LÍDERES JAPONÊS E CHINÊS NÃO DEVEM FAZER REUNIÃO BILATERAL EM BRUXELAS

Posted by João Luis




O PRIMEIRO-MINISTRO JAPONÊS, NAOTO KAN, DISSE NESTE DOMINGO (03/10/10) QUE NÃO PREVÊ MANTER UMA REUNIÃO BILATERAL COM SEU COLEGA CHINÊS, WEN JIABAO, DURANTE A CÚPULA ÁSIA-EUROPA DE BRUXELAS (BÉLGICA), APÓS O RECENTE INCIDENTE DIPLOMÁTICO VIVIDO ENTRE AMBOS OS PAÍSES.


KAN FEZ ESTA DECLARAÇÃO POUCO ANTES DE PARTIR DE TÓQUIO PARA BRUXELAS PARA A CÚPULA ÁSIA-EUROPA (ASEM), REALIZADA ENTRE A UNIÃO EUROPEIA E OS 21 PAÍSES DA ÁSIA E DA OCEANIA ENTRE OS DIAS 4 E 5 DE OUTUBRO, SEGUNDO INFORMOU A AGÊNCIA LOCAL "KYODO".


A IMPRENSA JAPONESA TINHA ESPECULADO COMO UM POSSÍVEL ENCONTRO BILATERAL DE WEN E KAN DESTINADO A APARAR ASPEREZAS APÓS OS RECENTES ATRITOS POR CAUSA DA CAPTURA DE UM PESQUEIRO CHINÊS E A RETENÇÃO DE 15 DIAS DE SEU CAPITÃO EM TERRITÓRIO JAPONÊS.


NO ENTANTO, O PRIMEIRO MINISTRO JAPONÊS DEIXOU CLARO QUE NÃO ESTÁ PREVISTA, AO MESMO TEMPO EM QUE RESSALTOU QUE EXPLICARÁ AOS LÍDERES REUNIDOS EM BRUXELAS O INCIDENTE COM A CHINA, QUE ENVOLVEU, ALÉM DO PESQUEIRO, DUAS PATRULHEIRAS JAPONESAS.


O PRIMEIRO-MINISTRO JAPONÊS DEVERÁ MANTER ENCONTROS BILATERAIS COM O PRESIDENTE SUL-COREANO, LEE MYUNG BAK, E O LÍDER FRANCÊS, NICOLAS SARKOZY, APESAR DE NÃO PARTICIPAR DA SESSÃO PLENÁRIA DA CÚPULA PREVISTA PARA TERÇA-FEIRA, SEGUNDO A "KYODO".


"É NECESSÁRIO EXPLICAR A FUNDO A POSIÇÃO DE NOSSO PAÍS SOBRE O INCIDENTE COM A CHINA", DISSE KAN.


JAPONESES E CHINESES DESDE A INVASÃO A MANCHÚRIA (NORDESTE DA CHINA) PELOS JAPONESES, ANTES DO INÍCIO DA II GUERRA MUNDIAL, QUE SUAS RELAÇÕES NÃO SÃO "AMISTOSAS". NO INÍCIO DA GUERRA FRIA OS JAPONESES "CRIARAM" OS TIGRES ASIÁTICOS, QUE PASSARAM A SER O GRANDE CONCORRENTE CHINÊS NO MERCADO INTERNACIONAL. SERÁ QUE O "INCIDENTE" NÃO É UMA "BRASA" REAVIVADA DE TAIS "DIFERENÇAS"? QUEM GOSTARIA DE "BRIGAR COM O GIGANTE VERMELHO"? MEA-CULPA DOS JAPONESES NA CÚPULA? E A ONU, COMO SE POSICIONA? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 03/10/10


0 comentários:

Postar um comentário