ADEUS KIRCHNER

Posted by João Luis




LULA DECRETOU LUTO DE TRÊS DIAS PELA MORTE DE KIRCHNER E, POR MEIO DE NOTA OFICIAL, AFIRMOU QUE TINHA EM NÉSTOR KIRCHNER " UM GRANDE ALIADO E UM FRATERNO AMIGO". SEGUNDO LULA, O EX-PRESIDENTE ARGENTINO TEVE PAPEL NOTÁVEL NA RECONSTRÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DE SEU PAÍS E NA LUTA COMUM PELA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA.


" OS BRASILEIROS SE ASSOCIAM Á DOR DE NOSSOS IRMÃOS ARGENTINOS NESTE MOMENTO AMARGO. TRANSMITO, EM NOME DO MEU GOVERNO E DO POVO BRASILEIRO, À PRESIDENTE CRISTINA FERNANDEZ DE KIRCHNER NOSSO IMENSO PESAR E SOLIDARIEDADE".


KIRCHNER MORREU AOS 60 ANOS APÓS UMA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM SUA CASA EM EL CALAFATE, SANTA CRUZ, NO SUL DO PAÍS. O CORPO DO LÍDER DO PERONISMO FOI ENTERRADO NA SEXTA-FEIRA (29).


NÉSTOR GOVERNOU A ARGENTINA DE 2003 A 2007 E EXERCIA TRÊS CARGOS SIMULTÂNEAMENTE. ALÉM DO POSTO DE SECRETÁRIO-GERAL DA UNASUL, ERA DEPUTADO FEDERAL E DIRIGIA O PARTDO JUSTICIALISTA.


PODEROSO


KIRCHNER ERA CONSIDERADO O POLÍTICO MAIS PODEROSO DO PAÍS, E MUITOS ASSEGURAVAM QUE ELE ESTAVA POR TRÁS DE CADA UMA DAS DECISÕES DA ATUAL MANDATÁRIA, A SUA MULHER CRISTINA KIRCHNER.


O POLÍTICO, QUE HAVIA EXERCIDO O CARGO DE GOVERNADOR NA PROVÍNCIA PRODUTORA DE PETRÓLEO DE SANTA CRUZ, NA PATAGÔNIA, CHEGOU À PRESIDÊNCIA DA ARGENTINA EM 2003, DEPOIS QUE O EX-PRESIDENTE CARLOS MENEM DESISTIU DE SUA CANDIDATURA.


KIRCHNER ASSUMIU COM BAIXA POPULARIDADE E ESCASSO PODER POLÍTICO EM NÍVEL NACIONAL. RAPIDAMENTE, PORÉM, CONSEGUIU O APOIO DE MUITOS ARGENTINOS E CONSTRUIU UMA AMPLA REDE DE PODER. FOI O RESPONSÁVEL EM LIDERAR A RECUPERAÇÃO DA ARGENTINA DA CRISE DE 2001-2002 (PANELAÇO), A PIOR DE SUA HISTÓRIA, PROMOVENDO UM FORTE CRESCIMENTO ECONÔMICO. DEVIDO A ISSO OS ARGENTINOS TEM EM KIRCHNER, O PRESIDENTE QUE LUTOU CONTRA A POBREZA E O DESEMPREGO.


Á FRENTE DA ARGENTINA, O EX-PRESIDENTE COSTUMAVA FAZER DISCURSOS INFLAMADOS DE RETÓRICA ESQUERDISTA E CRÍTICAS ABERTAS A RIVAIS POLÍTICOS, EMPRESAS PRIVADAS E AO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI).


PATROCINOU AINDA UMA POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS QUE BUSCOU PÔR ATRÁS DAS GRADES OS REPRESSORES DA DITADURA MILITAR.


AO TERMINAR O SEU MANDATO, EM 2007, DECIDIU ESTRATEGICAMENTE CEDER A CANDITADURA PRESIDENCIAL GOVERNISTA À SUA MULHER. A OPOSIÇÃO ARGENTINA, SEMPRE AFIRMOU, QUE NÃO PASSAVA DE UMA "JOGADA POLÍTICA" PARA O SEU RETORNO EM 2011. E ASSIM PERPETUAR O PODER NAS MÃOS DOS PERONISTAS POPULISTAS DA ARGENTINA.


A MORTE DE NÉSTOR KIRCHNER É UMA PERDA MUITO GRANDE NA REFERÊNCIA LATINO-AMERICANA NO EXTERIOR E PRINCIPALMENTE NA LIDERANÇA DA UNASUL. ENTRETANTO, SUA MORTE SIGNIFICA UM REPENSAR POLÍTICO NO CONTINENTE SUL-AMERICANO, VISTO QUE, TODOS OS GRANDES LIDERES UM DIA "VÃO MORRER", E PRECISAM SEREM SUBSTITUÍDOS. É NECESSÁRIO QUE NOVAS LIDERANÇAS SEJAM CONSOLIDADAS PARA NÃO FICARMOS "ÓRFÃOS" DE LIDERES NOS PRÓXIMOS ANOS. É PRECISO DEIXAR NOVAS "CABEÇAS PENSANTES" APARECER. NÃO ADIANTA ETERNIZAR-SE NO PODER. O BRASIL, POR EXEMPLO, ELEGERÁ SEU NOVO PRESIDENTE, JÁ PENSANDO NO RETORNO DO ATUAL EM 2014. SERÁ QUE É SALUTAR NÃO OPORTUNIZAR O REVEZAMENTO DO PODER? DITADURA POPULISTA? "BANCO DE VAIDADES PESSOAIS?" POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 31/10/10

0 comentários:

Postar um comentário