PORTUGAL PEDE SOCORRO FINANCEIRO À UNIÃO EUROPEIA; FMI OFERECE AJUDA

Posted by João Luis




APÓS MESES DE RESISTÊNCIA, O MINISTRO DEMISSIONÁRIO JOSÉ SÓCRATES ANUNCIOU NESTA QUARTA-FEIRA (06/04/11) UM PEDIDO DE SOCORRO À UNIÃO EUROPEIA. HORAS DEPOIS, A MEDIDA FOI APOIADA PELO LÍDER DA OPOSIÇÃO E O FMI TAMBÉM MOSTROU-SE PRONTO A AJUDAR O PAÍS.

O PEDIDO CHEGA APÓS PROTESTOS EM DIVERSAS CIDADES DO PAÍS PEDINDO POR NOVAS POLÍTICAS ECONÔMICAS E DEPOIS DO PRÓPRIO PREMIÊ RENUNCIAR AO CARGO, NO DIA 23 DE MARÇO, ACUADO PELA CRISE DA DÍVIDA.

O FIM DO SEU GOVERNO FOI ACELERADO PELA REJEIÇÃO DO PARLAMENTO PORTUGUÊS AO SEU PLANO DE AJUSTE FISCAL. O PACOTE HAVIA SIDO ELABORADO PARA EVITAR O RESGATE INTERNACIONAL. A AJUDA EXTERNA ESTARÁ CONDICIONADA AO PAÍS CUMPRIR DURAS EXIGÊNCIAS DE AJUSTE ECONÔMICO.

O VALOR DO REGATE FINANCEIRO AINDA NÃO FOI ANUNCIADO, MAS ANALISTAS DO MERCADO FINANCEIRO ESTIMAM QUE POSSA CHEGAR A 80 BILHÕES DE EUROS.

PORTUGAL SE TORNA, ASSIM, O 3º PAÍS DA ZONA DO EURO A PEDIR AJUDA AOS PARCEIROS EUROPEUS, APÓS A GRÉCIA E A IRLANDA.

FMI

O FMI ANUNCIOU EM WASHINGTON QUE ESTÁ PRONTA PARA AJUDAR PORTUGAL. "NÃO RECEBEMOS SOLICITAÇÃO DE AJUDA FINANCEIRA", DISSE UM PORTA-VOZ DO FMI, MAS "ESTAMOS PREPARADOS PARA AJUDAR PORTUGAL".

LEILÃO

O GOVERNO PORTUGUÊS PROMOVEU UM NOVO LEILÃO DE TÍTULOS DA DÍVIDA DO GOVERNO DE CURTO PRAZO. OS JUROS FORAM NOVAMENTE RECORDE, O QUE AUMENTA A EXPECTATIVAS DE QUE O PAÍS VAI PRECISAR DE UM SOCORRO FINANCEIRO EM BREVE.

NO LEILÃO, FORAM VENDIDOS 1 BILHÃO DE EUROS EM TÍTULOS. DESSE TOTAL, 560 MILHÕES DE EUROS SÃO PAPEIS COM VENCIMENTO EM OUTUBRO DESTE ANO E OS 450 MILHÕES DE EUROS RESTANTES COM VENCIMENTO EM 1 ANO.

AS TAXAS DE JUROS EXIGIDAS PELOS INVESTIDORES QUE COMPRARAM OS TÍTULOS QUE SÃO CONSIDERADOS DE RISCO ELEVADO FORAM RECORDES. NOS TÍTULOS COM VENCIMENTO EM 6 MESES, OS JUROS SÃO DE 5,11% E NOS COM VENCIMENTO EM 1 ANO, DE 5,9%.

NO MÊS PASSADO, EM LEILÕES SEMELHANTES, O TESOURO DE PORTUGAL HAVIA PAGO 3% NOS TÍTULOS DE 6 MESES E 4,3% NAQUELES QUE VENCEM EM 12 MESES.

A ESCALADA DO PRÊMIO EXIGIDO PELOS INVESTIDORES MOSTRA A DETERIORAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA PORTUGUESA. O PAÍS JÁ TEVE SUA AVALIAÇÃO DE RISCO PAÍS AUMENTADA POR TODAS AS GRANDES AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO.

QUE CRISE FINANCEIRA "ETERNA" NA ZONA DO EURO! QUAL SERÁ O PRÓXIMO? A ESPANHA? A VERDADE É QUE O MUNDO AINDA NÃO ABSORVEU A CRISE ESPECULATIVA CONJUNTURAL DE 2008. E A EUROPA EM PARTICULAR NÃO CONSEGUE ENCONTRAR UMA FORMULA PARA DIMINUIR CUSTOS. COMEÇOU PELA REFORMA PREVIDENCIARIA. CONTINUOU COM O PROTECIONISMO A ECONOMIA INTERNA. E AGORA? QUE MEDIDA(S) TOMARÁ(ÃO). POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 09/04/11

3 comentários:

  1. Naiana
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Naiana

    João, como eu prometi postei nos outros post, dê uma olhada que postei em pelo menos uns 4 posts! Bom final de fim de semana! bjs nai.

  1. Naiana

    ainda não sei o que postar aqui porque fico um pouco confusa em relação ao assunto, vou pesquisar mais e dps volto pra comentar melhor.

Postar um comentário