CHINA SUPERA JAPÃO E É A 2ª ECONOMIA DO MUNDO

Posted by João Luis




A CHINA ANUNCIOU NESTA SEXTA-FEIRA (30/07/10) TER TOMADO O POSTO DO JAPÃO COMO A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO.


A CHINA CRESCEU NO SEMESTRE 11,1% , VALORES IGUAIS AO EXERCÍCIO INTEIRO DE 2009. A EXPANSÃO DO PAÍS VEM REGISTRANDO UMA MÉDIA ANUAL DE MAIS DE 9,5% DESDE QUE ADOTOU REFORMAS DE MERCADO EM 1978, COM A CRIAÇÃO DAS ZPES ( ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS CHINESAS ).


NOS PRIMEIROS SEIS MESES DO ANO, O PIB CHINÊS CHEGOU A 17,28 TRILHÕES DE YUANS, SEGUNDO A AGÊNCIA ANUAL DE ESTATÍSTICA, OU SEJA, US$2,55 TRILHÕES, SEGUNDO O ÍNDICE MENSAL DE CÂMBIO DO BANCO CENTRAL.


A CHINA CONSEGUIU FAZER FRENTE À CRISE ECONÔMICA GRAÇAS A UM PLANO DE REATIVAÇÃO GIGANTESCO DE 4 TRILHÕES DE YUANS E A EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS ( PRINCIPALMENTE PARA O BRASIL), QUE FORAM QUASE DUPLICADOS PARA CHEGAR, EM 2009, A 9,6 TRILHÕES DE YUANS.


PROJEÇÕES DO BANCO MUNDIAL E DO GOLDMAN SACHS E DE OUTRO ECONOMISTAS APONTAM QUE, DEPENDENDO DE QUÃO RÁPIDO O CÂMBIO SUBA, A CHINA CAMINHA TAMBÉM PARA SUPERAR A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS E LIDERAR O RANKING MUNDIAL POR VOLTA DE 2025.


NO RITMO QUE A ECONOMIA CHINESA CRESCE O MUNDO PASSARÁ A FALAR O CHINÊS MANDARIM? TER A CHINA COMO PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL NO MUNDO, TORNA O BRASIL MAIS FORTALECIDO OU FRAGILIZADO NAS TROCAS COMERCIAIS COM OS MESMOS? ESTAREMOS APENAS "MUDANDO DE MÃOS"? "SOCIALISMO DE MERCADO". MODISMO OU SOLUÇÃO? PAÍSES BRIC, OU BRIC?POST E COMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO! 30/07/10

4 comentários:

  1. Obras Curiosas
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Obras Curiosas

    Eu gostaria de saber quais foram as medidas adotadas pela China para chegar nessa posição.

    Agnes e John

  1. Guido Santos

    Me pergunto se a China será capaz de manter uma sociedade socialista com tamanho ritmo de crescimento econômico, que tende a estimular o aumento do consumo interno...
    E se o socialismo chinês ruir, a questão é se o país conseguirá manter o seu ritmo atual de crescimento, já que a transição para um regime plenamente capitalista pode trazer inúmeros problemas socioeconômicos, tal como ocorrido nos países do antigo bloco socialista, que hoje sofrem com a transição para uma economia de mercado.

  1. João Luis

    Medidas adotadas: criar uma legislação especial nas ZPES, oferecer uma mão-de-obra barata e fácial acesso a matéria-prima e energia. Por fim criar um grupo de invertidores internos da sociedade local e produzir bens de consumo tanto para o mercado interno, quanto externo. Inclusive no setor agrário. Enfim, um país diferenciado e com métodos absolutamente "chineses". Não esqueçam que a ditadura comunista continua.Ok, galera!

Postar um comentário