Medvedev é aprovado pelo Parlamento russo como novo premiê

Posted by João Luis

O ex-presidente da Rússia Dmitri Medvedev foi aprovado nesta terça-feira pela Duma ou Câmara dos Deputados no cargo de primeiro-ministro.
A candidatura de Medvedev, apresentada pelo novo presidente russo, Vladimir Putin, obteve 299 votos a favor, enquanto 144 deputados se pronunciaram contra.
Para ser aprovado no cargo de primeiro-ministro, o candidato, cuja promoção é prerrogativa exclusiva do chefe de Estado, precisa do apoio de pelo menos 226 dos 450 membros da Duma.



Presidente russo, Vladimir Putin (à dir.), ao lado do novo premiê Dimitri Medvedev
Presidente russo, Vladimir Putin (à dir.), ao lado do novo premiê Dimitri Medvedev
Caso os legisladores não aprovem a candidatura em três votações, o presidente da Rússia tem a opção de apresentar um novo candidato ou dissolver a Duma e convocar novas eleições.
Além do partido governista Rússia Unida, que ele mesmo lidera e conta com 238 cadeiras, Medvedev foi apoiado pelo Partido Liberal Democrático do excêntrico ultranacionalista Vladimir Jirinovski.
O Partido Comunista e a Rússia Justa, de orientação social-democrata, votaram contra Medvedev, que se transformou no 12º primeiro-ministro da Rússia pós-soviética.
Em seu discurso perante os deputados, o novo primeiro-ministro propôs aprovar cinco programas prioritários referentes à educação, ciência e tecnologia, agricultura e indústria florestal, defesa do meio ambiente e da cultura.
Medvedev declinou da proposta de adiar o ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio e defendeu melhorar o clima de investimentos do país e elevá-lo até 25-27% do Produto Interno Bruto (PIB).
No plano econômico, o há pouco mais de 24 horas presidente da Rússia propôs limitar o déficit fiscal a 1% do PIB.
O novo primeiro-ministro enfatizou que "o Estado pode em alguns casos intervir diretamente na economia, mas apenas em caso de necessidade, com motivos claros para o mundo empresarial ou situações de crise".
"Não duvido que sua integridade, sua experiência política e de gerência o ajudem a resolver as tarefas mais complicadas no cargo de presidente do Governo", disse Putin em suas palavras de apresentação do candidato.
Após duas jornadas de manifestações opositoras em Moscou, com o saldo de centenas de detidos, Putin destacou que na chefia do Governo Medvedev estará "aberto ao diálogo" com todas as forças políticas.
"Tenho certeza de que Dmitri Medvedev estará aberto para uma cooperação construtiva com todos os partidos e movimentos sociais, com o Parlamento e suas frações", afirmou o presidente da Rússia. 
E os ortodoxos continuam no poder da Rússia. Eterna Guerra Fria? Bom para os BRICS? E as relações democráticas com os demais partidos do país? Como ficam? Post e comente a respeito da temática! 08/05/12

0 comentários:

Postar um comentário