MASSACRE NA FRONTEIRA MEXICANA

Posted by João Luis


PELO MENOS 41 CORPOS JÁ FORAM IDENTIFICADOS DO TOTAL DE 72 MORTOS NA FRONTEIRA MEXICANA POR GRUPOS CRIMINOSOS QUE ATUAM NA DIVISA DOS ESTADOS UNIDOS COM O MÉXICO, REALIZANDO TRAFICO DE DROGAS, ARMAS E DESMANCHE DE CARROS.

O MÉXICO INFORMOU INICIALMENTE QUE HAVIAM 4 BRASILEIROS ENTRE OS MORTOS QUE TENTAVAM ATRAVESSAR A FRONTEIRA MEXICANA COM DESTINO AO ESTADOS UNIDOS, CONTUDO O CÔNSUL BRASILEIRO ENVIADO PARA A REGIÃO COLOCOU EM DÚVIDA A INFORMAÇÃO. "AINDA NÃO NOS PRODUZIRAM NENHUM DOCUMENTO PARA QUE A GENTE POSSA DIZER QUE ENTRE OS MORTOS EXISTEM BRASILEIROS, DISSE LAGE, O CÔNSUL DO BRASIL." O GOVERNO MEXICANO NÃO SOUBE ESTIMAR O TEMPO PARA A LIBERAÇÃO TOTAL DOS CORPOS, POIS, OS MESMOS SÃO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DE UM CRIME E FUNCIONAM COMO PROVA DA AÇÃO DOS BANDIDOS.

EQUIPES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL ,HONDURAS, EL SALVADOR E EQUADOR FORAM ONTEM (27/08/10) PARA TAMAULIPAS NA FRONTEIRA MEXICANA COM OS ESTADOS UNIDOS, MAS NO MESMO DIA JÁ VOLTARAM. "VOLTAMOS TODOS ONTEM. O GOVERNO MEXICANO PEDIU PARA TODOS VOLTAREM", CONTA LAGE NA CIDADE DO MÉXICO, CAPITAL MEXICANA.

MASSACRE

A MARINHA MEXICANA ENCONTROU NESSA TERÇA (26/08/10) 72 CORPOS EM UMA FAZENDA PERTO DA CIDADE DE SAN FERNANDO, NO ESTADO DE TAMAULIPAS, NORTE DO MÉXICO PERTO DA FRONTEIRA COM OS ESTADOS UNIDOS. UM JOVEM EQUATORIANO IDENTIFICADO COMO FREDDY LALA POMAVILLA TERIA SOBREVIVIDO AO MASSACRE FINGINDO-SE DE MORTO. FERIDO COM UM TIRO NA GARGANTA, ELE CHEGOU A UM POSTO DA MARINHA MEXICANA E CONTOU ÀS AUTORIDADES SOBRE O MASSACRE DE IMIGRANTES EQUATORIANOS E BRASILEIROS. FREDDY RELATOU QUE OS ESTRANGEIROS FORAM SEQUESTRADOS POR UM GRUPO CRIMINOSO, QUANDO TENTAVAM CHEGAR A FRONTEIRA COM OS ESTADOS UNIDOS. OS HOMENS DISSERAM PERTENCER AO GRUPOS "LOS ZETAS", E OFERECERAM TRABALHO COMO "MATADORES DE ALUGUEL "POR U$1000,00 SEMANAIS. QUANDO OS IMIGRANTES RECUSARAM A OFERTA ,OS CRIMINOSOS ATIRARAM. A MARINHA FOI AO LOCAL E ENTROU EM CONFRONTO COM OS CRIMINOSOS. POUCO DEPOIS, ENCONTROU OS CORPOS EM UM RANCHO. SEGUNDO A POLÍCIA LOCAL, AS VÍTIMAS, QUE SE ACREDITA SEJAM MIGRANTES DA AMÉRICA CENTRAL E DO SUL - INCLUINDO QUATRO BRASILEIROS- , PARECEM TER SIDO AMARRADOS COM OS OLHOS VENDADOS ANTES DE SEREM ENFILEIRADAS E MORTAS A TIROS.

EM PLENO SÉCULO XXI O ESTADO DE GUERRILHA ARMADA AINDA TOMA CONTA DE VÁRIAS LOCALIDADES DO MUNDO. NO CASO PARTICULAR DA FRONTEIRA MEXICANA COM OS ESTADOS UNIDOS É DE CONHECIMENTO PÚBLICO INTERNACIONAL O GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES QUE ANUALMENTE TENTAM CHEGAR AOS ESTADOS UNIDOS ATRAVÉS DO MÉXICO. GRUPOS CRIMINOSOS ATUAM NA COLOCAÇÃO ILEGAL DE IMIGRANTES, INCLUSIVE NORTE-AMERICANOS, OUTROS GRUPOS CRIMINOSOS UTILIZAM OS IMIGRANTES COMO "MULAS" (ENTREGA DE DROGAS NOS ESTADOS UNIDOS) E AGORA PASSAMOS A TER A MODALIDADE "MATADOR DE ALUGUEL". SERÁ QUE TAIS AÇÕES SÃO DE DESCONHECIMENTO DAS AUTORIDADES DOS DOIS PAÍSES DE FRONTEIRA? ESTAMOS REVIVENDO O SURGIMENTO DE NOVOS "ANTÓNIO BANDEIRAS" "EL MATADOR MEXICANO", PARA ATUAR NA CINEMATOGRAFIA DA REALIDADE CRIMINAL? POR QUE TANTAS PESSOAS ACHAM QUE OS ESTADOS UNIDOS, APESAR DE TODA CRISE FINANCEIRA DO PAÍS, AINDA É O "ELDORADO" DAS OPORTUNIDADES? IMIGRANTES POBRES AO SEREM MORTOS CRIAM UMA COMOÇÃO INTERNACIONAL? OU APENAS, MAIS UM FATO BANAL NAS CORRENTES MIGRATÓRIAS DA PERIFERIA PARA O CENTRO? POST E COMENTE A RESPEITO! 28/08/10

1 comentários:

  1. Gabriela

    Acredito que a dita "comoção internacional" existe, sim, mas acredito também que ela é temporária. E no final das contas a banalidade, filha do sistema capitalista ligeiro e de exigente rotatividade, ganha. As boas notícias, hoje, não são somente as que têm um maior tempo de repercussão, mas, principalmente, as que chocam mais. Depois desse massacre, outros virão (sem querer ser pessimista, apenas tendo em vista as possibilidades e probablidades) e as pessoas farão as mesmas caras espantadas e horrorizadas e, na mesa de jantar, alguém vai pedir para passar o açúcar e a vida vai continuar, exatamente como deve ser.
    Os EUA enfrentam a "tal" crise e o mundo já começa a vê-lo com outros olhos, mas está longe de perder a imagem de ideal, de lugar para uma vida melhor. Um imaginário dessa grandeza não é desconstruído da noite para o dia (nem de um ano para outro); provavelmente, muitos ainda arriscarão suas vidas visando prosperidade no glamuroso USA. Alguns alcançam, outros conseguem chegar lá mas continuam ralando como se nunca tivesse deixado o seu país tupiniquim; e outros, bem... com outros acontece o que mostra a matéria, infelizmente.

Postar um comentário