O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, AFIRMOU QUE O ENCONTRO DO G 20 EM SEUL, NÃO FOI SUFICIENTE PARA ACALMAR O MERCADO INTERNACIONAL NA CHAMADA "GUERRA CAMBIAL".
SEGUNDO O MINISTRO, SE O G 20 NÃO ADOTAR UMA MEDIDA CONJUNTA PARA EVITAR QUE PAÍSES DESVALORIZEM INTENCIONALMENTE SUAS MOEDAS COM O INTUITO DE BENEFICIAR SUAS EXPORTAÇÕES, OS DEMAIS PAÍSES SERÃO OBRIGADOS A TOMAR MEDIDAS PROTECIONISTAS UNILATERAIS.
"VÁRIOS PAÍSES JÁ ESTÃO TOMANDO MEDIDAS PARA SE DEFENDER", AFIRMOU MANTEGA. " É O CASO DA CHINA, QUE LIMITA A ENTRADA DE DÓLARES NO PAÍS, ASSIM COMO A ÍNDIA. A COREIA DO SUL TAMBÉM ESTÁ TOMANDO MEDIDAS. NO BRASIL, AUMENTAMOS A TAXAÇÃO DOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS DE CURTO PRAZO", ELENCOU. "DAQUI A POUCO, VAMOS TER MEDIDAS GENERALIZADAS DE PROTEÇÃO", ADVERTIU.
FICA EVIDENTE QUE AS GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS DO PLANETA NÃO QUEREM PERDER O MERCADO GLOBAL. ESTÃO UTILIZANDO DE ESTRATÉGIAS CAMBIAIS PARA FORTALECER SUAS EXPORTAÇÕES. É HORA DAS NAÇÕES EMERGENTES AUMENTAREM SEUS COMÉRCIOS BILATERAIS, E UTILIZAR O MERCADO CHINÊS E INDIANO, COMO FORNECEDOR DE MANUFATURAS COM PREÇOS COMPETITIVOS. CABE AO BRASIL, TAMBÉM AGREGAR VALOR EM SUAS MERCADORIAS DE EXPORTAÇÃO, E POTENCIALIZAR O SUPERAVIT DA BALANÇA COMERCIAL. ESTAMOS ENTRANDO NA ERA SUL X SUL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL? E O PAPEL DO BRASIL? QUAL SERÁ NESSA NOVA REALIDADE? POST E COMENTE! 16/11/10
0 comentários:
Postar um comentário