JAPÃO II: CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS

Posted by João Luis




O ÍNDICE NIKKEI DA BOLSA DE TÓQUIO CHEGOU A DESPENCAR 12% NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (15/03/11), ARRASTADA PELA CRISE NUCLEAR DO COMPLEXO DE FUKUSHIMA, MAS FECHOU O PREGÃO COM PERDA DE 10,55%. ESSA É A MAIOR QUEDA DIÁRIA DESDE OUTUBRO DE 2008 (BOLHA IMOBILIÁRIA NORTE-AMERICANA).


ENQUANTO ISSO, O ÍNDICE NIKKEI DE FUTUROS CHEGOU A RECUAR 16%. O NIKKEI PERDEU CERCA DE 17% DO SEU VALOR DESDE O TERREMOTO E TSUNAMI QUE ATINGIRAM O JAPÃO NA SEXTA-FEIRA (11/03/11), CAUSANDO EXPLOSÃO EM VÁRIAS USINAS NUCLEARES E FORÇANDO MILHARES DE FÁBRICAS A FECHAR AS PORTAS.


"É UMA SITUAÇÃO DE PÂNICO, E NÃO APENAS ENTRE OS INVESTIDORES ESTRANGEIROS, TODO MUNDO QUE SE LIVRAR DAS SUAS AÇÕES", DISSE YOSUKE SHIMIZU, OPERADOR DA RETELA CREA SECURITIES.


EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, QUE HAVIAM SUBIDO NA SEGUNDA-FEIRA (14/03/11) DIANTE DA PERSPECTIVA DA RECONSTRUÇÃO NO NORDESTE DO PAÍS (PRINCIPALMENTE A PROVÍNCIA DE SANDAI), RECUAVAM NA TERÇA (15) EM MÉDIA 15%. O RAMO IMOBILIÁRIO TAMBÉM ERA DURAMENTE ATINGINDO, COM PERDA MÉDIA DE 20%.


AS MONTADORAS, QUE SOFRERAM MUITO NA VÉSPERA, PERDIAM MENOS NESTA TERÇA (15), COM A TOYOTA CAINDO 6,19%, A HONDA 7,01% E A NISSAN 8,03%. ENTRE OS FABRICANTES DE ELETRÔNICOS, A SONY PERDIA 8,62% E A PANASONIC 13,62%.


A CATÁSTROFE NATURAL NO JAPÃO COMEÇA A DAR LUGAR A OUTRA MODALIDADE DE CATÁSTROFE: A FINANCEIRA CONJUNTURAL. NO PRIMEIRO MOMENTO O JAPÃO RECEBE AS MAIORES SANÇÕES, E NO SEGUNDO MOMENTO O RESTANTE DO MUNDO. VALE SALIENTAR QUE A 3ª MAIOR ECONOMIA DO GLOBO APRESENTA SUA MASSA PRODUTIVA PULVERIZADA EM TODO O PLANETA. APENAS NOS ESTADOS UNIDOS APROXIMADAMENTE 30% DE SUA ECONOMIA TEM A PRESENÇA DE CAPITAL NIPÔNICO. QUANTAS EMPRESAS TERÃO DESEMPREGO CONJUNTURAL? O SETOR INDUSTRIAL VAI SER O PRIMEIRO A SENTIR OS EFEITO NO MUNDO INTEIRO? E A EUROPA? VAI POTENCIALIZAR SUA CRISE ECONÔMICA, QUE JÁ DURA DESDE A BOLHA IMOBOLIÁRIA DE 2008? E O BRASIL? SEREMOS MAIS UMA VEZ "BLINDADOS" PELO CRESCENTE MERCADO INTERNO? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 17/03/11


6 comentários:

  1. Joana

    Era uma queda quase que esperada, levando em consideração a magnitude do acidente. Li em uma resenha que os Estados Unidos está arrancando os cabelos de desespero com isso. Além de tudo, Obama mandou revisar todas as usinas americanas e prepara o país para "receber" a radiação que os ventos trazem do Japão. Não sei até que ponto isso é precaução ou neurose... õ___õ'

    JOÃO LUÍS, Edson falou hoje que todos os funcionários que estão trabalhando nas usinas para conter a radiação vão morrer em poucos meses. Fiquei um pouco triste com isso...

  1. Unknown

    Esse acidente no Japão com certeza vai afetar a Europa que já não está lá essas coisas... O setor industrial pode até ser o primeiro, mas dificilmente será o único ou o mais afetado. Além do mais, talvez esse acidente da usina nos leve a repensar sobre o uso dessa forma de energia, que tem muitas vantagens, mas pode ter desvantagens catastróficas, será que não vale a pena olhar com um carinho maior as fontes de energia renováveis? Apesar do caso do Japão ser especial devido ao tamanho de seu território.

    ps: essa última parte do comentário de Joana foi uma coisa... É obvio é eles iam morrer Joana u.u mas pelo 'bem' do resto do país, a cara do Japão isso.

  1. Unknown

    Em relação a reconstrução do japão,não me preocupo tanto,até por que o povo japonês é de um compromisso imenso,garanto que conseguirão reconstruir em menos de 10 anos,como foi na 2 guerra!
    A unica coisa que tenho a falar sobre os trabalhadores da usina,é que o japão vai ter um divida com eles,estão se sacrificando '' pelo bem do país''

  1. Unknown

    Professor,não sei se o brasil vai conseguir se proteger totalmente com o mercado interno,até é de se lembrar que as relações brasil-japão já tem tempo,li em um reportagem que o japao já chegou a ser o maior comprador do frango brasileiro,e sem contar os intercambios e o turismo,que é muito significativo para a economia brasileira e japonesa.O Brasil pensa em exporta a TV digital para o japao,isso pode render alguns trocados.E não podemos esquecer do nosso etanol que o japao ja estipula 3% de etanol na gasolina,e já estao pensando em passar para 10%,ou seja,dessa vez vai ser maior que uma ''marolinha''.

  1. Unknown

    que orror

  1. Unknown

    Meu Deus a todos força

Postar um comentário