O DISSIDENTE CHINÊS LIU XIAOBO, 54, FOI AGRACIADO NESSA SEXTA-FEIRA (08/10/10) COM O PRÊMIO NOBEL DA PAZ DEVIDO À SUA ATUAÇÃO EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. O ANÚNCIO GEROU PRONTA E DURA REAÇÃO DA CHINA, QUE QUALIFICOU A DECISÃO DE UMA "BLASFÊMIA". O GOVERNO DO PAÍS ANUNCIOU AINDA QUE NÃO PERMITIRÁ QUE NINGUÉM TENHA ACESSO A LIU, QUE CUMPRE PENA NA PRISÃO.
NOS ÚLTIMOS DIAS DIPLOMATAS CHINESES JÁ VINHAM PRESSIONANDO O COMITÊ DO NOBEL A NÃO PREMIAR LIU, ADVERTINDO QUE A DECISÃO PODERIA COMPROMETER AS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE A CHINA E A NORUEGA, PAÍS QUE SEDIA O COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO DA PREMIAÇÃO.
MAS A DECISÃO FOI SAUDADA POR LÍDERES E ORGANISMOS MUNDIAIS. A MULHER DO DISSIDENTE, LIU XIA, QUE VIVE EM PEQUIM, TAMBÉM NÃO RECEBEU PERMISSÃO PARA FALAR, MAS DISSE, EM COMUNICADO, ESPERAR QUE A PREMIAÇÃO SIRVA PARA QUE A COMUNIDADE INTERNACIONAL PRESSIONE O REGIME CHINÊS A LIBERAR O SEU MARIDO.
REAÇÃO
O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA CHINA ATACOU A DECISÃO E DISSE QUE O PRÊMIO DEVERIA, EM VEZ DISSO, SER USADO PARA A PROMOÇÃO DA AMIZADE INTERNACIONAL E O DESARMAMENTO.
"LIU XIAOBO É UM CRIMINOSO SENTENCIADO PELA JUSTIÇA CHINESA POR VIOLAR AS LEIS DA CHINA", DISSE A CHANCELARIA EM COMUNICADO. "A DECISÃO É COMPLETAMENTE CONTRÁRIO AO PRÓPRIO ESPÍRITO DO PRÊMIO E É UMA BLASFÊMIA AO NOBEL DA PAZ".
ATIVISMO
LIU XIAOBO, O MAIS PROEMINENTE DISSIDENTE CHINÊS, INCOMODA O GOVERNO DESDE 1989, QUANDO ADERIU AOS PROTESTOS PRÓ-DEMOCRACIA DURAMENTE REPRIMIDOS NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, 1989.
HÁ DOIS ANOS, ELE FOI UM DOS ORGANIZADORES DO MANIFESTO CHAMADO CARTA 08, EM QUE INTELECTUAIS E ATIVISTAS PEDIAM REFORMAS ABRANGENTES NA CHINA, INSPIRANDO-SE NA CARTA 77, UM MARCO DO MOVIMENTO PRÓ-DEMOCRACIA NA TCHECOSLOVÁQUIA NA DÉCADA DE 1970.
A PUBLICAÇÃO DO DOCUMENTO LEVOU A LIU À PRISÃO. E, EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO, ELE FOI CONDENADO A 11 ANOS DE PRISÃO SOB A ACUSAÇÃO DE SUBVERSÃO, POR FAZER CAMPANHA EM PROL DE LIBERDADES POLÍTICAS. A SENTENÇA FOI CRITICADA PELOS ESTADOS UNIDOS, PELA UNIÃO EUROPEIA E POR GRUPOS DE DIREITOS HUMANOS.
NORUEGA
O PRESIDENTE DO COMITÊ DO NOBEL, O NORUEGUÊS THORBJOERN JAGLAND DISSE QUE "A CHINA TEM SE TORNADO UMA GRANDE POTÊNCIA EM TERMOS ECONÔMICOS E GEOPOLÍTICOS, E É NORMAL QUE GRANDES POTÊNCIAS ESTEJAM SOB CRÍTICAS". JAGLAND DISSE QUE LIU É UM SÍMBOLO DA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS NA CHINA.
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ UM PAÍS REJEITA A PREMIAÇÃO POR QUESTÕES DE POLÍTICAS INTERNAS. A CHINA GANHA MANCHETES INTERNACIONAIS NA NEGATIVA CLARA, AO PRINCIPIO BÁSICO DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS DAS NAÇÕES UNIDAS, ORGANISMO QUE ELE FAZ PARTE. SERIA O INÍCIO DA INCAPACIDADE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COM UMA DITADURA COMUNISTA? A POPULAÇÃO CHINESA VAI LUTAR POR UMA DEMOCRACIA PLENA? "INÍCIO DO FIM" DA ÚLTIMA GRANDE DITADURA VIGENTE NO PLANETA? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 08/10/10
0 comentários:
Postar um comentário