EMPRESAS CHINESAS FORNECEM TECNOLOGIA DE MÍSSEIS NUCLEARES AO IRÃ, DIZ JORNAL DOS ESTADOS UNIDOS
Posted byO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS ACREDITA QUE VÁRIAS EMPRESAS CHINESAS ESTEJAM VIOLANDO AS SANÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU AO IRÃ E PROVENDO AO PAÍS TECNOLOGIA PARA PRODUÇÃO DE MÍSSEIS E O DESENVOLVIMENTO DE ARMAS NUCLEARES, SEGUNDO MATÉRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA (18/10/10) DO JORNAL AMERICANO "WASHINGTON POST".
SEGUNDO UM FUNCIONÁRIO AMERICANO, QUE FALOU AO JORNAL SOB ANONIMATO, UMA DELEGAÇÃO AMERICANA LIDERADA PELO ASSESSOR DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR DO DEPARTAMENTO DE ESTADO, ROBERT J. EINHORNN, ENTREGOU UMA LISTA SIGNIFICATIVA DE EMPRESAS E BANCOS SUPOSTAMENTE ENVOLVIDOS A PEQUIM.
AINDA DE ACORDO COM A FONTE, O GOVERNO BARACK OBAMA CONSIDERA A ATIVIDADE DESSAS COMPANHIAS UMA VIOLAÇÃO ÀS SANÇÕES DA ONU, MAS NÃO ACHA QUE FORAM AUTORIZADAS PELO GOVERNO CHINÊS.
NAS NEGOCIAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DE NOVAS SANÇÕES AO IRÃ, A CHINA FOI, AO LADO DA RÚSSIA, O PAÍS QUE MAIS RESISTIU A UM RECRUDESCIMENTO NAS RELAÇÕES COM O PAÍS, MAS AO FINAL VOTOU PALA APLICAÇÃO DAS PUNIÇÕES.
A CHINA MANTÉM GRANDES INVESTIMENTOS NO SETOR DE ENERGIA IRANIANO, INTERESSADA PRINCIPALMENTE NO FORNECIMENTO DE PETRÓLEO PARA SUSTENTAR O SEU ACELERADO CRESCIMENTO ECONÔMICO.
A TEMÁTICA IRÃ X PRODUÇÃO NUCLEAR X ALIADOS (CHINA, RÚSSIA, TURQUIA, BRASIL, CORÉIA DO NORTE), PARECE NÃO TER FIM. O NOVO CAPÍTULO, ENTRETANTO, APRESENTA UM NOVO ELEMENTO. A PARCERIA DE EMPRESAS CHINESAS NO "NEGÓCIO". SERÁ QUE O ÚLTIMO CAPÍTULO É UMA GUERRA NUCLEAR? AFINAL DE CONTAS, A PRODUÇÃO DE ENERGIA PODE SER PACÍFICA? OS ESTADOS UNIDOS PENSA QUE AINDA ESTAMOS NA GUERRA FRIA? E A ONU? CONTINUA A MESMA. OMISSA! POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 18/10/10
0 comentários:
Postar um comentário