EM MAIS UM SINAL DAS CRESCENTES RELAÇÕES ENTRE ESTADOS UNIDOS E ÍNDIA, O PRESIDENTE BARACK OBAMA ANUNCIOU NESTA SEGUNDA-FEIRA(08/11/10) SEU APOIO A UM ASSENTO PERMANENTE PARA A ÍNDIA NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU. O ANÚNCIO É UM REFLEXO DO CRESCENTE PESO DO PAÍS ASIÁTICO NO CENÁRIO GLOBAL E SEU DESAFIO À RIVAL CHINA.
"NOS ANOS SEGUINTES, EU ESPERO ANSIOSAMENTE POR UM CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS REFORMADO QUE INCLUA A ÍNDIA COMO MEMBRO PERMANENTE", DISSE OBAMA EM DISCURSO NO PARLAMENTO INDIANO, EM SUA PRIMEIRA VISITA OFICIAL À MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO.
POR OUTRO LADO, OBAMA ALERTOU QUE A ÍNDIA TERIA QUE ASSUMIR UM PAPEL MAIS RESPONSÁVEL EM ASSUNTOS INTERNACIONAIS, COMO PRESSIONAR O GOVERNO DE MIANMAR PARA ADOTAR A DEMOCRACIA. " A ÍNDIA CONSTANTEMENTE SE ESQUIVOU DE ALGUNS DESSES ASSUNTOS. MAS FALAR POR AQUELES QUE NÃO TEM VOZ NÃO É INTERFERIR NOS ASSUNTOS DE OUTROS PAÍSES".
O APOIO A ÍNDIA VEM NUM MOMENTO EM QUE O PAÍS COMPETE CADA VEZ MAIS COM A CHINA PELOS RECURSOS GLOBAIS, DA ÁFRICA À AMÉRICA LATINA. MAS SUA ASSERTIVIDADE ECONÔMICA VEM FREQUENTEMENTE ACOMPANHADA POR UMA DIPLOMACIA CAUTELOSA EM ASSUNTOS COMO MIANMAR E AS RELAÇÕES COM O IRÃ.
O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU--RESPONSÁVEL PELAS DECISÕES MAIS IMPORTANTES DA ORGANIZAÇÃO-- SEMPRE TEVE CINCO MEMBROS PERMANENTES COM PODER DE VETO DESDE QUE O ÓRGÃO FOI CRIADO, MAS ESSA COMPOSIÇÃO FOI CRITICADA POR NÃO REFLETIR A DIVISÃO DE PODER NO SÉCULO XXI. OS CINCO ASSENTOS PERMANENTES PERTENCEM AOS EUA, RÚSSIA, CHINA, FRANÇA E REINO UNIDO, COM DIREITO A VETO. HÁ AINDA OUTROS DEZ MEMBROS NÃO PERMANENTES. O BRASIL É OUTRO QUE ALMEJA UMA REFORMA NO CONSELHO.
É NO MÍNIMO "MUITO ESTRANHO" OS EUA, DE UMA HORA PARA OUTRA, PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA ÍNDIA NO CENÁRIO MUNDIAL. "CHEIRA MUITO MAL" TAL RECOMENDAÇÃO. SERIA PARA QUEBRAR A FORÇA DOS PAÍSES BRIC? TORNAR PÚBLICA A RIVALIDADE ÍNDIA X CHINA NA CONQUISTA DE NOVOS MERCADOS, E EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS? SAIR DE FOCO NO PRIMEIRO MOMENTO, E DEPOIS APARECER COMO A GRANDE SOLUÇÃO DO PLANETA PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL? E O BRASIL DO PRESIDENTE " O CARA", COMO FICA NESSA HISTÓRIA? O BRASIL NÃO QUER MAIS PARTICIPAR DO CONSELHO DE SEGURANÇA PERMANENTE DA ONU? POST E COMENTE TAL QUESTÃO. 08/11/10
2 comentários:
Visões preconceituosas a parte, se tratando dos EUA tudo parece suspeito. E não é p menos...
Acho que o mundo se movimenta em direção ao que é conviniente p cada um em dado momento da história, principalmente no que diz respeito à política e às politicagens da vida.
Cá p nós, um apoio dessa dimensão, por uma vaga permanente no CS da ONU, não é assim, digamos, de graça.
Acredito que o Brasil está apenas em "standby" no programa de política externa estadunidense. Temos um bom potencial econômico, energético que irá se revelar em alguns anos. Daqui até lá, dá tempo do Obama fazer algum discurso enaltecendo nossa terra de gente de coração mole e vaidoso (ê povo que adora um elogio), aí seremos a bola da vez.
Enquanto isso, ficamos com episódios como o do "Lula é o cara". Marcação de território?
...
É ISSO AÍ GABI. SUA VISÃO A RESPEITO DO TEMA É BASTANTE GEOPOLÍTICA E COM MALÍCIA. OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS IRÃO REVELAR A REAL INTENSÃO DOS EUA.
FOI BOM PARA O BRASIL PERCEBER QUE "TAPINHA NAS COSTA" NÃO REVELA VERDADE, E SIM, OPORTUNIDADE. VALEU PELO POST!
Postar um comentário