LULA CRITICA A FRANÇA POR DIFICULTAR ACORDO DO MERCOSUL E DA UNIÃO EUROPEIA

Posted by João Luis


O PRESIDENTE LULA, CRITICOU A FRANÇA, NO ÚLTIMO DIA 06/08/10 , EM SAN JUAN NA ARGENTINA, QUANDO DA TRANSMISSÃO DO CARGO DE PRESIDENTE DO MERCOSUL ROTATIVO DA ARGENTINA DE CRISTINA KIRCHNER, PARA O BRASIL.

AO FALAR NO PLENÁRIO DA CÚPULA DO BLOCO SUL-AMERICANO, NA CIDADE ARGENTINA DE SAN JUAN, LULA ELOGIOU O TRABALHO FEITO PELA A ARGENTINA NO SEMESTRE QUE EXERCEU A PRESIDÊNCIA TEMPORÁRIA DO MERCOSUL, MAS CONFESSOU SENTIR-SE FRUSTRADO, PELO FATO DE NÃO TER SIDO POSSÍVEL CHEGAR A UM ACORDO COM A UNIÃO EUROPEIA.

" E AGORA COMO O GRANDE ADVERSÁRIO DESTA UNIÃO- ME PARECE QUE SÃO OS COMPANHEIROS FRANCESES-, TEREI CINCO MESES PELA FRENTE PARA TENTAR CONVENCER OS FRANCESES A CONSTRUIR UM ACORDO NA UNIÃO EUROPEIA COM NÓS DO MERCOSUL, VISTO QUE, DESDE 2004 AS NEGOCIAÇÕES ESTÃO INTERROMPIDAS. UM ANO ANTES DA PREVISÃO DO INÍCIO DE UMA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO ENTRE OS BLOCOS."

A FRANÇA, ENTRETANTO, SE NEGA A BAIXAR OS SUBSÍDIOS AOS AGRICULTORES DO PAÍS, UMA DAS CONDIÇÕES PARA FIRMAR UM ACORDO COM O BLOCO EUROPEU.

NESTE MESMO ENCONTRO EM SAN JUAN, O MERCOSUL ASSINOU UM ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO COM O EGITO, QUE É O 2° MAIOR IMPORTADOR DE TRIGO DO MUNDO, E A ARGENTINA UM GRANDE EXPORTADOR. ALÉM DO EGITO, AS RELAÇÕES COMERCIAIS DO BLOCO COM A ÍNDIA FORAM MAIS ESTREITADAS ATRAVÉS DO BRASIL, PARCEIRO INDIANO NO BRIC. ATRAVÉS DO BRASIL O MERCOSUL PRETENDE UM MAIOR INTERCÂMBIO COMERCIAL COM A ÍNDIA, PARA JUNTAMENTE COM A CHINA, PASSAREM A SER OS MAIORES PARCEIROS INDIVIDUAIS DO BLOCO.

COMO PODE SER NOTADO, AS RELAÇÕES COMERCIAS DO MERCOSUL TEM AVANÇADO DE FORMA BASTANTE RÁPIDA COM NOVOS PARCEIROS NO MUNDO, CONTUDO, FICA EVIDENTE QUE NAÇÕES COM VÍCIOS HISTÓRICOS DE PROTECIONISMOS ECONÔMICOS, COMO AS DA EUROPA, NÃO PRETENDEM ALTERAR SUAS CONDUTAS COMERCIAIS. É CHEGADO A HORA DOS PAÍSES DO MERCOSUL BUSCAREM CADA VEZ MAIS PARCEIROS DO MUNDO EMERGENTE E PROMOVER MAIS ENCONTROS PARA DISCUTIR TAIS POSSIBILIDADES .

ESTAMOS AVANÇANDO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL,OU APENAS EM, NÚMERO DE NOVOS PARCEIROS? PODEMOS ROMPER COM A UNIÃO EUROPEIA SEM PERDA DE RELAÇÕES COMERCIAIS QUALITATIVAS? A BUSCA CADA VEZ MAIOR PELO COMÉRCIO INTER-BLOCOS, FRAGILIZA AS RELAÇÕES INTRA-BLOCO? LULA TERÁ MAIS SUCESSO QUE A ARGENTINA NAS NEGOCIAÇÕES COM A UNIÃO EUROPEIA? É HORA DE LULA LEMBRAR A SARCOZY, A COMPRA DE AVIÕES E SUBMARINOS PELO BRASIL AO SEU PAÍS PARA A SEGURANÇA DO PRÉ-SAL? POST E COMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO! 08/08/10

2 comentários:

  1. Unknown

    Tambem acho que os paises emergentes deveriam focar as negociações entre eles...enquanto os paises ditos desenvolidos continuarem com a política de "faça o que eu mando, não faça o que eu faço" fica impossivel estabeler um acordo comercial entre os blocos. Se os emergentes conseguirem fechar acordos entre eles, certamente, com o tempo os paises desenvolvidos vão ver que se não derem o braço a torcer eles que ficaram isolados, indo de encontro a politica de globalização (criado por eles mesmos), pois a muito tempo que o termo Pais Globalizado deixou de ser as relações politicas/economicas do resto do mundo com EUROPA/EUA/JAPAO. Se eles insistirem em continuar fechados dessa forma, eles que serão os atrasados, pois, a historia esta mostrando que o futuro da economia mundial não é mais o eixo EUROPA/EUA/Japao e sim os paises emergentes.

  1. João Luis

    BELA VISÃO DE FUTURO GEOPOLÍTICO TAVICÃO! CONTINUE POSTANDO.

Postar um comentário