Lula diz que Chávez deveria "começar a preparar um sucessor"

Posted by João Luis

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a "a democracia é um exercício de alternância de poder" e que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deveria começar a preparar um sucessor. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal argentino "La Nación" publicada nesta quinta-feira.
Lula negou que tenha declarado apoio aberto à reeleição do venezuelano e defendeu a importância de revezar "não apenas pessoas mas também setores da sociedade". Afirmou que, enquanto presidente, proibiu que o PT apresentasse uma proposta de emenda que permitisse sua segunda reeleição.
No último dia 7, Chávez, que tem 58 anos e está no cargo desde 1999, foi reeleito para mais um mandato com duração de seis anos que termina em 2019.
Na entrevista, o brasileiro destaca que preferia Chávez a seu adversário nas urnas, Henrique Capriles, porém sugere que ele comece "a preparar sua sucessão". "Porque a Constituição permite que Chávez seja candidato por uma quarta vez, mas, quando ele perder, os adversários também poderão se apresentar quantas vezes queiram, e isso eu não acho que será bom."
"Foi por isso que eu mesmo não quis um terceiro mandato. Porque, se o fizesse, teria querido um quarto e, depois, um quinto. Então, se os quero para mim, os quero para todos. E, para a democracia, a alternância de poder é uma conquista da humanidade, e por isso é preciso mantê-la", afirmou. 
Muito interessante a posição de Lula. Pena que na verdade o discurso seja demagógico. Colocar Dilma no poder é teoricamente garantir sua volta em 2014 ou 2018. O seu partido não aceita perder nenhuma eleição. Após as eleições para as prefeituras no Brasil, Dilma fala em reforma ministerial. Por que? Não apoiou os candidatos do partido são eliminados? Gestão BIG BROTHER? Post a respeito da temática! 19/10/12

0 comentários:

Postar um comentário