UNASUL APROVA CLÁUSULA CONTRA GOLPES DE ESTADO, MAS CONTINUA SEM LÍDER

Posted by João Luis




OS PRESIDENTES DOS PAÍSES DA UNASUL ( UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS) APROVARAM NESTA SEXTA-FEIRA (26) UMA CLÁUSULA DEMOCRÁTICA QUE VISA A PREVENIR OS GOLPES DE ESTADO NA REGIÃO. OS LÍDERES CONTUDO, DECIDIRAM ADIAR A VOTAÇÃO PARA UM NOVO SECRETÁRIO-GERAL, CARGO DEIXADO VAGO PELA MORTE DO ARGENTINO NÉSTOR KIRCHNER, EM 27 DE OUTUBRO.


O DOCUMENTO PERMITIRÁ SANÇÕES CONTRA PAÍSES DO BLOCO QUE SOFREREM TENTATIVAS DE GOLPE DE ESTADO, ESTABELECENDO O FECHAMENTO DE FRONTEIRAS, A SUSPENSÃO DO COMÉRCIO, DO TRÁFEGO AÉREO E SUPRIMENTOS DE MANTIMENTOS EM GERAL CONTRA O PAÍS ONDE HOUVER A TENTATIVA DE DERRUBAR O GOVERNO.


UM RASCUNHO DA CLÁUSULA JÁ HAVIA SIDO APROVADA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA PELOS CHANCELERES DOS PAÍSES DO BLOCO, REUNIDOS EM GEORGETOWN, CAPITAL DA GUIANA, NA 4ª CÚPULA PRESIDENCIAL DO ORGANISMO.


BRASIL E ARGENTINA FORAM OS PRINCIPAIS INCENTIVADORES DAS SANÇÕES. SEGUNDO DIPLOMATAS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVADORES FOI O CASO DE HONDURAS, QUE SOFREU UM GOLPE EM 2009. ATÉ HOJE OS DOIS PAÍSES NÃO RECONHECERAM O NOVO GOVERNO DO PAÍS.


PODEMOS CONSIDERAR UM AVANÇO NO PLANO DEMOCRÁTICO DO CONTINENTE? COMO FICAM HUGO CHAVÉZ E EVO MORALES NO ATUAL CONTEXTO? E O BRASIL? VAI SABER LIDAR COM A DEMOCRACIA CONSTITUÍDA NO BLOCO? ALTERAR CONSTITUIÇÕES, PODE? TORNAR-SE VITALÍCIO NO PODER, PODE? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 27/11/10

0 comentários:

Postar um comentário