COREIA DO NORTE CONFIRMA EXISTÊNCIA DE USINA PARA ENRIQUECER URÂNIO

Posted by João Luis







PAÍS ESTÁ CONSTRUINDO UM REATOR NUCLEAR DE ÁGUA LEVE.



ATIVIDADE TEM FINS PACÍFICO, DIZ JORNAL NORTE-COREANO.






A COREIA DO NORTE POSSUI UMA USINA DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO COM MILHARES DE CENTRÍFUGAS E ESTÁ EM PROCESSO DE CONSTRUIR UM REATOR NUCLEAR DE ÁGUA LEVE, PUBLICOU NESTA TERÇA (30) O PERIÓDICO NORTE-COREANO "RODONG SINMUN".



O DIÁRIO, PERTENCENTE AO PARTIDO DOS TRABALHADORES, AFIRMA QUE O REGIME COMUNISTA DE PYONGYANG LEVARÁ ADIANTE SUAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO COM PROPÓSITOS PACÍFICOS, PARA ENFRENTAR A NECESSIDADE DE ENERGIA.



A INFORMAÇÃO, QUE TINHA SIDO ADIANTADA POR UM CIENTISTA AMERICANO NESTE MÊS, FOI DIVULGADA PELO JORNAL NORTE-COREANO E RECOLHIDA PELA AGÊNCIA ESTATAL "KCNA" EM PLENA CRISE COM A COREIA O SUL, APÓS O ATAQUE NORTE-COREANO A UMA ILHA SUL-COREANA. O ATAQUE DEIXOU 4 MORTOS NA ÚLTIMA SEMANA.



COREIA DO SUL E ESTADOS UNIDOS SUSPEITAVAM HÁ ANOS DA EXISTÊNCIA DE UM PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO NA COREIA DO NORTE, ALGO QUE O REGIME COMUNISTA NEGOU ATÉ 2009, QUANDO ASSEGUROU ESTAR NA ÚLTIMA FASE PARA OBTER URÂNIO ENRIQUECIDO.



A PUBLICAÇÃO DESTA TERÇA OCORRE EM MEIO A MANOBRAS CONJUNTAS DE ESTADOS UNIDOS E COREIA DOS SUL NAS TENSAS ÁGUAS DO MAR AMARELO, NA FRONTEIRA ENTRE A DUAS COREIAS.



OS EXERCÍCIOS MILITARES QUE COMEÇARAM NO DOMINGO (28) E SE PROLONGARÃO ATÉ QUARTA (1°), SÃO CONSIDERADOS UMA RESPOSTA AO ATAQUE CONTRA A ILHA YEONPYEONG.



NA MEIO DA TENSÃO NA PENÍNSULA, A CHINA, PRINCIPAL ALIADO DA COREIA DO NORTE, PROPÔS UMA REUNIÃO DOS NEGOCIADORES NUCLEARES (COREIAS, CHINA , ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA E JAPÃO) PARA TRATAR DO ATAQUE.



PARECE QUE O MUNDO AINDA NÃO ENTENDEU QUE A TECNOLOGIA NUCLEAR É UM CAMINHO SEM VOLTA, E NÃO EXISTE "EXCLUSIVIDADE" DE UTILIZAÇÃO. OS ESTADOS UNIDOS E SEUS ALIADOS PRECISAM COMPREENDER, QUE OS FINS DO USO DA ENERGIA DEPENDE DAS DEMANDAS HUMANAS. QUANDO O USO NÃO OCORRE POR ALIADOS YANKES, FICA NO "AR" A POSSIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO NÃO PACÍFICA. SERIA UMA PREOCUPAÇÃO COM COM A PRODUÇÃO DE ARMAS? OU A PERDA DA HEGEMONIA NUCLEAR? ATÉ QUANDO IREMOS FICAR EM ESTADO DE ALERTA NUCLEAR NO MUNDO? ATÉ O INÍCIO DE UMA GUERRA ATÔMICA? E O BRASIL? VAI CONSTRUIR 50 USINAS NUCLEARES ATÉ A METADE SÉCULO XXI? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 30/11/10.

2 comentários:

  1. Rafael Menezes

    a coreia está meio que numa operação "país-bomba" né? a única coisa que eles ganham fazendo testes bélico-nucleares é visibilidade no panorama internacional, que poderia ser usada para influenciar decisões em seu favor (exatamente como os terroristas)
    Claro que a coreia do norte deveria poder aplicar a tecnologia nuclear (que é um bem da humanidade [ou mal]) em fins pacíficos, mas não existe nenhuma aplicação pacífica com uranio enriquecido a 80% ou mais (a não ser que você considere explodir o pentágono uma atitude pacífica)

  1. João Luis

    NÃO SERIA O MESMO DISCURSO DOS ESTADOS UNDOS EM RELAÇÃO AO SEU PROGRAMA NUCLEAR? OS YANKS ESTÃO FAZENDO ESCOLA!

Postar um comentário