LULA CONDENA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NO EQUADOR

Posted by João Luis




O PRESIDENTE LULA CONDENOU DE FORMA VEEMENTEMENTE NESTA SEXTA-FEIRA (01/10/10) O QUE CHAMOU DE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NO EQUADOR. ONTEM, O PAÍS VIVEU UM CAOS DEPOIS QUE CENTENAS DE POLICIAIS E MILITARES FORAM ÀS RUAS EM VIOLENTOS PROTESTOS E CHEGARAM A FECHAR A PISTA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE QUITO. DUAS PESSOAS MORRERAM - - ENTRE ELAS UM POLICIAL E UM CIVIL. OUTRAS 50 PESSOAS FICARAM FERIDAS, ALÉM DE 27 SOLDADOS.


"ESSE TIPO DE TENTATIVA DE DERRUBAR PRESIDENTE ELEITO NÃO É CORRETO, A POLÍCIA JOGAR BOMBA EM PRESIDENTE É MENOS CORRETO AINDA", DISSE LULA A JORNALISTAS APÓS PARTICIPAR DE UM EVENTO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO, NA GRANDE SÃO PAULO.


"NÃO EXISTE NO MUNDO NINGUÉM QUE CONCORDE COM GOLPE. OS GOLPISTAS DO EQUADOR JÁ DEVEM ESTAR ARREPENDIDOS DA BURRICE QUE FIZERAM", ACRESCENTOU O PRESIDENTE.


ONTEM, DE ACORDO COM PRESIDENTE, O EMBAIXADOR DO BRASIL NO EQUADOR, FERNANDO SIMAS MAGALHÃES, ESTEVE NO HOSPITAL QUE CORREA ESTEVE INTERNADO, MAS NÃO CONSEGUIU FALAR COM PRESIDENTE EQUATORIANO. LULA CONVERSOU ONTEM COM CORREA POR TELEFONE E DIZ QUE IRÁ TENTAR LIGAR NOVAMENTE PARA SABER COMO ELE ESTÁ.


O PRESIDENTE RAFAEL CORREA PERMANECEU ISOLADO POR QUASE 12 HORAS EM UM HOSPITAL DA POLÍCIA EM QUITO, E DISSE QUE SE SENTIA "SEQUESTRADO" PELOS MANIFESTANTES. NA NOITE DE QUINTA-FEIRA (30/09/10), O EXÉRCITO REALIZOU UMA OPERAÇÃO DE RESGATE, QUE FOI TRANSMITIDA AO VIVO POR CANAIS DE TV INTERNACIONAIS. HOUVE TROCA DE TIROS COM POLICIAIS REBELADOS, QUE IMPEDIAM A SAÍDA DO PRESIDENTE DO LOCAL.


EM DISCURSO APÓS TER SIDO RESGATADO, CORREA AFIRMOU QUE FARÁ UMA "LIMPEZA PROFUNDA NA POLÍCIA NACIONAL", E QUE NÃO HAVERÁ PERDÃO , NEM ESQUECIMENTOS.


PROTESTOS


AS INTENSAS MANIFESTAÇÕES FORAM MOTIVADAS POR UMA PROPOSTA DO GOVERNO QUE REDUZ BENEFÍCIOS SALARIAIS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E QUE ESTÁ EM VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA NACIONAL. EM REAÇÃO AO AMPLO PROTESTO DE POLICIAIS E DE PARTE DOS MILITARES, O EQUADOR DECRETOU ESTADO DE EXCEÇÃO (SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS, A POSSIBILIDADE DE DECRETAR O TOQUE DE RECOLHER E DÁ AS FORÇAS ARMADAS AMPLOS DIREITOS - - COMO O DE VOZ DE PRISÃO - - PARA GARANTIR A SEGURANÇA NACIONAL) POR UMA SEMANA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E DELEGOU O POLICIAMENTO E SEGURANÇA INTERNA E EXTERNA DO PAÍS ÀS FORÇAS ARMADAS.


RENÚNCIA


O CHEFE DE POLÍCIA DO EQUADOR, FREDDY MARTINEZ, OFICIALIZOU PUBLICAMENTE SUA RENÚNCIA NESTA SEXTA-FEIRA (01/10/10), APÓS A REBELIÃO DE ONTEM.


" UM COMANDANTE QUE FOI AGREDIDO E DESRESPEITADO POR SEUS SUBALTERNOS NÃO PODE SEGUIR À FRENTE DA INSTITUIÇÃO", DISSE MARTINEZ.


"QUE MINHA SAÍDA SIRVA PARA AS PESSOAS QUE QUERIAM SUBVERTER A TRANQUILIDADE DOS POLICIAIS NÃO ENCONTRE APOIO NESSE CAMINHO, SIMPLESMENTE PARA QUE AS COISAS VOLTEM A SEU CURSO NORMAL E OS POLICIAIS VOLTEM A TRABALHAR", DISSE.


VOLTA DOS MILITARES AO PODER NA AMÉRICA LATINA? GOVERNOS DE ESQUERDA SEM "JOGO DE CINTURA"? REVIRAVOLTA NA POLÍTICA DO CONTINENTE? "EFEITO DOMINÓ" NO CONTINENTE? POST E COMENTE A RESPEITO! 01/10/10

2 comentários:

  1. Rafael Menezes

    Não creio que esse evento no Equador acabe descambando em um golpe militar e consequentemente numa ditadura, é verdade que houve uma total falta de compreensão entre as partes. A começar o presidente Rafael Correa foi muito autoritário ao afirmar que se suas propostas (que afeavam diretamente os policiais e militares rebelados) não fossem acatadas pelo congresso, ele teria o poder de dissolver o mesmo e convocar novas eleições.
    Ele deve ter tido uma má noite de sono pra ter a lucidez de fazer uma declaração dessas. Afinal, quando ele sugere uma dissolução de algo tão vital para o andamento da democracia está desmerecendo a própria democracia. Faltou política. Por mais triste que possa ser, a democracia é burocrática. Então se o presidente acreditava que suas propostas eram tão boas, que não sugerisse que as imporia, pois elas seriam naturalmente aceitas pela população e pelos seus representantes legais no congresso equatoriano.
    Em resposta ao autoritarismo do presidente Correa, uma parte do contigente militar do país se revoltou e exagerou na sua resposta. Não precisava sequestrar o presidente, nem ocupar o aeroporto e trocar tiros é ainda mais inaceitável. A meu ver, o Equador demonstrou a fraqueza de sua democracia na medida em que, com um motivo não tão alarmante assim, o país ingressou em um completo caos, com quem devia estar lá pra manter a ordem apelando para a violência para defender uma posição política.
    Espero que essa loucura permaneça em seu país de origem, e quanto a isso tenho cá minhas esperanças de seja lá o nosso presidente eleito, não venha ele com ideias loucas de fechar congresso, diminuir o já escasso ordenado da policia, desafiar a oposição a acabar com sua vida... bom, eu não quero ter que concordar com aqueles policiais que a violência é um caminho aceitável.

  1. João Luis

    PODE SER QUE UMA AÇÃO ISOLADA TRAGA UM "EFEITO DOMINÓ". VEJA QUE ELES RECEBERAM UM AUMENTO SALARIAL BEM ACIMA DA MÉDIA DAS DEMAIS CATEGORIAS DE TRABALHADORES. SERIA UM "CALA BOCA"? OU UMA FRAGILIDADE DO GOVERNO CORREA? VALEU PELO COMENTÁRIO!

Postar um comentário