RADIAÇÃO DE FUKUSHIMA É DETECTADA NA CHINA

Posted by João Luis


NÍVEIS BAIXOS DE IODO -131 RADIOATIVO PROCEDENTE DA USINA NUCLEAR JAPONESA DE FUKUSHIMA FORAM DETECTADOS PELA PRIMEIRA VEZ NAS ÚLTIMAS HORAS EM PEQUIM E EM OUTRAS ZONAS DO NORTE E OESTE DA CHINA.

DEPOIS QUE NO ÚLTIMO SÁBADO (26) FOI REPORTADA NO EXTREMO NORDESTE DO PAÍS A PRIMEIRA PRESENÇA DESTE MATERIAL, ÁREAS DO SUDESTE E LESTE E AGORA DO NORTE E OESTE DO PAÍS TAMBÉM REGISTRARAM A PRESENÇA DE BAIXOS NÍVEIS DE IODO -131, SEGUNDO AS MEDIÇÕES DO COMITÊ NACIONAL PARA EMERGÊNCIAS NUCLEARES DA CHINA.

NO TOTAL 14, DAS 30 DIVISÕES ADMINISTRATIVAS DO PAÍS ASIÁTICO DETECTARAM "RESTOS" DE IODO -131 NO AR. AS AUTORIDADES NUCLEARES E SANITÁRIAS CHINESAS INSISTIRAM QUE AS BAIXAS CONCENTRAÇÕES DO MATERIAL NÃO REPRESENTAM PERIGO PARA O MEIO AMBIENTE E PARA A SAÚDE PÚBLICA.

A CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA NA ATMOSFERA DA CHINA ATUALMENTE EQUIVALE À QUE UMA PESSOA PODE SER EXPOSTA AO VIAJAR DE AVIÃO A 2000 KM DE ALTITUDE DO LOCAL DO EVENTO. EM XANGAI, UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES CHINESAS ONDE FOI REGISTRADA RADIAÇÃO ORIUNDA DE FUKUSHIMA, OS ESPECIALISTAS ASSINALARAM QUE AS PARTÍCULAS " LEVARÃO ENTRE 2 E 3 MESES PARA DESAPARECER", AFIRMARAM AINDA QUE AS PARTÍCULAS NÃO CHEGARAM PELA AÇÃO DOS VENTOS , E SIM POR "DIFUSÃO ATMOSFÉRICA".

OS ESPECIALISTAS TAMBÉM ESCLARECERAM QUE O PLUTÔNIO, ALTAMENTE RADIOATIVO, NÃO ATINGIRÁ A CHINA OU QUALQUER OUTRO PAÍS ASIÁTICO, POIS SUA ATUAÇÃO FICA LIMITADA AO LOCAL PRÓXIMO AO VAZAMENTO RADIOATIVO. OUTROS PAÍSES, ALÉM DA CHINA, TAMBÉM DETECTARAM A PRESENÇA DE IODO -131 EM BAIXOS NÍVEIS NA ATMOSFERA, SÃO ELES: ESTADOS UNIDOS, FINLÂNDIA, ISLÂNDIA, FRANÇA, SUÉCIA , SUÍÇA , RÚSSIA, CORÉIA DO SUL, FILIPINAS E VIETNÃ.

RADIAÇÃO NO MAR

UM NÍVEL DE IODO RADIOATIVO 3355 VEZES SUPERIOR AO NORMAL FOI DETECTADO NA ÁGUA DO MAR RECOLHIDA A 300 METROS DA CENTRAL NUCLEAR DE FUKUSHIMA. O PROBLEMA É PROVOCADO, PROVAVELMENTE, PORQUE A ÁGUA UTILIZADA PARA RESFRIAR OS REATORES NUCLEARES VAZOU PARA O MAR.

VIGILÂNCIA

AS AUTORIDADES JAPONESAS, PEDIRAM NESTA TERÇA (29) QUE SE VIGIE A SAÍDA DE PLUTÔNIO AO EXTERIOR DA USINA DE FUKUSHIMA, E DISSE QUE É PROVÁVEL QUE O MATERIAL DETECTADO PROVENHA DE BARRAS DE COMBUSTÍVEL FUSIONADAS PARCIALMENTE.

PARA AS AUTORIDADES JAPONESAS, A PRIORIDADE AGORA EM FUKUSHIMA É CONTINUAR LANÇANDO ÁGUA DO MAR SOBRE OS REATORES, ALÉM DE DRENAR AS ÁREAS INUNDADAS.

APÓS O ACIDENTE DE FUKUSHIMA, O MUNDO COMEÇOU A TER CIÊNCIA DOS "EQUÍVOCOS" DE SEGURANÇA DA USINA. OS MAIS GRITANTES FORAM: ACIDENTE POR CHEGADA DE TSUNAMIS ( POSSIBILIDADE DE 10%), SISTEMA DE BLINDAGEM DO REATOR EM CASO DE VAZAMENTO ( POSSIBILIDADE DE FALHA DE 15%) E SISTEMA DE RESFRIAMENTO EM CASO DE AQUECIMENTO DOS REATORES ( NECESSIDADE DE OPERACIONALIDADE SUPERIOR A ATUAL EM 20%). FICA EVIDENTE QUE O ACIDENTE FOI UMA FATALIDADE NATURAL, ENTRETANTO AS FALHAS HUMANAS DE SEGURANÇA SÃO AS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA DIMENSÃO DO DESASTRE. SERÁ QUE AS CONSEQUÊNCIAS CHEGARÃO DE FATO, EM NÍVEIS PERIGOSOS, A OUTROS LOCAIS DO PLANETA? DEVEMOS REVER A UTILIZAÇÃO DESSA FORMA DE ENERGIA? OU DEVEMOS SER MAIS PRUDENTES NO SEU USO? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 30/03/11

2 comentários:

  1. Unknown

    que as consequências dessa fatalidade chegarão em outros locais disso não há duvidas. no quesito meio ambiente, acredito que a radição, apesar de ter chegado de leve em outros paises tipo EUA, não vai ser tornar um problema tão grave ou que necessite de tanta urgência, a não ser nos locais mais próximos, até porque nós sabemos que pra essa radiação dissipar vai demorar muito tempo e que toda a população ficará constantemente ameaçada.
    Reverter a utilização dessa forma de energia é um ponto importante a ser tratado. Pode ser econômica e lucrativa, mas será que tudo isso fala a pena diante das tragédias que uma mínima falha pode trazer pro mundo inteiro? Será que investir em outras fontes de energia, não seria, principalmente nos dias de hoje, a melhor alternativa a ser tomada?

  1. Naiana

    Concordo com a colega acima...
    Não há dúvidas de que essa radiação pode atingir diversas regiões do nosso planeta. Os raios gama(não achei o símbolo aqui no computador UHAUHS) principalmente, atingem altas velocidades e atravessam qualquer tipo de obstáculo... Nas regiões muito próximas, tanto esses tipos de radiação quanto outros tipos são altamente perigosos. Em outros lugares, conforme a distância, a ameaça diminui mas ainda pode existir.
    Como a colega disse, principalmente nos dias de hoje e com as grandes tecnologias que temos é importante discutir os prós e contras da energia nuclear. Certamente investir em outras formas de energia é uma melhor alternativa, diante de tantos danos (principalmente humanos) que a energia nuclear trouxe e vem trazendo para nós, seres humanos, durante a história.

Postar um comentário