"ESTADO DE GUERRA NA AMÉRICA DO SUL"

Posted by João Luis


NO ÚLTIMO DIA 22/07/10 O GOVERNO DE HUGO CHÁVES DA VENEZUELA ANUNCIOU O ROMPIMENTO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO SEU PAIS COM A VIZINHA COLÔMBIA DE URIBE. NA AÇÃO DE ROMPIMENTO FOI DADO UM PRAZO DE 72 HORAS PARA A SAÍDA DA EMBAIXADA DA COLÔMBIA DE SEU PAÍS.

O DESGASTE NAS RELAÇÕES ENTRE OS DOIS PAÍSES COMEÇOU COM A PRESENÇA DAS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS NA FRONTEIRA DA COLÔMBIA COM O EQUADOR, NUMA AÇÃO CONTRA OS NARCOTRAFICANTES DA AS FARC, QUE POR SUA VEZ LEVOU O PRESIDENTE CORREA DO EQUADOR A PEDIR AJUDA A VENEZUELA PARA EXPULSAR OS SOLDADOS DOS ESTADOS UNIDOS DO SEU TERRITÓRIO.

A ÚLTIMA CARTADA DAS RELAÇÕES DE ESTREMECIMENTO POLÍTICO ENTRE OS DOIS PAÍSES FOI A DENUNCIA DO GOVERNO COLOMBIANO DA PRESENÇA DE GUERRILHEIROS DA AS FARC EM TERRITÓRIO VENEZUELANO. PRESENÇA ACEITA COM CONIVÊNCIA DO GOVERNO DA VENEZUELA.

O DESDOBRAMENTO DAS ÚLTIMAS AÇÕES POLÍTICAS TEM SIDO OBJETO DE PRONUNCIAMENTO DE DIVERSOS DIRIGENTES INTERNACIONAIS. O BRASIL, POR EXEMPLO, SE COLOCOU A DISPOSIÇÃO DA MEDIAÇÃO DE UM ACORDO DIPLOMÁTICO ENTRE OS PAÍSES. OS ESTADOS UNIDOS DEFENDEM A IDEIA DA NECESSIDADE DE ESCLARECIMENTOS POR PARTE DA VENEZUELA EM RELAÇÃO A ACUSAÇÃO, E NÃO UM ROMPIMENTO DIRETO DA VENEZUELA COM A COLÔMBIA. O EQUADOR DE CORREA, ACREDITA QUE A CAUSA PRINCIPAL DA ATUAL CRISE É A FALTA DE ATITUDE DA OEA(ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS) E ACRESCENTA A NECESSIDADE DE UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS MEMBROS DA UNASUL(UNIÃO DAS NAÇÕES SUL AMERICANAS), PARA UMA IMEDIATA AÇÃO DE REAPROXIMAÇÃO DOS DOIS GOVERNOS. JÁ MORALES DA BOLÍVIA, CREDITA TODA A PROBLEMÁTICA AO FATO DOS ESTADOS UNIDOS FAZER DA COLÔMBIA NA AMÉRICA DO SUL ,O QUE FAZ COM ISRAEL NO ORIENTE MÉDIO , UMA BASE AVANÇA DAS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS. A ESPANHA SE COLOCOU A DISPOSIÇÃO PARA UM ENCONTRO INTERNACIONAL IBERO LATINO AMERICANO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. NESTOR KIRCHNER, SECRETÁRIO-GERAL DA UNASUL, COLOCOU A NECESSIDADE DE UM ENCONTRO DE CÚPULA DA UNASUL PARA RESOLVER A QUESTÃO, INCLUISIVE MARCANDO O ENCONTRO PARA 05/08/10.

O QUE ESTAMOS FAZENDO COM 20 ANOS DE MILITÂNCIA DA ESQUERDA PARA CHEGAR AO PODER NA AMÉRICA DO SUL? LIDERES OU "GUERRILHEIROS" NO PODER? SOMOS UNIDADE OU INDIVIDUALIDADE DE OBJETIVOS? O MERCOSUL PAGA A "CONTA"? E A UNASUL, NASCEU "NATIMORTA"? EM CASO DE GUERRA, QUAL SERÁ A POSIÇÃO DO BRASIL? E A ARGENTINA DE KIRCHNER, TOMA O "BASTÃO" DE LULA NAS NEGOCIAÇÕES LATINO AMERICANAS? APROFUNDE A INVESTIGAÇÃO E POST A RESPEITO DO ASSUNTO. 23/07/10

3 comentários:

  1. Unknown

    Uma duvida, professor:
    Para que as diversas bases americanas se instalassem na America do Sul, nao seria necessario algum tipo de autorizacao ou liberacao? Qual o direito deles sobre nosso territorio que nos deixa nessa situacao de impotencia quanto a isso? Eles simplesmente entram e se instalam, como isso ocorre?
    Giovanna

  1. Unknown

    E a pergunta que não quer calar: cadê o Brasil interfrindo na situação?

  1. João Luis

    Nõa esqueçam das relações de dependência econômica dos estados unidos para com a maioria das nações latinas. O Brasil atua no "politicamente correto". Precisa falar mais?

Postar um comentário