FERNANDO DE NORONHA SOFRE COM LIXO FORA DE CONTROLE

Posted by João Luis







A CAMINHO DA PARADISÍACA PRAIA DA CACIMBA DO PADRE, UMA DAS PREFERIDAS PELOS SURFISTAS DE NORONHA, O CHEIRO DE LIXO CHEGA ÀS NARINAS DOS VISITANTES.



O MOTIVO PODE SER VISTO DE CIMA, JÁ NA CHEGADA AO ARQUIPÉLAGO: OS DESEJOS SE ACUMULAM EM UM TERRENO PRÓXIMO, ENTRE A PRAIA E O AEROPORTO.



CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO "LIXÃO" ENTRE OS MORADORES, O LOCAL É, OFICIALMENTE, UMA USINA DE COMPOSTAGEM-PROCESSO QUE TRANSFORMA RESÍDUOS ORGÂNICOS, COMO RESTOS DE COMIDA, EM ADUBO.



NA PRÁTICA, PORÉM, AS IMEDIAÇÕES DA USINA FUNCIONAM COMO GRANDE DEPÓSITO DE LIXO A CÉU ABERTO.



ISSO ACONTECE PORQUE A QUANTIDADE DE DEJETOS PRODUZIDA NO ARQUIPÉLAGO É MUITO MAIOR DO QUE A CAPACIDADE DE LIDAR COM ELE.



POR DIA, NA BAIXA TEMPORADA, SÃO PELO MENOS 8,8 TONELADAS DE RESÍDUOS. NO PERÍODO COM MAIS TURISTAS O NÚMERO CHEGA A MAIS DE 10 TONELADAS.



A MAIOR PARTE DESSE LIXO (63%) - ESPECIALMENTE PLÁSTICO, PAPELÃO, ALUMÍNIO E ALGUNS RESÍDUOS ORGÂNICOS - DEVERIA SER MANDADO DE VOLTA PARA O CONTINENTE, O QUE NÃO ACABA ACONTECENDO. NO MELHOR DOS CENÁRIOS, O NAVIO QUE FAZ O TRANSPORTE CONSEGUE LEVAR 95 TONELADAS A CADA 20 DIAS. OU SEJA: SOBRAM PELO MENOS 15 TONELADAS DE LIXO POR VIAGEM.



NÃO EXISTE COLETA SELETIVA EM NORONHA. O LIXO CHEGA TODO MISTURADO E É SEPARADO POR FUNCIONÁRIOS DA USINA. COM ISSO, AUMENTAM AS CHANCES DE QUE RESTOS DE COMIDA, MUITO USADOS NA COMPOSTAGEM, POSSAM TER ENTRADO EM CONTATO COM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS, COMO AS DE PILHAS E BATERIAS.



SURFE



AS ÁGUAS DE NORONHA SÃO IDEAIS PARA A PRÁTICA DE VÁRIOS ESPORTES. NO ENTANTO, POR CAUSA DAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS E, PRINCIPALMENTE AMBIENTAIS, HÁ UM CONTROLE RÍGIDO SOBRE O QUE É AUTORIZADO PELA ILHA.



ATUALMENTE, HÁ DOIS EVENTOS DE GRANDE PORTE: A REGATA INTERNACIONAL DE PERNAMBUCO E O CAMPEONATO DE SURFE HANG LOOSE PRO CONTEST.



NORONHA RECEBEU MAIS DE UMA CENTENA DE SURFISTAS ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE FEVEREIRO PARA A CHAMADA ETAPA WKS, DIVISÃO DE ACESSO À ELITE MUNDIAL DO SURFE.



O CAMPEONATO ACONTECEU BEM NO PERÍODO EM QUE AS TARTARUGAS MARINHAS, AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO, SOBEM AS AREIAS PAR BOTAR OS SEUS OVOS. COMO OS BICHOS PREFEREM FAZER ISSO À NOITE, AS PROVAS PRECISAVAM ACABAR ATÉ AS 18 HORAS.



ATÉ NORONHA NÃO É LIBERADA DA AÇÃO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO EXCESSIVA DE LIXO. AINDA BEM QUE AÇÕES ECOLÓGICAS SÃO TOMADAS NO ARQUIPÉLAGO. A MAIOR PARTE DO LIXO EXCEDENTE É PRODUZIDO NA ALTA ESTAÇÃO. SERÁ QUE OS PODERES PÚBLICOS NÃO SABEM DISSO? COMPOSTAGEM COM POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO? ONDE FICA A CRIATIVIDADE HUMANA PARA TRANSFORMAR LIXO EM DINHEIRO? CIDADE LIMPA NÃO É A MAIS BENEFICIADA POR UMA BOA COLETA. É A QUE PRODUZ MENOS RESÍDUOS PARA DESCARTE. POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 12/03/11



2 comentários:

  1. Unknown

    Professor, olha que interessante isso aqui:
    http://ninarmonca.blogspot.com/2011/03/o-mundo-vera-maior-lua-cheia-dos.html

  1. João Luis

    VOU VERIFICAR. FORTE ABRAÇO!

Postar um comentário