alarmes contra terremoto (areas mais pobres), então eu de fato me pergunto, nos temos as tecnologias de prevenção de acidentes e obitos então porque os mesmos ainda ocorrem?Tecnologias assim são caras mais nada é caro o suficiente se houver demanda e prioridade em um governo.

    OLHA 2012 CHEGANDO!!!

  1. Joana

    Duvido que um desastre dessa magnitude teria tantas baixas "humanas" no Japão, um país que ganhou na loteria para todo tipo de desastre natural, especialmente terremotos (Inclusive o Monte Fuji, que pode entrar em erupção a qualquer momento...). Uma coisa que percebi enquanto estudava sobre o Japão foi que eles já se davam conta do raio de terra que eles tinham nascido já há muito tempo, e se protegiam disso com eficiência (pelo menos para os padrões de época). As técnicas de proteção mais antigas que encontrei remetem à época feudal. Ou seja, penso que, além da tecnologia, a infra-estrutura que o país adquiriu através da experiência com os desastres naturais contam muito na hora H. Não sei muito sobre a Indonésia, mas ,pelo que pesquisei aqui, eles não possuem nem metade da tecnologia/experiência/infra-estrutura que o Japão tem nesse quesito. Talvez a socialização das tecnologias de prevenção japonesas seja pouco efetivo, seria como pedir para a Indonésia derrubar todos os prédios do país e construir de novo. Seria melhor investir nos alarmes contra terremotos...ou então dar uma olhada nos outros países que estão no mesmo barco.
    Quanto aos atos humanitários, hmmmm...tenho minhas dúvidas quanto à "humanidade" dos asiáticos, hahaha. XD

  1. Unknown

    Remetendo-me ao post de Joana, concordo com ela, toda essa infra-estrutura que o Japão possui é derivada de um determinado tempo, coisa que não se pode adquirir em um dia. seria como transformar o Brasil em Estados Unidos. Mas não acho que somente o investimento em alarmes de terremoto sejam suficientes, acho que socializar tecnologias é umas solução viável a longo prazo, e acho também que além da 'importação' dessas tecnologias a Indonésia poderia dar suporte a um campo de estudo, o que garantiria a invenção de novas tecnologias o que também seria uma boa solução a longo prazo.

  1. Naiana

    Concordo com os posts de Joana e Manu. Ainda a acrescentar, acredito que, os atos humanitários a médio e longo prazo seriam uma boa solução para alguns problemas. Porém, os atos desta natureza só surgem quando a situação já está desastrosa. Talvez, se surgissem antes, fosse possível uma melhor prevenção. Ainda concordando com as meninas,o fato de no Japão não acontecerem tantas mortes, está ligado com o grande investimento a longo prazo que o país vem fazendo em infra-estrutura e novas tecnologias. Ainda assim, o fator tempo não ajudaria, caso essas tecnologias fossem implantadas na Indonésia. Tecnologias como essas são caras e demandam certo tempo, mas, como Mateus disse, tudo é uma questão de prioridade em relação ao governo.

Postar um comentário