VAZAMENTO DE LAMA TÓXICA NA HUNGRIA CHEGA AO RIO DANÚBIO

Posted by João Luis




O VAZAMENTO DE LIXO TÓXICO CAUSADO PELA RUPTURA DE UM RESERVATÓRIO NA REGIÃO SUDOESTE DA HUNGRIA CHEGOU NESTA QUINTA-FEIRA (07/10/10) AO RIO DANÚBIO, E AS AUTORIDADES TENTAM AGORA IMPEDIR QUE A LAMA SE ALASTRE PELOS DEMAIS PAÍSES EUROPEUS BANHADOS POR ELE (APROXIMADAMENTE 10 PAÍSES).


SEGUNDO O GOVERNO HÚNGARO, O COMPONENTE TÓXICO DO LODO TEM SE DILUÍDO, E NENHUMA MORTE DE PEIXES FOI REGISTRADA ATÉ AGORA NOS RIOS RABA E MOSONI, AFLUENTES DO PRINCIPAL RIO DO PAÍS E UM DOS PRINCIPAIS DA EUROPA. JÁ NO RIO MERCAL, LOCALIZADO NAS LOCALIDADES DO VAZAMENTO E O PRIMEIRO A SER ALCANÇADO PELA LAMA, HOUVE MORTES GENERALIZADAS DE PEIXES. SEGUNDA A UNIDADE REGIONAL DE DESASTRES AMBIENTAIS, "TODO O ECOSSISTEMA FOI DESTRUÍDO, TODOS OS PEIXES E VEGETAÇÃO MORRERAM".


AO MENOS 4 PESSOAS MORRERAM, 150 FICARAM FERIDAS E TRÊS ESTÃO DESAPARECIDAS. A EXPECTATIVA É QUE, DADO O TAMANHO DO RIO DANÚBIO, O CONTEÚDO TÓXICO DO LIXO SE DILUA A PONTO DE NÃO CAUSAR DANOS. AS AUTORIDADES ACREDITAM, INCLUSIVE, SER POSSÍVEL UMA DILUIÇÃO TOTAL ANTES DAS ÁGUAS CHEGAREM A OUTROS PAÍSES.


DESASTRE


DESDE O ROMPIMENTO DE UM RESERVATÓRIO DE UMA REFINARIA NA CIDADE DE AJAK (160 Km A OESTE DE BUDAPESTE), NA SEGUNDA-FEIRA (04/10/10), CERCA DE 1 MILHÃO DE METROS CÚBICOS DE RESÍDUOS TÓXICOS FORAM ESPALHADOS PELA REGIÃO DE KOLONTAR E OUTRAS DUAS VILAS.


O VAZAMENTO CARREGOU CARROS PELAS RUAS, DANIFICOU CASAS E PONTES, E LEVOU CERCA DE 400 MORADORES A DEIXAREM A REGIÃO. ENTRE OS 4 MORTOS ESTÁ AO MENOS UMA CRIANÇA, DE 3 ANOS. 6 PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS E 120 FICARAM FERIDAS -- DUAS EM ESTADO GRAVE --, MAIORIA COM QUEIMADURAS E IRRITAÇÃO NOS OLHOS CAUSADA POR CHUMBO E OUTROS ELEMENTOS CORROSIVOS PRESENTES NA LAMA VERMELHA. MUITOS ANIMAIS TAMBÉM MORRERAM.


A LAMA VERMELHA É UM RESÍDUO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA BAUXITA EM ALUMINA, MATÉRIA-PRIMA PARA FABRICAÇÃO DE ALUMÍNIO. A PRODUÇÃO DE 1 TONELADA DE ALUMÍNIO GERA QUASE 3 TONELADAS DE LAMA VERMELHA.


RECUPERAÇÃO


O GOVERNO HÚNGARO ESTIMA QUE SERÃO NECESSÁRIOS PELO MENOS 1 ANO E MILHÕES DE DÓLARES PARA LIMPAR AS CIDADES ATINGIDAS PELO DESASTRE AMBIENTAL, QUE LEVOU À DECRETAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA EM 3 CIDADES DO SUDOESTE DO PAÍS.


O GOVERNO VOLTOU A DIZER QUE O DESASTRE É A MAIOR CATASTRÓFE AMBIENTAL DA HISTÓRIA DA HUNGRIA E DESCARTOU QUE TENHA TIDO CAUSAS NATURAIS. " UM ERRO HUMANO É MAIS DO QUE PROVÁVEL. A PAREDE DO RESERVATÓRIO NÃO SE DESINTREGOU EM 1 MINUTO. ISSO DEVERIA TER SIDO DETECTADO".


MAIS UM DESASTRE AMBIENTAL NA "CONTA DO PLANETA". VIDAS HUMANAS, ANIMAIS E VEGETAIS SÃO PERDIDAS POR "NEGLIGÊNCIA ANTRÓPICA". JÁ IMAGINARAM SE O ACIDENTE FOSSE EM UM PAÍS LATINO OU AFRICANO? INCOMPETENTE SERIA O MINÍNO QUE SERÍAMOS CHAMADOS. E AGORA? A NATUREZA PAGA A CONTA? PRODUTO TÓXICO PROCESSADO EM UM PAÍS DO LESTE EUROPEU É RESULTADO DA DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL DA EUROPA? POLUIR O RIO MAIS INTERNACIONAL DA EUROPA "DEMOCRATIZA" OS DANOS AMBIENTAIS? EM TEMPOS DE ECOLOGIA EM ALTA, PODEMOS ACEITAR TAMANHA FALTA DE PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL? CADÊ O GREE PEACE? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA? 08/10/10

1 comentários:

  1. Unknown

    infelizmente, parece que as dimensoes alcansadas pelo vazamento chegaram a um nivel dificil de se reverter. As equipes que estão coletando as amostras e estudando o desastre anunciaram que o PH do conteudo derramado esta em torno de 9 e agora estao despejando substancias para diminuir este numero visando favorecer a diluiçao do conteudo no segundo maior rio da europa, tomando assim valores "aceitaveis".
    pelo menos, devido à inconformidade das pessoas, o governo parece ja ter suspendido a produção na fabrica de aluminia.
    torcemos agora que a situaçao se estabilize o mais rapido possivel para que nao hajam mais mortes.

Postar um comentário