TREMOR DE 4,2 GRAUS NA ESCALA RICHTER ABALA A CAPITAL PERUANA

Posted by João Luis







UM TREMOR DE 4,2 GRAUS NA ESCALA RICHTER FOI SENTIDO NA CAPITAL PERUANA NESTA SEXTA-FEIRA (13/08/10) SEM CAUSAR VÍTIMAS NEM DANOS MATERIAIS. NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA FOI A VEZ DO EQUADOR, ONDE A SISMICIDADE FOI BEM MAIOR, CHEGANDO A 7,2 NA ESCALA RICHTER. O MOVIMENTO FOI SENTIDO AS 11 HORAS E 17 MINUTOS (HORA LOCAL), COM O EPICENTRO A 90 KM DA CAPITAL PERUANA E 95 KM DE PROFUNDIDADE.



"FOI UM SISMO DE MAGNITUDE BAIXA; NO ENTANTO, MUITAS PESSOAS DEIXARAM AS CASAS E OS LOCAIS DE TRABALHO GANHANDO AS RUAS", DISSE À EMPRESA JUAN VILLEGAS, ESPECIALISTA DO INSTITUTO GEOLÓGICO PERUANO. DESDE O INÍCIO DO ANO FORAM REGISTRADOS 102 TREMORES DE TERRA NO PAÍS, SEGUNDO O INSTITUTO GEOLÓGICO PERUANO, LEMBRANDO QUE O PERU ESTÁ SITUADO NO CINTURÃO DE FOGO DO PACÍFICO, UMA ZONA SENSÍVEL A TERREMOTOS E MAREMOTOS.



AS ATIVIDADES SÍSMICAS E VULCÂNICAS SÃO MANIFESTAÇÕES DAS CAMADAS INTERNAS DA TERRA, COM O OBJETIVO DE LIBERAREM ENERGIA EM DIREÇÃO A CROSTA TERRESTRE, COMO FORMA DE EQUILÍBRIO DAS FORÇAS ENDÓGENAS DO PLANETA. A GRANDE PREOCUPAÇÃO FICA NO CAMPO DA PREVENÇÃO E PRINCIPALMENTE DO PREPARO DA POPULAÇÃO CÍVIL PARA TAIS SITUAÇÕES CRÍTICAS. TODOS NÓS SABEMOS QUE AS GRANDES CATÁSTROFES DE NATUREZA SÍSMICA, ESTÃO LIGADAS AO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DO LUGAR. NO INÍCIO DO CORRENTE ANO O TREMOR DE TERRA NO HAITI DEIXOU 226 MIL MORTOS. JÁ NO CHILE, PAÍS COM UM MELHOR NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO, A INTENSIDADE DA SISMICIDADE FOI MAIOR, PORÉM AS PERDAS HUMANAS FORAM BEM MENORES, APROXIMADAMENTE 220 PESSOAS.



A QUESTÃO PORTANTO É DE NATUREZA TÉCNICA. QUEM PODE MAIS, PERDE MENOS PESSOAS E BENS MATERIAIS. O QUE SERIA DE NÓS BRASILEIROS E NOSSOS "BRASIS", NO CASO DE UMA GRANDE SISMICIDADE? ESTARMOS LOCALIZADO NO CENTRO DA PLACA SUL-AMERICANA, NOS GARANTE "IMUNIDADE" NO CASO DE TREMORES DE TERRA? SOCIALIZAR TECNOLOGIA DE PREVENÇÃO A GRANDES SISMICIDADES É ATO HUMANITÁRIO, OU MAIS UMA "MERCADORIA" A SER COMERCIALIZADA? POST E COMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO! 13/08/10

0 comentários:

Postar um comentário