MICROALGA SE ALIMENTA DE CO2 E PRODUZ BIOPETRÓLEO

Posted by João Luis



UMA GRANDE QUANTIDADE DE TUBOS DE 8 METROS DE ALTURA, PERTO DE ALICANTE, NO LESTE DA ESPANHA, MACERA O QUE PODE SER O COMBUSTÍVEL DO AMANHÃ: BIOPETRÓLEO PRODUZIDO COM AS MICROALGAS QUE SE ALIMENTAM DO ANÍDRICO CARBÔNICO LANÇADO POR UMA FÁBRICA VIZINHA.

CERCA DE 400 TUBOS DE COR VERDE ESCURA NOS QUAIS CRESCEM MILHÕES DE MICROALGAS ESTÃO LOCALIZADOS EM UMA PLANÍCIE DESSA REGIÃO ESPANHOLA, PERTO DE UM CEMITÉRIO, QUE EXPELE CO2 -- UM GÁS QUE É CAPTURADO E LEVADO POR TUBULAÇÕES ATÉ A PEQUENA FÁBRICA DE BIOPETRÓLEO.

PESQUISADORES FRANCESES E ESPANHÓIS DA PEQUENA EMPRESA BIO FUL SYSTEMS (BFS) DESENVOLVEM A 5 ANOS ESTE PROJETO, AINDA EXPERIMENTAL.

EM UM MOMENTO EM QUE OS INDUSTRIAIS BUSCAM SOLUÇÕES CRIATIVAS COMO ALTERNATIVAS PARA O PETRÓLEO, A IDEIA É REPRODUZIR E ACELERAR UM PROCESSO QUE DUROU MILHÕES DE ANOS E PERMITIU A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO FÓSSIL. "TENTAMOS SIMULAR AS CONDIÇÕES QUE HAVIA A MILHÕES DE ANOS, QUANDO O FICTOPLÂNTION TRANSFORMOU-SE EM PETRÓLEO. DESSA FORMA OBTIVEMOS UM PETRÓLEO EQUIVALENTE AO PETRÓLEO ATUAL", EXPLICA O ENGENHEIRO ELOY CHAPULI.

AS MICROALGAS, PROCEDENTES DE UMA DEZENA DE CEPAS MANTIDAS EM SEGREDO, FORAM RECOLHIDAS DO MAR MEDITERRÂNEO E DO OCEANO ATLÂNTICO. NOS TUBOS, REPRODUZEM-SE EM GRANDE VELOCIDADE, DESDOBRANDO-SE DIARIAMENTE POR FOTOSSÍTESE E GRAÇAS AO CO2 EMITIDO PELO CEMITÉRIO.

TODOS OS DIAS, UMA PARTE DESSE LÍQUIDO MUITO CONCENTRADO É EXTRAÍDA E FILTRADA, PERMITINDO A OBTENÇÃO DE UMA BIOMASSA QUE PRODUZIRÁ PETRÓLEO. A ÁGUA RESTANTE VOLTA A SER INTRODUZIDA NOS TUBOS.

PARA SEUS INVENTORES, A OUTRA GRANDE VANTAGEM DESSE SISTEMA É QUE AJUDA A ACABAR COM A CONTAMINAÇÃO: ABSORVE CO2 QUE, DE OUTRA FORMA ACABARIA NA ATMOSFERA. "É UM PETRÓLEO ECOLÓGICO", ASSEGURA O PRESIDENTE E FUNDADOR DA BFS, O ENGENHEIRO FRANCÊS BERNARD MOUGIN, QUE TRABALHOU EM CAMPOS PETROLÍFEROS NO ORIENTE MÉDIO ANTES DE SE INSTALAR NA ESPANHA.

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A NOVAS PESQUISAS PARA VIABILIZAR, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, A SUBSTITUIÇÃO DAS MATRIZES ENERGÉTICAS MUNDIAIS. SEREMOS CAPAZES DE PRODUZIR EM ESCALA INDUSTRIAL O BIOPETRÓLEO? QUANTO CUSTARÁ O PAGAMENTO DE ROYALTIES PARA O USO DA TECNOLOGIA? E O BRASIL? COMO FICARÁ COM O SEU PRÉ E PÓS- SAL? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 07/04/11

1 comentários:

  1. Naiana

    Nossa! Que máximo esse biopetróleo... Creio que como todas as formas de energia, é quase impossível produzir em escala mundial/industrial devido aos custos elevados dos equipamentos e também a especialização das pessoas que lidam com esse tipo de tecnologias... De qualquer forma, como uma forma alternativa de energia é hiper válida.
    Em relação as royalties, acredito que os preços no Brasil serão bastante elevados...
    Sobre o pré e pós-sal retiro um trecho da fala de um dos repórteres do site lagonoticias:
    "Já há algum tempo descobriram petróleo na bacia de santos. Disseram que o país ia até exportar petróleo. Onde isso melhorou a minha vida? A gasolina do meu carro velho encareceu; O gás do meu fogão está um absurdo.
    Não bastasse veio o pré-sal (pós-sal), os graúdos disputam a paternidade. A máfia já briga pelo royalty. Os donos do mundo eufóricos trincam os dentes e rosnam no nosso calcanhar.
    A história nos mostra que o país vai vazar petróleo pelo “ladrão”, mas os preços continuarão altos; o pobre sofrerá ainda mais para por gás em sua cozinha; e a miséria será mantida e sustentada através de bolsa isso, bolsa aquilo..." (...)

Postar um comentário