Obama visita área devastada por tempestade que matou 54

Posted by João Luis


O presidente dos EUA, Barack Obama, democrata, e o governador de Nova Jersey, Chris Christie, republicano, foram juntos sobrevoar as regiões daquele Estado que foram mais atingidas pela tempestade Sandy, além de algumas vítimas, nesta quarta-feira. O encontro é uma forte imagem de aliança bipartidária a menos de uma semana da eleição do próximo dia 6, quando Obama tenta a reeleição.

Em entrevista a jornalistas, os dois trocaram elogios e confirmaram a colaboração entre ambas as esferas de governo. Eles disseram que a prioridade é "retomar a normalidade".
"Temos de assegurar que a energia volte o quanto antes, de que as pessoas tenham água limpa pra beber, de que as estações de tratamento de esgoto estejam funcionando, de que os hospitais estejam funcionando, e de que as crianças voltem às aulas", disse o governador Christie.
Mais cedo, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, também havia feito um pedido para que os cidadãos não consumissem água suja, fruto das inundações.

O presidente Barack Obama consola uma vítima da tempestade Sandy em visita a Brigantine, em Nova Jersey
O presidente Barack Obama consola uma vítima da tempestade Sandy em visita a Brigantine, em Nova Jersey
Tanto Nova Jersey quanto Nova York estão entre os quatro Estados americanos mais atingidos pela tragédia. Os demais são Connecticut e Virgínia Ocidental. Pelo menos 54 pessoas morreram nos EUA em decorrência da passagem do Sandy, que já chegou a furacão, pelo país. Uma pessoa morreu no Canadá. No Caribe, foram 71.
Obama reiterou o pedido para que governadores de Estados atingidos levem diretamente a ele casos em que receberam algum "não" de um agente federal no esforço de reparos e de socorro às vítimas do fenômeno. Reiterou também que a Fema (agência nacional de gerenciamento de emergências) está pronta pra prover todo tipo de ajuda, como fraldas a recém-nascidos em abrigos.
"Só quero que saibam que vamos estar aqui, no longo prazo", disse o presidente. "Nós vamos garantir que vocês recebam ajuda o quanto antes, e tão rápido quanto possível."
ELOGIOS
"Ele [Obama] tem trabalhado incrivelmente próximo de mim desde antes de a tempestade chegar", disse o governador. "Tem sido uma ótima relação de trabalho."
Durante a convenção do Partido Republicano, em agosto passado, Christie foi um dos piores críticos de Obama. Ele é jovem e é cotado para concorrer à Presidência em 2016 se o atual candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, perca. Antes da visita de Obama, ele havia negado críticas e dito que a disputa nem passa pela sua cabeça, atualmente. "Eu não estou nem aí para as eleições presidenciais nesse momento. Esse assunto não é importante agora."
"Não posso agradecer o presidente o suficiente por sua preocupação pessoal e compaixão pelo nosso Estado", disse Christie, no encontro desta quarta.
Em retribuição, Obama disse que Christie tem sido muito cooperativo. "Ele foi agressivo em assegurar" que o Estado estivesse preparado, disse. "Eu acho que as pessoas de Nova Jersey reconhecem que ele colocou o seu coração e a sua alma" no trabalho, continuou o presidente. "Eu só quero agradecê-lo por sua extraordinária liderança e participação."
Nesta quarta, Romney fez comício no Estado da Flórida, um daqueles nos quais ele e Obama aparecem quase empatados.
A fúria da natureza não poupa nem os mais desenvolvidos. No entanto, a grande pergunta que fica no ar é: quem vai tirar mais proveito eleitoral? os democratas? ou os republicanos?  Pode parecer um absurdo diante de uma tragédia cogitar tal ideia, porém, o sistema capitalista é assim. Diante das mazelas de muitos, dividendos de poucos. Espero que Obama seja ético e não utilize o fato em questão. E o mesmo para Romney. Post e comente a temática! 01/11/12.

0 comentários:

Postar um comentário