BRASIL CRITICA PROCESSO DE VOTO AO JUSTIFICAR ABSTENÇÃO EM RESOLUÇÃO CONTRA O IRÃ

Posted by João Luis







A ONU APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA (18) RESOLUÇÃO QUE EXPRESSA "PREOCUPAÇÃO PROFUNDA COM AS RECORRENTES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS", NO IRÃ. O BRASIL, QUE EM JUNHO VOTOU CONTRA NOVA RODADA DE SANÇÕES IMPOSTAS PELA ONU AO PAÍS PERSA, OPTOU PELA ABSTENÇÃO.



A RESOLUÇÃO, PATROCINADA POR 42 PAÍSES LIDERADOS PELO CANADÁ, CONDENA A " TORTURA, A ALTA INCIDÊNCIA DA APLICAÇÃO DA PENA DE MORTE, INCLUSIVE CONTRA PESSOAS MENORES DE 18 ANOS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E A PERSEGUIÇÃO CONTRA MINORIAS ÉTNICAS".



AO DEFENDER A PROPOSTA, O CANADÁ AFIRMOU QUE, "APEDREJAMENTOS, CHIBATADAS, AMPUTAÇÕES, EXECUÇÕES DE ADOLESCENTES, EXECUÇÕES POR ESTRANGULAMENTO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA MULHERES E MINORIAS NÃO PODEM SER IGNORADOS".



A RESOLUÇÃO FOI APROVADA COM 80 VOTOS A 44, COM 57 ABSTENÇÕES, E DEVE SER ADOTADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO.



A DELEGAÇÃO BRASILEIRA, AO JUSTIFICAR O SEU VOTO, DESTACOU PONTOS DE PREOCUPAÇÃO COM OS DIREITOS HUMANOS NO IRÃ, MAS AFIRMOU ACREDITAR QUE A RESOLUÇÃO É PRODUTO DE UM PROCESSO QUE PRECISA SER MELHORADO. " AS RESOLUÇÕES REFERENTES AO IRÃ SÃO AS ÚNICAS QUE NÃO PASSAM POR PROCESSO DE CONSULTAS ABERTAS E TRANSPARENTES", AFIRMOU O BRASIL.



"ALÉM DISSO, A MANEIRA PELA QUAL ALGUMAS SITUAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS SÃO DESTACADAS, OUTRAS NÃO SÃO. SERVINDO APENAS PARA REFORÇAR O ARGUMENTO DE QUE QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS SÃO TRATADAS DE FORMA SELETIVA E POLITIZADA".



DIANTE DO EXPOSTO, FICA A GRANDE PERGUNTA NO AR. A PREOCUPAÇÃO DO BRASIL COM OS DIREITOS HUMANOS NO IRÃ, SÃO DE CÁRATER ECONÔMICO OU HUMANO? NÃO ESTARIA O BRASIL CONFUNDINDO PROXIMIDADE POLÍTICA COM DIREITOS HUMANOS? O BRASIL TEM "AMIGOS" (BOLÍVIA, VENEZUELA E IRÃ) QUE RESPEITAM OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PLENA? OMISSÃO DIANTE DE ATOS EDIONDOS? POST E COMENTE A RESPEITO DO PERIGO DA OPÇÃO DO BRASIL EM RELAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS! 20/11/10

0 comentários:

Postar um comentário