Voadeira movida a energia solar é opção para transporte na Amazônia

Posted by João Luis

A voadeira, canoa de alumínio com motor de popa usada como meio de transporte fluvial pelos ribeirinhos da Amazônia, ganhou uma versão movida a energia solar em vez de combustível.
Com o uso contínuo, o barco trará mais economia de custos operacionais, diz o responsável pela invenção, o engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury, 34.


Engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury, que inventou voadeira movida a energia solar
Engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury, que inventou voadeira movida a energia solar
A ideia, segundo ele, nasceu de sua experiência de nove anos de pesquisas na região. Nos deslocamentos, assim como os ribeirinhos, o engenheiro sempre precisou armazenar combustível em tonéis para percorrer longas distâncias.
Quando descobriu os motores elétricos, usados em barcos de pesca esportiva, Koury usou a tecnologia com a geração de energia fotovoltaica (renovável pelo sol).
A embarcação tem 6,7 metros de comprimento. O funcionamento é simples: seis placas solares que cobrem o barco captam a energia solar e a convertem em energia elétrica. Essa energia é armazenada em baterias e direcionada a três motores elétricos.
O sistema de captação, conversão e armazenamento da energia garantiu à voadeira solar uma autonomia de até 12 horas.
A voadeira pode levar seis pessoas. O custo de conversão de uma voadeira convencional é de cerca de R$ 20 mil, quase o dobro do de um motor convencional de 6 hp. 
Fontes alternativas e limpas. Post e comente a temática! 13/05/12

2 comentários:

  1. Schkrab

    Estão nascendo por aí novas tecnologias para obtenção de energia, limpas e renováveis. Em face dessa "MARAVILHOSA" nova legislação florestal que nós "CONQUISTAMOS", nosso país vai precisar como nunca antes de alternativas como essas se quiser se afirmar como um dos grandes sem precisar esmigalhar tanto assim a biodiversidade nacional.

  1. Guig@

    é inovações e propostas ecologicamente corretas não faltam, só falta "boa vontade" dos nossos queridinhos de brasília pra fazer essas coisas andarem, o que eu pessoalmente acho pouco provável que aconteça D:

Postar um comentário