O IPEA AFIRMA: 60% DOS MIGRANTES ESTÃO CONCENTRADOS NO NORDESTE E SUDESTE DO PAÍS

Posted by João Luis


O INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA), DIVULGOU QUE O NE E O SE CONCENTRAM 60% DOS MIGRANTES DO BRASIL. O INSTITUTO UTILIZOU COMO BASE OS ESTUDOS REALIZADOS PELO IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA), QUE CONSIDEROU COMO MIGRANTE INTERNO, AQUELE QUE MUDOU DE ESTADO NOS 5 ANOS ANTERIORES A CADA UMA DAS DATAS UTILIZADAS PELA PESQUISA (1995, 2001, 2005 E 2008). ATRAVÉS DESSE ESTUDO EM 1995 O TOTAL DE MIGRANTES ERA DE APROXIMADAMENTE 4 MILHÕES DE PESSOAS, JÁ EM 2008 CAIU PARA 3,3 MILHÕES. A PESQUISA APONTA QUE DE 1995 ATÉ 2001, O FLUXO DO NORDESTE PARA O SUDESTE ERA MAIOR QUE O FLUXO INVERSO, SITUAÇÃO QUE SOFREU UMA REVIRAVOLTA NOS PRIMEIROS 7 ANOS DA DÉCADA.

EM 2008, O FLUXO VOLTOU A SER FAVORÁVEL PARA O SUDESTE. A PESQUISA APRESENTA COMO UMA DAS POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES, O FATO DO PERFIL DO MIGRANTE NORDESTINO TER MUDADO. "OS MIGRANTES DO NORDESTE JÁ GOZAM DE UMA CONDIÇÃO DE FORMALIZAÇÃO DE TRABALHO, QUE É SUPERIOR A BOA PARTE DOS NÃO MIGRANTES DO SUDESTE", AFIRMA A PESQUISA.

A PESQUISA REVELA QUE OS FLUXOS MIGRATÓRIOS NÃO SE REALIZAM MAIS APENAS DAS REGIÕES POBRES PARA REGIÕES RICAS. A MIGRAÇÃO DO NORTE, POR EXEMPLO, É MAIOR PARA O NORDESTE QUE PARA O SUDESTE NOS ANOS ANALISADOS. O ESTUDO POR FIM CONCLUI QUE A PROXIMIDADE GEOGRÁFICA E AS NOVAS DINÂMICAS REGIONAIS, TAMBÉM SÃO GRANDES PÓLOS DE ATRATIVIDADE.

NÓS NORDESTINOS ESTAMOS PREPARADOS PARA UM FLUXO POPULACIONAL DE GRANDE VOLUME? VAMOS POTENCIALIZAR A MACROCEFALIA URBANA DE NOSSAS PRINCIPAIS CIDADES? ESTAMOS VIVENDO UM RESULTADO NA ECONOMIA DE DESAGLOMERAÇÃO E DESMETROPOLIZAÇÃO? TAL FLUXO MIGRATÓRIO PODE GERAR UM CRESCIMENTO DO CUSTO DE VIDA NORDESTINO? RESULTADO DE AÇÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS EM NOSSA REGIÃO? POST SUA OPINIÃO.

COMENTÁRIO BASEADO NA REPORTAGEM DO JORNAL A TARDE DE 17/08/10

1 comentários:

  1. Unknown

    Achei muito interessante.

Postar um comentário