EM CÚPULA NA CHINA,BRICS INSISTEM EM REFORMA NA ONU

Posted by João Luis


OS LÍDERES DAS 5 NAÇÕES QUE COMPÕEM OS BRICS (BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL), INSISTIRAM NESTA QUINTA-FEIRA (14), DURANTE CÚPULA NA CIDADE CHINESA DE SANYA, NA NECESSIDADE DE UMA REFORMA NA ONU, EM UM ANO EM QUE TODOS OS MEMBROS DO GRUPO FAZEM PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA INSTITUIÇÃO (ROTATIVO E PERMANENTE).

SEGUNDO A DECLARAÇÃO FINAL DA CÚPULA, A REFORMA É NECESSÁRIA PARA QUE A ONU POSSA TRATAR DOS DESAFIOS GLOBAIS ATUAIS COM MAIS ÊXITO.

NA ENTREVISTA COLETIVA APÓS O ENCONTRO, A PRESIDENTE DO BRASIL, DILMA ROUSSEFF, ASSINALOU QUE A REFORMA DA ONU E DE SEU CONSELHO DE SEGURANÇA SÃO ESSENCIAIS PORQUE NÃO É POSSÍVEL INICIARMOS A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XXI VINCULADOS A UM ACORDO INSTITUCIONAL CRIADO APÓS A II GUERRA.

A NECESSIDADE DE REFORMA DA ONU É UMA PERMANENTE ASPIRAÇÃO DOS PAÍSES DO BRICS, MAS TEM NO MOMENTO ESPECIAL RELEVÂNCIA PORQUE SEUS 5 MEMBROS FAZEM PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU: RÚSSIA E CHINA COMO PERMANENTES E BRASIL, ÍNDIA E ÁFRICA DO SUL COM NÃO-PERMANENTES.

NESSE SENTIDO, DILMA ASSINALOU QUE PODEMOS UNIR ESFORÇOS, SEMPRE DESDE O ENTENDIMENTO E SEM PRECIPITAÇÃO, E ACRESCENTOU QUE A DIPLOMACIA E A NEGOCIAÇÃO DEVEM SER PRIVILEGIADAS NA REFORMA DA ONU.

DILMA TAMBÉM SE REFERIU À NECESSIDADE DE REFORMAR O FMI E O BIRD, OUTRO PEDIDO PERMANENTE DOS MEMBROS DO BRICS.

A DECLARAÇÃO FINAL DA CÚPULA RECOLHE QUE, CHINA E RÚSSIA REITERAM A IMPORTÂNCIA QUE DÃO AO STATUS DE ÍNDIA, BRASIL E ÁFRICA DO SUL NOS ASSUNTOS INTERNACIONAIS E ENTENDEM E APOIAM SUA ASPIRAÇÃO DE TER UM MAIOR PAPEL NA ONU.

OS LÍDERES DAS 5 NAÇÕES REJEITARAM AINDA DURANTE O ENCONTRO O USO DA FORÇA NA LÍBIA, ASSIM COMO EM OUTROS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO E NO NORTE E OESTE DA ÁFRICA.

OS 5 EMERGENTES EXPRESSARAM NO DOCUMENTO FINAL DO ENCONTRO O DESEJO DE QUE OS PAÍSES ENVOLVIDOS ALCANCEM A PAZ, A ESTABILIDADE, A PROSPERIDADE E O PROGRESSO E QUE OCUPEM DIGNAMENTE SEU PAPEL NO MUNDO EM FUNÇÃO DAS ASPIRAÇÕES LEGÍTIMAS DO POVO.

DE TODOS OS PAÍSES DOS BRICS, APENAS A ÁFRICA DO SUL VOTOU A FAVOR DA RESOLUÇÃO DA ONU QUE AUTORIZOU OS BOMBARDEIOS ÁEREOS NA LÍBIA. OS OUTROS 4 -- EM PARTICULAR A CHINA E RÚSSIA -- ABSTIVERAM-SE, POR TEMOR DE QUE HOUVESSEM VÍTIMAS CIVIS.

ESTA É 3º CÚPULA DE LÍDERES DOS BRICS, APÓS A REALIZAÇÃO EM 2009 NA RÚSSIA E A DE 2010 NO BRASIL, E A 1ª COM A PARTICIPAÇÃO DA ÁFRICA DO SUL, CONVIDADA A JUNTAR-SE AO GRUPO NO ANO PASSADO.

O ENCONTRO NA CHINA PROVA QUE OS EMERGENTES ESTÃO NO CAMINHO CERTO, AO COBRAR MUDANÇAS NAS GRANDES ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS, QUE ATUAM NOS MOLDES DA ANTIGA ORDEM MUNDIAL. AS QUESTÕES MAIS URGENTES ESTÃO SENDO TRATADAS. A MUDANÇA DE POSTURA DA "INEFICIENTE ONU", AS REGRAS OBSOLETAS DO FMI E DO BIRD E O REDESENHO DAS FORÇAS GEOPOLÍTICAS DO PLANETA. SERÁ QUE OS ESTADOS UNIDOS VÃO FICAR SEM INTERFERIR? OS BRICS JUNTOS TERÃO DE FATO FORÇA POLÍTICA PARA COBRAR AS MUDANÇAS? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 15/04/11

1 comentários:

  1. Unknown

    Tenho minhas duvidas se os países "desenvolvidos" estão dispostos a dividir a liderança mundial. Se o fizerem, vai ser por necessidade extrema. Ou seja, quando precisarem da gente.

Postar um comentário