ÚLTIMO LIDER SOVIÉTICO, GORBACHEV CELEBRA SEUS 80 ANOS

Posted by João Luis


O ÚLTIMO DIRIGENTE SOVIÉTICO, MIKHAIL GORBACHEV, CELEBROU NO INÍCIO DE MARCO OS SEUS 80 ANOS, VISTO POR UNS COMO GUIA DA DEMOCRACIA NA RÚSSIA E POR OUTROS COM RANCOR PELA QUEDA DA UNIÃO SOVIÉTICA.

GORBACHEV RECEBEU 300 AMIGOS E PARENTES EM UM RESTAURANTE DE MOSCOU, CAPITAL RUSSA. MAS O PRINCIPAL EVENTO ACONTECERÁ EM LONDRES, NO REINO UNIDO, NO PRÓXIMO DIA 30 DE MARÇO -- QUANDO MEMBROS DE FAMÍLIAS REAIS, PERSONALIDADES POLÍTICAS E ARTISTAS DO MUNDO INTEIRO SE REUNIRÃO NO ROYAL ALBERT HALL.

A RENDA DO EVENTO, QUE TERÁ A PRESENÇA DA ATRIZ SHARON STONE, DO CANTOR BRAYAN FERRY E DO GRUPO DE ROCK SCORPIONS, ENTRE OUTROS, SERÁ DESTINADA AO CENTRO INFANTIL PARA O TRATAMENTO DA LEUCEMIA CRIADO PELA MULHER DE GORBACHEV, RAISA, QUE MORREU VÍTIMA DE CÂNCER EM 1999.

CRÍTICAS

O EX-LÍDER, QUE DECRETOU O FIM DA URSS EM 25 DE DEZEMBRO DE 1991, ENDURECEU NOS ÚLTIMOS TEMPOS SUAS CRÍTICAS CONTRA OS GOVERNANTES RUSSOS, AOS QUAIS ACUSA DE ASFIXIAR A DEMOCRACIA.

" O MONOPÓLIO DO PODER IMPEDE O AVANÇO DA DEMOCRACIA. É UMA PENA QUE OS MODERNOS DIRIGENTES RUSSOS NÃO SEJAM TÃO MODERNOS", AVALIOU RECENTEMENTE.

GORBACHEV, QUE SEMPRE EVITOU QUESTIONAR O PRIMEIRO-MINISTRO RUSSO, VLADIMIR PUTIN, O ACUSOU DE VAIDOSO POR PRETENDER DECIDIR EM SEGREDO COM O PRESIDENTE DO PAÍS, DMITRI MEDVEDEV, QUAL DELES SE CANDITARÁ ÀS ELEIÇÕES DE 2012, SEM CONSULTAR O POVO. ALÉM DISSO, ACUSOU O PARTIDO GOVERNISTA RÚSSIA UNIDA (RU), LIDERADO POR PUTIN, DE SER A PIOR CÓPIA DO PCUS (PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA).

FORA DA RÚSSIA, GORBACHEV É VISTO COMO O HOMEM QUE DEU UMA FACE HUMANA AO SOCIALISMO, MAS EM SEU PRÓPRIO PAÍS É PARA MUITOS UM DIRIGENTE QUE TRAIU SEU POVO, JÁ QUE TROUXE A ESPERADA LIBERDADE E DEPOIS ABANDONOU SEU POVO.

"NA HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS HOUVE MUITAS FIGURAS QUE CAUSARAM MUITO MAL À SUA PÁTRIA E AO SEU POVO. MAS NÃO HÁ NENHUMA MAIS DESTRUTIVA QUE GORBACHEV", OPINOU GENNADY ZIOGÁNOV, LÍDER DOS COMUNISTAS RUSSOS.

"POR QUE GORBACHEV É TÃO POPULAR NO OCIDENTE? PORQUE AJUDOU A DESTRUIR E FAZER PRATICAMENTE DESAPARECER DA FACE DA TERRA UM GRANDE PAÍS, COM O QUAL SONHAVAM MUITOS LÍDERES DAS POTÊNCIAS OCIDENTAIS", DISSE ZIUGÁNOV.

E NA OPINIÃO DE VOCÊS? FAZ SENTIDO O SENTIMENTO DE RANCOR DE LIDERANÇAS RUSSAS EM RELAÇÃO A GORBACHEV? O OCIDENTE DE FATO AGRADECE A GORBACHEV O FINAL DA URSS? SAUDADES DO PERÍODO DA GUERRA FRIA? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 25/03/11

3 comentários:

  1. Theu_Galego
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Theu_Galego

    Os semtimentos ai alimentados são justamente pelas lideranças de cada parte: as lideranças Russas vêm com nostalgia a União Sovietica porque, em uma sociedade de "sem classes" era a classe que detinha o poder e controlava as riquesas. No entanto, será que a população civil tem esse mesmo sentimento em relação a situação de fome e pobreza que viviam nessa mesmo periodo??
    E em relação ao Ocidente, Gorbachev é admirado justamente por ter aberto mercados, destruido um regime que batia de frente com o capitalismo e por ter "cedido a vitoria da Guerra Fria" para a grande potencia capitalista...
    É tudo falsidade, não existe isso de trazer liberdade, de héroi da pátria; é um jogo de interesses..

  1. Naiana

    Acredito que o fim da URSS no contexto conhecido por nós já era esperado. Era uma questão de tempo diante de tantas crises e acontecimentos como a já então decadência do partido de Gorbachev (antes da Glasnost e Perestroika)e também a explosão em Chernobyl. Se não fosse Gorbachev, acredito que só era uma questão de tempo para o final da URSS. Creio que ele foi bastante inteligente, e ainda em levou o Nobel da paz... O fato é que ele ficou como um heroi para o Ocidente devido a atribuição total do fim da Guerra Fria e para os comunistas na Rússia, que queriam a hegemonia do seu regime, não é tão bem visto pelo fato do seu regime ter sido sucedido por uma grande crise econômica no país.

Postar um comentário