RORAIMA AINDA É BRASIL?

Posted by João Luis




DENTRE AS VÁRIAS ONGS QUE ATUAM EM RORAIMA, PELO MENOS CINCO SÃO SUSPEITISSÍMAS. UMA É A ESTRANGEIRA (CONSERVATION INTERNATIONAL) E RECEBE VERBA DO GOVERNO AMERICANO; UMA É "NACIONAL", MAS ADMITE RECEBER VERBA ESTRANGEIRA (COIAB) E OUTRAS TRÊS RECEBEM DINHEIRO DIRETAMENTE DOS ESTADOS UNIDOS (CIMI, CTI E O INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL).


A ONG CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL NADA MAIS É DO QUE A FILIAL DA CONSERVATION INTERNATIONAL NO BRASIL, CONFORME ASSUMEM OS SEUS PRÓPRIOS FUNDADORES. ALÉM DISSO, NO SEU PRÓPRIO SITE A ONG ADMITE QUE DESDE 2003 RECEBE AJUDA DA AGÊNCIA GOVERNAMENTAL DOS EUA PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL PARA PROJETOS DESTINADOS A SEGREGAR OS ÍNDIOS RESIDENTES NO VALE DO GURUPI DO RESTANTE DA POPULAÇÃO.


MAS NÃO É SÓ ISSO, RECENTEMENTE, QUANDO O GOVERNO MANIFESTOU A INTENÇÃO DE PROMULGAR UMA LEI DESTINADA A REGULAMENTAR E SUPERVISIONAR A ATUAÇÃO DAS ONGS NA AMAZÔNIA, O DIRETOR DA CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL NO BRASIL, PAULO GUSTAVO PRADO, PROTESTOU CONTRA A INICIATIVA NOS SEGUINTES TERMOS: " A INICIATIVA DO GOVERNO NÃO APRESENTA PREOCUPAÇÃO COM A AMAZÔNIA, MAS SIM O INTERESSE EM MOSTRAR QUE É NACIONALISTA E ESTÁ AO LADO DO EXÉRCITO. EXISTEM ONGS NA AMAZÔNIA QUE FAZEM MAIS PELA BIODIVERSIDADE E POPULAÇÕES LOCAIS DO QUE O PRÓPRIO GOVERNO". (FOLHA DE SÃO PAULO, 23/04/08).


AS ONGS TRABALHAM LIVREMENTE NA AMAZÔNIA, SOBRETUDO EM RORAIMA, SEM QUE POSSAMOS INVESTIGÁ-LAS, ACOBERTADAS OBEDECEM A INTERESSES OCULTOS DAS SUAS FONTES DE FINANCIAMENTOS. SABEMOS QUE EXISTEM ONGS PROLÍFICAS E COM ATUAÇÕES HUMANÍSTICAS E COM FINS PRESERVACIONISTAS. MAS ALGUMAS SÃO UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DE CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE ORGANISMOS ESTRANGEIROS DE INTELIGÊNCIA, ATUANDO COMO POSSÍVEIS ESPIÕES LEGITIMADOS EM "NOSSO" TERRITÓRIO.


QUAIS AS VERDADEIRAS RAZÕES PARA TANTA PREOCUPAÇÃO HUMANÍSTICA E NATURAL EM RORAIMA? FICAR LOCALIZADO NO HEMISFÉRIO NORTE É TORNAR RORAIMA MAIS PERTO "DELES"? E A SOBERANIA E IDENTIDADE NACIONAL DOS "BRASILEIROS AMERICANIZADOS"? PAC DA AMAZÔNIA: NECESSIDADE DE TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL OU QUESTÃO POLÍTICA INTERNACIONAL? POST E COMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO! 03/08/10

3 comentários:

  1. Unknown

    O Brasil é um país continental e tem dificuldades em controlar e administrar todo esse território,as nossas fronteiras não são corretamente vigiadas estando entregues a traficantes de drogas, biotraficantes e contrabandistas. A ocupação efetiva(com a presença do estado atendendo as necessidades da população local) é que dá legitimidade para a ocupação de um determinado territorio como pertencente ao país. E faz com que o povo da região tenha uma identidade com a nação. Então, é uma troca, o governo atende as necessidades da população e esta cria o sentimento de pertencer a este país. Aí temos uma ocupação efetiva. No entanto, nosso governo não tem como prioridade buscar o desenvolvimento dessa região (Roraima, Acre, Amapá). Dificilmente, nós do litoral temos noticias sobre o que anda acontecendo nessa região, não temos uma relação como temos com o Sul, Centro Oeste e Norte. Dessa forma o governo abre uma lacuna onde as ONGS mal intencionadas atendem as necessidades dessa população legitimando a atuação delas e se identificando com as suas ideias. Dessa forma, a população local, na sua maioria indigenas não se sentem brasileiros como nós. Ja tivemos uma exemplo desse em nossa historia recente (claro que não foi um caso extremo de separação para criar um novo país mas confirma o que foi dito acima). O estado do tocantis foi criado devido a um complo dos fazendeiros da região contra o governo de Goiás, pois todo o imposto arrecado na região era aplicado na região sul do estado (capital Goiania), no norte não tinha estradas decentes, hospitais, escolas de qualidade, isto é, as necessidades da população não estavam sendo atendidas...preferiram separar e criar o estado do Tocantis. Concordo, que as atividades dessas Ongs devem ser fiscalizadas e acompanhadas sim, mas o governo precisa URGENTE criar um plano de desenvolvimento sustentavel para aquela regiao (o q não é fácil por ser uma área de preservação e grande concentração de tribo indigenas) só assim estaremos áptos em defender e unir essa região ao Brasil mais desenvolvido.

  1. João Luis

    Concordo em parte com o comentário. Discordo apenas na questão do gigantismo territorial como argumento para o isolamneto geográfico, pois, os Estados Unidos é o 4° país em dimensão territorial e é totalmente integrado. A questão da vontade política é de longe a maior questão.Abraço Tavicão!

  1. Jovan Mattos

    Para começar creio que meu comentário é mais emocional que intelectual.Quando eu leio estas informações fico revoltado com esse imperialismo americano,só em pensar em perder um pedaço de nossa terra..,pior é que acho eles não podem parar de avançar para manter o seu "life American-style" Então fazer o quê? Depois de termos em nosso território uma base no mar outra na terra.. só me resta rezar e panfletar: para que Serra não chegue ao poder( Oh senhor retrocesso não!!) e que Dilma(com a graça de Deus...) melhore mais ainda a política do governo lula, que tem fortalecido o nosso país.

Postar um comentário