ÍNDIA , BRASIL E ÁFRICA DO SUL, QUE FORMAM O FÓRUM POLÍTICO IBAS, PROMETERAM TRABALHAR POR MAIS TRANSPARÊNCIA E PELA REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, ONDE OS TRÊS PAÍSES ESTARÃO JUNTOS, COMO MEMBROS NÃO PERMANENTES, NO PRÓXIMO ANO.
EM NOTA DIVULGADA NESTA SEXTA-FEIRA (15/10/10) NA SEDE DA ONU, O IBAS CLASSIFICOU COMO "MOMENTO HISTÓRICO" A PRESENÇA SIMULTÂNEA DOS TRÊS GRANDES EMERGENTES NO CONSELHO DE SEGURANÇA, ÓRGÃO RESPONSÁVEL FORMALMENTE PELA SEGURANÇA INTERNACIONAL. OS PAÍSES DO IBAS, CUJAS AÇÕES ESTÃO VOLTADAS A TEMAS DE DESENVOLVIMENTO, ESTÃO ENTRE OS QUE MAIS CONTRIBUEM COM OS CAPACETES AZUIS PARA AS FORÇAS DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS.
ÍNDIA E ÁFRICA DO SUL FORAM ELEITAS PARA O CONSELHO DE SEGURANÇA NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (12/10/10), EM VOTAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DE 193 PAÍSES. NA OCASIÃO FORAM RENOVADAS CINCO DAS DEZ CADEIRAS NÃO PERMANENTES DO CONSELHO DE SEGURANÇA, QUE CONTA AINDA COM OS CINCO MEMBROS PERMANENTES E COM PODER DE VETO -- EUA, RÚSSIA, CHINA, FRANÇA E REINO UNIDO -- O CHAMADO P5. O BRASIL CUMPRIRÁ O SEGUNDO ANO DO MANDADO PARA O QUAL FOI ELEITO EM 2009.
OUTROS TRÊS PAÍSES QUE PASSARAM A INTEGRAR O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, SÃO ALEMANHA, PORTUGAL E COLÔMBIA.
ISSO SIGNIFICA, QUE ALÉM DO IBAS, ESTARÃO REPRESENTADOS NA CÚPULA DA GOVERNANÇA MUNDIAL OS FÓRUNS DE DIALOGO ENTRE EMERGENTES BRIC ( BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA), VOLTADO BASICAMENTE PARA À ARQUITETURA ECONÔMICA E FINANCEIRA, E BASIC (BRASIL, ÁFRICA DO SUL, ÍNDIA E CHINA), DIRIGIDO ÀS DISCUSSÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
EM SEU COMUNICADO NESTA SEXTA-FEIRA, O IBAS FALA DA NECESSIDADE URGENTE DE REFORMA DAS NAÇÕES UNIDAS, ESPECIALMENTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA, DE MODO A TORNAR A ORGANIZAÇÃO MAIS REPRESENTATIVA E CONDIZENTE COM AS NECESSIDADES E PRIORIDADES DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.
EXISTE UMA NECESSIDADE DE MUDANÇA NO CONSELHO DE SEGURANÇA PERMANENTE DA ONU. UMA NOVA ORDEM FOI DESENHADA A DUAS DÉCADAS. OS ATORES MUNDIAIS MUDARAM SUA CONDIÇÃO GEOPOLÍTICA. A CHINA É UMA DAS POUCAS REALIDADES MANTIDAS E AMPLIADAS. O BRASIL, APÓS O PLANO REAL ESTABILIZOU SUA ECONOMIA . A ÍNDIA APARECE COM UM MODERNO PARQUE DE INFORMÁTICA. A RÚSSIA PERDEU FORÇA COM O FINAL DA GUERRA FRIA, MAS PODE REORDENAR-SE COM POLÍTICAS INTELIGENTES DE PRIVATIZAÇÕES, E COM A CONFIRMAÇÃO DA TENDÊNCIA BRIC. E A ÁFRICA DO SUL, COM SUA MINERAÇÃO DE DIAMANTES E UM TURÍSMO DE ALTO NÍVEL PODE SURPREENDER A MUITOS. POST E COMENTE A RESPEITO DA POLÊMICA TEMÁTICA. 16/10/10
0 comentários:
Postar um comentário