REVOLTA CONTRA OS NORDESTINOS

Posted by João Luis




JÁ É DE CONHECIMENTO PÚBLICO QUE O SULISTA, DE UMA FORMA GERAL, ACHA O NORDESTINO UM SER "EXÓTICO" NO CONTEXTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. SOMOS VISTOS COMO FAMINTOS, "GADOS REPRODUTORES" E AGORA MAIS RECENTEMENTE COMO VAGABUNDOS DA "BOLSA 171". A CONSTITUIÇÃO DO PAÍS AFIRMA QUE A NAÇÃO BRASILEIRA É PLURAL, LAICA E CONDENA QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO. ATOS REGISTRADOS NO ÚLTIMO DOMINGO PELA INTERNAUTA MAYARA PETRUSO DE SÃO PAULO É UMA AÇÃO ISOLADA? COMO PODEMOS ADMINISTRAR TAMANHA XENOFOBIA INTERNA NO PAÍS? SOMOS TÃO INCAPAZES QUE CONSTRUIMOS SÃO PAULO? PREGUIÇOSOS? POST COM MUITA CALMA E PONDERAÇÃO .REVELE O SEU SENTIMENTO! 04/11/10

6 comentários:

  1. Helena M

    E o mais cômico, se não fosse trágico, é que São Paulo elegeu o Tiririca como o segundo deputado federal mais votado da história e ficam reclamando sobre a vitória de Dilma, tsc. Ps - Estou esperando o post sobre o resultado da eleição! :) Beijocas

  1. Joana

    Confesso que fiquei ABISMADA quando li os comentários dessa Mayara Petruso. Mais abismada fiquei quando assisti à esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tCORsD-hx0w&feature=player_embedded , que é a maior prova da resposta à pergunta de João Luís: os comentários xonofóbicos e preconceituosos de Mayara Petruso NÃO FORAM uma ação isolada!
    Que vergonha! QUE VERGONHA! Queria muito chegar para essa Mayara e perguntar se valeu a pena jogar o futuro dela fora por algo tão irresponsável, injustificável e vergonhoso. Triste isso. Triste.
    Eu não vou nem começar a falar de Tiririca.
    Deixo aqui também o blog com uma resenha interessante sobre o caso: http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/11/02/mayara-petruso-quer-afogar-nordestinos-ela-nao-e-a-unica/

  1. Naiana

    Voltarei amanhã para fazer um post verdadeiro e mais elaborado (estou estudando Indústria e População agora). Para começar, queria relatar que vi estes preconceitos, e sinto quando volto pra São Paulo (sou Paulista). Sobre esse assunto falo mais tarde, gostaria de comentar sobre o fato ocorrido, mais especificamente, no site de relacionamentos TWITTER comigo. Os Paulistas e Sulistas condenaram os nordestinos por terem eleito a candidata Dilma, inicialmente, pelo que via na minha página, as pessoas só falavam fatos como "os nordetinos elegeram a candidata Dilma por causa do Bolsa Família" mas, aos poucos percebi que começaram a condenar os nordestino, desta vez, não mais relatando fatos, mas sim xingando, falando que são a causa do 'subdesenvolvimento do país'... Em menos de uma hora a palavra "nordestinos" estava nos tópicos mais falados do Twitter. No outro dia, como forma de reação, os nordestinos deixaram como um dos tópicos mais falados a palavra "XENOFOBIA". No meu caso, quando cliquei na palavra, apareceram as pessoas que colocaram ela em suas páginas e o que colocaram. Naquele momento, a maioria das pessoas que citavam a palavra eram Paulistas que, mais uma vez, condenavam os nordestinos por não estarem usando o vocábulo "xenofobia" corretamente. Começei a responder todas as pessoas que falavam isso com a seguinte pergunta: "Pense mais alto! Pode não ser aplicado, mas se aplicarmos, não acha que traduz perfeitamente?" As pessoas as quais questionei, me responderam de maneira grossa e ridícula. Como paulista, não só dessa vez, reconheço que o "meu povo" não trata bem os nordestinos (principalmente Bahianos); Como residente da Bahia, me considero nordestina. Parece até cômico, mas tenho que defender o meu atual "povo" do "meu povo natural". Não aceito tamanha deshumanização por parte dos Paulistas!

  1. Gabriela

    Sinceramente, João, os sentimentos a serem revelados aqui não são dos mais nobres. E "com muita calma e moderação" é difícil. Pra não dizer impossível...
    É muito óbvio dizer que tudo isso é um absurdo? É muita inocência perguntar se é uma piada? É suficiente ter PENA de uma criatura dessa e de todos os outros que pensam (e pensam?) como ela e simplesmente rezar p que Deus (católica que não sou, mas vá lá) os salve? Vale lembrar o deputado/palhaço (palhaço mesmo, de profissão) federal (FEDERAL!!!), Tiririca, eleito com mais de um milhão de votos no estado de SP? ...

    É a ignorância em sua forma mais pura, em todos os sentidos que cabem à palavra. Ignorância política, social... A velha burrice. Sim, sim, fruto de um passado histórico, etc, essa menina é apenas consequência de um pensamento cultivado desde os tempos de pedrinho. Mas até que ponto essa "desculpa" determinista é verdadeiramente aceitável? Quero dizer, as pessoas não entendem mesmo o tempo/espaço que vivem, são meros produtos do meio, ou é mais preguiça do que qualquer outra coisa? Preguiça, por assim dizer, de analisar velhos conceitos (aqueles que se aprende como verdade pq são passados dessa forma, não necessariamente pq os são) e reformulá-los de acordo com o seu próprio senso crítico. Preguiça, sim, porque é mais fácil reproduzir um discurso ouvido (e ouvido!) de pais, tios, avós, professores, amigos, do que tentar compreender a verdadeira situação político/social do país e criar o seu próprio discurso. É mais fácil culpar os outros (preto, pobre e nordestino, então...) por que quer que seja e se eximir de qualquer responsabilidade que se tenha (e tem!) pelo simples fato de existir no mundo. É mais fácil viver no seu cômodo "mundinho de cristal" (pra que sair dele?) alicerçado no dinheiro fornecido pelos pais e não ver a miséria alheia, quanto mais entender as suas causas e se compadecer dela.
    Vivemos em SOCIEDADE. Capitalista e selvagem, mas, ainda sim, em sociedade. Coitada dela (futura o quê mesmo?, ah, sim, advogada) que ainda não tem consciência disso. Eu, nordestina que sou, tenho.

    Meus sentimentos, João, você que perguntou por eles no post, são de revolta, pena. É esse o país que vivo? Nação... De que? De quem? Para quem? ...

    Peço desculpas pelo comentário confuso, se não escrevesse assim, imediatamente, sem muita edição, ia acabar desistindo. Espero que tenha me feito entender de alguma forma.

    Minha revolta não é (só) contra essa qualquer, igual a tantos outros. É contra um imaginário preconceituoso, limitado e ignorante encarnados na nossa sociedade. Mais um entre tantos a serem descostruídos. Aquilo que ainda não conseguimos deixar de ser.
    Essa menina e seus comentários infelizes são um "dedo na ferida" e é preciso entender isso. O problema não é ela, mas o que ela representa, o perigo que esse tipo de pensamento traz ao país no que tange o nosso desenvolvivento como sociedade, como um conjunto (é UM e CONJUNTO) de indivíduos que deveríamos ser. E não digo isso por uma questão moralista, sociologia barata, não me entenda mal; mas porque qualquer forma de crescimento, inclusive o econômico (ou político como ela reclama), começa do amadurecimento do campo social.

  1. João Luis

    GOSTARIA DE PONTUAR QUE TODOS OS COMENTÁRIOS ATÉ AQUI POSTADOS SÃO ABSOLUTAMENTE TRANQUILOS E COM BASTANTE SUBSTÂNCIA SOCIOLOGICA E ANTROPOLOGICA. TODOS ESTÃO DE PARABÉNS!

  1. Unknown

    Se o Nordeste tivesse água como o restante do paiz, o povo nordestino seria o mais rico do Brasil, eita gente trabalhadeira. Construiram São Paulo com suas mãos e braços, para os almofadinhas dormirem em berço explendido.Já pensaram se eles tivessem água em abundancia? Seriam os maiores produtores de alimentos, haja visto a produção nas áreeas irrigadas.

Postar um comentário