Furacão Sandy é "tempestade séria e grande", alerta Obama

Posted by João Luis


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou os americanos neste domingo (29) que o furacão Sandy é uma "tempestade séria e grande" e pediu aos moradores da Costa Leste do país que sigam as ordens das autoridades para se protegerem.

Obama falou após encontro do centro de resposta a tempestades do governo federal em Washington e disse que recebeu garantias das autoridades responsáveis de que todos os recursos necessários para evitar contratempos foram colocados em prática.
Obama, que precisa lidar com o furacão a apenas nove dias da eleição presidencial, reforçou que é importante que todos "respondam rápido" aos impactos do Sandy.

Barack Obama faz pergunta durante o briefing sobre o furacão Sandy no centro de resposta a tempestades
Barack Obama faz pergunta durante o briefing sobre o furacão Sandy no centro de resposta a tempestades
A chegada iminente do furacão à costa americana levou neste domingo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, a ordenar também neste domingo o cancelamento de centenas de voos, a suspender todos os serviços de transporte público e a retirar preventinamente 375 mil pessoas.
Bloomberg ordenou a retirada das áreas costeiras, incluindo Coney Island, Red Hook, Rockaway Beach e quase toda a costa de Staten Island. "Estamos ordenando a evacuação de 375 mil pessoas que vivem nestas áreas por questões de segurança. Se você vive nessas áreas, deve sair nesta tarde".
"É uma tempestade séria e perigosa", disse o prefeito, que anunciou também o fechamento de parques neste domingo à tarde e de todas as escolas da cidade amanhã.
"Nós vamos derrotar Obama E Sandy", diz pichação feita em tapume que protege janela de loja em Rehoboth Beach, no Estado do Delaware
TRANSPORTE PÚBLICO
Nova York também vai suspender sua rede de transportes públicos, incluindo o metrô, a partir das 19h (21h do horário de Brasília) de hoje. Em comunicado de seu gabinete, o gabinete do governador Andrew Cuomo disse que a suspensão visa "proteger passageiros, funcionários e equipamentos diante da aproximação do furacão Sandy".
"O sistema de transportes é a alma da região da cidade de Nova York, e suspender todos os serviços não é um passo simples", disse Cuomo. "Mas manter a salvo os nova-iorquinos é a primeira prioridade."
Apesar dos cancelamentos de voos, o aeroporto de Nova York não deve ser fechado neste domingo. Mas autoridades advertiram os viajantes para possíveis problemas.
FURACÃO CATEGORIA 1
O furacão Sandy, que avança pelo oceano Atlântico em direção aos Estados Unidos, é classificado como de categoria 1 na escala Saffir-Simpson --que vai até cinco.
Segundo o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, o Sandy tem um raio amplo de ação, de pelo menos 800 km.
O seu impacto era sentido neste domingo ao longo da costa, principalmente nos Estados Carolina do Norte e Maryland, onde várias áreas ficaram inundadas em razão da elevação do nível do mar.
Os yankes com medo de tempestades. Post e comente a postagem! 28/10/12.

0 comentários:

Postar um comentário