OS MINISTROS DE INTERIOR DA UNIÃO EUROPEIA APROVARAM NESTA QUINTA-FEIRA (07/10/10) EM LUXEMBURGO DOIS NOVOS ACORDOS COM O BRASIL SOBRE A ISENÇÃO MÚTUA DE VISTOS PARA VIAGENS DE ATÉ TRÊS MESES DE DURAÇÃO, INCLUINDO LETÔNIA, ESTÔNIA, CHIPRE E MALTA NA LISTA DAS NAÇÕES EUROPEIAS QUE JÁ NÃO EXIGIAM VISTO DE BRASILEIROS.
OS DOIS ACORDOS COLOCAM FIM ÀS NEGOCIAÇÕES INICIADAS EM ABRIL DE 2008 PARA INCLUIR NOS PACTOS EXISTENTES ENTRE O BRASIL E A UNIÃO EUROPEIA VÁRIOS PAÍSES QUE ENTRARAM NO BLOCO EUROPEU EM 2004.
ENQUANTO OS CIDADÃOS DO BRASIL PODIAM VIAJAR PARA TODOS OS OUTROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA SEM VISTO PARA VIAGENS CURTAS, OS DA ESTÔNIA, LETÔNIA , CHIPRE E MALTA AINDA PRECISAVAM DO DOCUMENTO PARA ENTRAR OU TRANSITAR PELO TERRITÓRIO BRASILEIRO, SEGUNDO INDICOU O CONSELHO DO BLOCO EM COMUNICADO.
OS DOIS NOVOS ACORDOS ESTABELECEM O FIM DESSE REQUERIMENTO, TANTO PARA CIDADÃOS COMUNS QUANTO PARA PESSOAS COM PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS.
AS VISITAS DE CURTA DURAÇÃO INCLUEM AS VIAGENS DE TURISMO, VISITAS FAMILIARES, OU REUNIÕES E CONFERÊNCIAS PROFISSIONAIS, ENQUANTO QUE PARA ATIVIDADES TRABALHISTAS, ESTUDOS OU PERÍODOS DE FORMAÇÃO SEGUIRÁ SENDO NECESSÁRIO O VISTO ENTRE AMBAS AS PARTES.
REINO UNIDO E HOLANDA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NESTES ACORDOS DA UNIÃO EUROPEIA, POR ISSO A POLÍTICA DE VISTOS E EXIGÊNCIAS PARA ESTES DOIS PAÍSES PERMANECEM AS MESMAS.
A ABERTURA NA CIRCULAÇÃO ENTRE O BRASIL E A UNIÃO EUROPEIA FAZ PARTE DE UMA POLÍTICA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A AMÉRICA LATINA E A EUROPA. TAL MEDIDA APRESENTA UMA INTENÇÃO IMPLÍCITA DE AUMENTAR O INTERCÂMBIO COMERCIAL ENTRE A UNIÃO EUROPEIA E O MERCOSUL. A AÇÃO GANHA FORÇA APÓS A "BOLHA IMOBILIÁRIA" DE 2008, COMO FORMA DE AQUECIMENTO NAS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE OS DOIS CONTINENTES. PERGUNTAS POSSÍVEIS: COMO FICA A XENOFOBIA NA EUROPA? ABERTURA DE FRONTEIRA POR CONTA DE UMA PIRÂMIDE ETÁRIA EM DECLÍNIO NA EUROPA? AMÉRICA LATINA, NOVO "ELDORADO" PARA INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS? E O BRASIL? GRANDE MERCADO DE CONSUMO E MÃO-DE-OBRA ABUNDANTE E BARATA PARA OS PADRÕES EUROPEUS? MEDO DO CRESCIMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS COM A ÁSIA, E EM PARTICULAR COM A CHINA? POST E COMENTE! 08/10/10
0 comentários:
Postar um comentário