China censura "NYT" após reportagem sobre fortuna de premiê

Posted by João Luis



A China censurou nesta sexta-feira o site do "New York Times" após o jornal americano publicar uma reportagem que faz referência à fortuna do primeiro-ministro do país, Wen Jiabao.
Segundo a publicação, o premiê conseguiu acumular US$ 2,7 bilhões durante seu mandato como chefe de governo, iniciado em 2003. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a notícia "difama" a China.
"Este tipo de artigo difama a China e obedece a preconceitos", declarou Hong Lei, porta-voz da pasta.
As autoridades do país bloquearam o acesso no principal serviço de microblogs do país, Sina Weibo, a qualquer busca com as palavras "Wen Jiabao" ou "New York Times". O site do jornal americano também estava inacessível após as revelações comprometedoras para o Partido Comunista.
A mãe de Wen era uma simples professora no norte da China e seu pai criava porcos durante as campanhas maoístas de trabalhos forçados no campo, recorda o jornal na reportagem publicada na quinta-feira.
Com 90 anos, Yang Zhiyun, a mãe do primeiro-ministro, "não apenas saiu da pobreza, como de maneira inquestionável ficou rica", afirma o "NYT", que cita em particular um investimento de US$ 120 milhões feito há cinco anos em nome de Yang em uma empresa chinesa de serviços financeiros.
"Em muitos casos, os nomes de parentes [de Wen Jiabao] se escondem atrás vários muros e vetores de investimentos implicam amigos, colegas de trabalho e sócios", explica o jornal.
O jornal informa que a família do chefe de governo possui interesses diversificados em bancos, joalherias, balneários, empresas de telecomunicações e projetos de infraestrutura, que muitas vezes recorrem a empresas offshore.
Em muitos investimentos, algumas das poderosas empresas estatais chinesas têm um papel preponderante. Suas decisões dependem muitas vezes das agências governamentais supervisionadas por Wen Jiabao.
Verdade inconveniente em um país de discurso de socialismo de mercado. Post e comente a temática! 28/10/12.

0 comentários:

Postar um comentário