BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA OMC DISCUTEM O PROBLEMA DO DUMPING NO COMÉRCIO DO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO

Posted by João Luis


REPRESENTANTES DO GOVERNO DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS CONCLUÍRAM NESTE SÁBADO (17/07/10) NA OMC (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO), MAIS UMA ETAPA DAS NEGOCIAÇÕES A RESPEITO DAS SOBRETAXAS NORTE-AMERICANAS AO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO E OS POSSÍVEIS SUBSÍDIOS DOS ESTADOS UNIDOS AO SETOR CITRICULTOR DO PÁIS. É DE CONHECIMENTO MUNDIAL QUE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS SÃO OS MAIORES PRODUTORES E EXPORTADORES DE SUCO DE LARANJA DO PLANETA. NOS ÚLTIMOS 10 ANOS OS GOVERNOS NORTE-AMERICANOS TEM OFERECIDO TANTAS "VANTAGENS" AO SETOR EM QUESTÃO, QUE CITRICULTORES DO BRASIL, E EM PARTICULAR DE SÃO PAULO, MAIOR PRODUTOR NACIONAL, (RIBEIRÃO PRETO, BEBEDOURO E LIMEIRA), ESTÃO MIGRANDO OS SEUS NEGÓCIOS PARA OS ESTADOS UNIDOS. A PRÁTICA DO DUMPING (VENDER ABAIXO DO CUSTO DE PRODUÇÃO), É PROIBIDA PELA OMC, QUE DESDE 1995 FUNCIONA EM SUBSTITUIÇÃO AO GATT (ACORDO GERAL DE TARIFAS). NESTA "QUEDA DE BRAÇO" O BRASIL SERÁ O GRANDE PREJUDICADO, CASO A OMC NÃO TOME AS DEVIDAS MEDIDAS DE SANÇÕES COMERCIAIS CONTRA OS ESTADOS UNIDOS". O NOSSO PAÍS PERDERÁ DIVISAS NO SUPERAVIT PRIMÁRIO E TEREMOS UMA QUEDA NA BALANÇA COMERCIAL.


TEREMOS QUE EM PLENA NOVA ORDEM MUNDIAL MULTIPOLAR, ACEITAR POLARIZAÇÕES EM DECISÕES INTERNACIONAIS? AGORA É A HORA DE NOSSO PRESIDENTE MOSTRAR SUA POPULARIDADE DIPLOMÁTICA A FAVOR DO BRASIL? A OMC, É OU NÃO É, UM FÓRUM PARA DEBATES DE REGRAS COMERCIAIS ? POST E COMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO. 18/07/10

2 comentários:

  1. Unknown

    Acredito que a OMC seja um dos únicos organismos internacionais não diretamente influenciados pelos EUA. Em vária ocasiões os americanos sofreram retaliações, como em 2008 (Brasil reividicou na OMC medidas contra o exagerado protecionismo americano ao algodão, e ganhou a disputa). Não sei no que vai dar o caso da laranja, espero que não azede.

  1. João Luis

    Belo comentário. De fato a OMC tem agido de forma imparcial em várias demandas entre países emergentes e desenvolvidos. Vamos aguardar o desdobramento.

Postar um comentário