NÚMERO DE MORTOS EM DESLIZAMENTO DE TERRA NA CHINA SOBE PARA 1117

Posted by João Luis




UM NOVO BALANÇO DAS AUTORIDADES CHINESAS ELEVA PARA 1117 O NÚMERO DE MORTOS NOS DESLIZAMENTOS DE TERRA QUE COBRIRAM UMA ENORME FAIXA DO CONDADO DE ZHOUQU, NO REMOTO NOROESTE DA CHINA. OUTRAS 627 PESSOAS CONTINUAM DESAPARECIDAS DESDE A TRAGÉDIA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA (07 E 08 /08/10), ENQUANTO MAIS CHUVAS FORTES VOLTAM A ATINGIR A REGIÃO.


O CENTRO NACIONAL DE METEOROLOGIA ALERTOU QUE HÁ UMA CHANCE DE MAIS DESLIZAMENTOS DE TERRA NOS PRÓXIMOS DIAS, QUANDO AS CHUVAS DEVEM FICAR MAIS FORTES E CHEGAR A 90 MILÍMETROS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (13/08/10).


A CHINA ENFRENTA ESTE ANO AS MAIORES INUNDAÇÕES EM UM DÉCADA, QUE JÁ PROVOCARAM 2100 MORTES E OBRIGARAM 12 MILHÕES DE PESSOAS A DEIXAREM SUAS CASAS, PRINCIPALMENTE NO SUL E NO CENTRO DO PAÍS, E AGORA TAMBÉM NO NOROESTE.


É DE CONHECIMENTO PÚBLICO QUE A CHINA ESTÁ INSERIDA NA CHAMADA "ÁSIA DE MONÇÕES", QUE ANUALMENTE PROVOCA CHUVAS TORRENCIAIS, PRINCIPALMENTE DURANTE O VERÃO NO CONTINENTE. TAL DINÂMICA NÃO FOI ALTERADA, POIS SE TRATA DE UMA SAZONALIDADE CLIMÁTICA. PORTANTO FICA EVIDENTE QUE A MAIOR QUESTÃO É DE CÁRATER PREVENTIVO DAS AUTORIDADES PÚBLICAS LOCAIS. NÃO ADIANTA A CHINA SE TORNAR A 2ª ECONOMIA DO MUNDO, QUANDO PARCELAS IMPORTANTES DA SUA POPULAÇÃO AINDA VIVE EM CONDIÇÕES DE SUBMORADIAS, EM REGIÕES DE ALTO RISCO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA.


CATÁSTROFE NATURAL OU DESCASO DAS AUTORIDADES LOCAIS? HAVERIA AÇÕES DE PREVENÇÃO, OU ACEITAMOS O DETERMINISMO GEOGRÁFICO? CRESCER ECONOMICAMENTE GARANTE ALICERCE SOCIAL FORTE? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 11/08/10

2 comentários:

  1. Unknown

    As catástrofes naturais estão sendo uma constante e ganham destaque nos noticiarios uma após a outra. Nós não temos como evitar esses fenômenos naturais mas o que me chama a atenção é falta de preparo dos governos em atender as necessidades da população após essas tragédias. E essa deficiencia não é exclusiva dos paises subdesenvolvidos ou emergentes, haja vista, o caso de Nova Orleans nos EUA. O governo demorou em dar o suporte necessario a população e o presidente Bush foi acusado de descaso/racismo por conta da população da cidade ser a sua maioria de negros. Enfim, o que estou vendo é que nenhum governo, seja ele comunista/capitalista, autoritario/democrático consegue responder de forma eficiente a essas tragedias, dando estrutura e dignidade as pessoas que passaram por esses traumas. Vimos isso nos EUA, no Haiti, na Tailanda, no Brasil, no Chile e agora na China. Em todos eles, os acampamentos montados para atender a população parecem cenários de campos de concentração, as pessoas são amontoadas, largadas, sem pespectiva nenhuma. Contando apenas com a solidariedade humana. E como ficam essas famílias após a tragedia? Existe algum acompanhamento psicologico, para elevar a autoestima e acender uma luz no fim do tunel? Existem programas sociais para ajudar essas familas a recomeçar? Até onde vai o papel do governo nesses casos? Ahh mas no Brasil ainda temos uma peculiaridade, se você morar em bairro nobre e sua casa for invadida pela agua, vc não será jogado nos campos de concentração....claro que não, ví isso nas últimas enchentes em Aracaju (que atingiram tb Salvador). Umas 20 famílias que moram em Atalaia na Av Melicio Machado tiveram suas casas completamente alagadas (as casas estão abaixo do nivel da Av principal) então toda a gua escorria para aquele local e as pessoas só conseguiam passar de barco. Então o que fazer com essas familias de classe media? (muitos são Petroleiros), jogar nos estadios ou escolas publicas junto com o pessal da periferia que estavam na mesma situação? Nãaaooo, eles são diferentes, o IPTU lá é mais caro....foram acomodados nos hoteis e pousadas da orla de Aracaju, tudo pago pela prefeitura. Vejam bem, não sou contra a prefeitura gastar o herário publico nesse caso, mas houve uma discriminação gritante. Um Peso e duas medidas? Isso me revolta. Mas enfim, acho que o proximo governo deveria pensar em como responder de forma agil e eficiente a este tipo de tragedia que ja estao ficando comuns no cotidiano brasileiro (algo como o criança esperança, todo ano tem) e com certesa essa agilidade passa na integração entre Governo/Estado/Municipio visando diminuir os estragos financeiros e principalmente psicolgicos sofridos por essas familias. Só não vale criar o Bolsa Tragédia!! Se a Dilma ganhar não duvido não....Só um lembrete: A ALTERNANCIA DO PODER É SADIA PARA A DEMOCRACIA...JAMAIS DEVEMOS ASSOCIAR "CONTINUIDADE DE GOVERNO" A BANDEIRAS PARTIDÁRIAS !!

  1. João Luis

    A NATUREZA TEM SIDO APENAS UM INSTRUMENTO DEVOLUTIVO DAS AÇÕES ANTRÓPICAS. O HOMEM PAGA POR SER INDIVIDUALISTA E POUCO SOCIALIZANTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS. BELA POSTAGEM TAVICO!

Postar um comentário